Sobre como solar em uma escala, ou improvisar.

    Autor Mensagem
    GustavoShinoda
    Veterano
    # ago/11


    Caros Amiguinhos,

    Ultimamente eu venho tendo muitas dúvidas quanto ao 'solar', pois eu já fiz muitas buscas aqui, mas todas elas são incompreensíveis para mim, pois só tenho 5 meses de guitarra, e não toquei violão antes, fui direto para a guitarra, então minha dúvida é a seguinte: Para solar sobre uma certa escala, só pode apenas palhetar nas casas que pertencem a escala? Tipo nos desenhos das escalas, só pode-se usar as casas que estão marcadas? Me desculpem não deixar a pergunta mais clara, mas é que eu ainda não manjo muito de teoria, estou tentando achar um professor por aqui na minha cidade, mas tá difícil. Já fiz várias pesquisas aqui no FCC, mas do jeito que foram explicadas, ficaram incompreensíveis para mim, alguém dá um Help aí? Apesar de ter pouco tempo na guitarra, quero compor algumas coisas, até já compus, mas tá faltando os solos.

    Obrigado aos que tentarem ajudar!

    Dibilo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GustavoShinoda
    Vou tentar explicar,se você conhece os "shapes" das escalas é so usar dentro de sua tonalidade.Por exemplo,os modos gregos,se eu to numa musica que tem o tom de Dó maior,eu vou usar as escalas do campo harmonico de Dó,vou usar o modo jonico,dorico,frigio e por ai vai,se eu estou numa musica que tem o tom de Ré maior,eu vou usar os mesmos modelos da escala só que em Ré maior.
    No improviso você só vai explorar as multiplas combinações entre notas da escala,você não vai ficar executando o desenho da escala,e sim improvisar nela,ou seja variar as notas,as durações entre as notas,e por ai vai.
    Existem notas que se usa pra dar um som meio "outside" que são notas fora do campo,mais dão um som legal e muito caracteristico,em alguns blues da pra reparar isso com facilidade.
    Desculpa o texto longo,espero que tenha entendido.
    Flw fica com Deus

    Kayo25
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Kayo25
    · votar


    GustavoShinoda

    Olha, e praticamente isso oq vc disse.
    Antes de tudo, certifique-se que a sua guitarra esteja afinada corretamente para qua as casas onde estejam marcadas soem a nota desejada. Aproveite o cifraclub rapaz, tem várias vídeos aulas no canal do cifraclub sobre tecnicas de guitarra, já que vc diz estar começando, vale apena dar uma conferida ;D

    El_DoradoUK
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GustavoShinoda
    Eu tenho problemas com improviso, assim como postei ontem. Eu tenho 1 ano e pouco tocando e 3 semanas de aula. Meus improvisos ficam soando um tanto quanto esquisitos, ficam bem desconexos e sem sentido. Eu consigo ter uma ideias pra começar, mas entre uma nota e outra, eu me perco pra pensar numa nota que encaixe legal, mesmo assim não fica legal. Vou esperar pra ler umas respostas desse tópico e aproveitar alguns conselhos. No mais é conhecer bem o shape e a sonoridade das notas pra obter bons resultados.

    Abç.

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    GustavoShinoda
    Já fiz várias pesquisas aqui no FCC, mas do jeito que foram explicadas, ficaram incompreensíveis para mim, alguém dá um Help aí?
    Sempre que puder!

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre como solar em uma escala, ou improvisar.