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Fear of the dark Veterano |
# out/04
Ai galera alguem poderia dar uma breve explicaçao de tudo isso?
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Fear of the dark Veterano |
# out/04
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Cadência:
Cadencia deu pra entender um pouco das diferenças, mas ainda tenho duvidas... cadencia é uma sequencia de acordes usado durante a musica ou alguma parte dela?
Empréstimo Modal
Emprestimo modal é usar um acorde ou escala que não pertence ao campo mas que pertence a algum grau do campo?
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LeandroP Moderador |
# out/04
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Fear of the dark
Quando você faz um movimento com acordes de categorias diferentes (sub-dominante - dominante - tônica) você já está cadenciando. Por exemplo: G - A7 - D ou F - G - Am, etc.
Empréstimo Modal
O próprio nome já é a resposta: você pega emprestado acordes de outros modo, ou transforma um acorde que é de um modo em outro. Por exemplo:
C - C7 - F
O acorde C e o F corresponde ao modo maior (jônio ou lídio) e o C7 corresponde ao modo dominante (mixolídio). Neste caso, o C7 é emprestado de outro tom (Vº grau de Fá).
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Fear of the dark Veterano |
# out/04
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LeandroPanucci
pode ser C - Dm - Eb ?
no caso dó e ré menor do campo de dó maior e mi bemol do campo de dó menor
não tem regras quanto a isso, tem?
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Fear of the dark Veterano |
# out/04
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Disse besteira dó menor não faz parte de nenhum dos graus (me parece) entao Eb não pode fazer parte do empréstimo mas ai poderia ter um F#m que faz parte do 5° grau de C maior seria G maior (modo mixolideo)
agora acho que acertei
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LeandroP Moderador |
# out/04
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Fear of the dark
Pode sim cara, você estava certo!
Existe um assunto chamado "modos paralelos". Cada modo maior tem o seu lado menor paralelo.
Qual é o modo paralelo de Ré maior? É Ré menor, claro. E como o nome já diz, você pegou emprestado do modo paralelo menor o seu acorde Eb, que é o bIII de Cm.
É por aí mesmo;)
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Fear of the dark Veterano |
# out/04
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LeandroPanucci
ah sim, deu pra entender! valew ai cara!
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ricardo metallica Veterano |
# mai/05
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LeandroPanucci
pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?
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Palota Veterano |
# mai/05
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As esplicacoes estao corretas, porem ha algumas confusoes com certos termos.
Na sequencia C - C7 - F, O C7 nao eh emprestimo modal e sim dominante secundario.
Emprestimo modal nao tem a ver com modos gregos pois se trata de musica tonal. Na sequencia C - Dm - Eb, o Eb eh emprestimo modal, por ser um acorde do modo menor de C, que eh a tonalidade em questao.
Procure nao misturar musica tonal com musica modal.
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Palota Veterano |
# mai/05
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ricardo metallica
pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?
Nao. C e F pertencem ao campo harmonico de C (C - tonica, F - subdominante). A confusao ocorre porque C7 eh dominante de F.
O que aconteceu aqui foi um acorde de preparacao para a subdominante.
Quando o acorde dominante nao prepara para a tonica, chamamos de dominante secundario.
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ricardo metallica Veterano |
# mai/05
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Palota
ah , tipo , mais de onde o Eb nao seria emprestado do modo paralelo? qual a diferenca entre emprestimo modal e modos paralelos?
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LeandroP Moderador |
# mai/05
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Palota
Putz, é verdade! Pisei na bola. O C7 é dominante secundário do F.
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Palota Veterano |
# mai/05
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ricardo metallica
Emprestimo modal e modo paralelo eh a mesma coisa, os termos (nomes) eh que estão diferentes.
Se estamos falando de musica tonal só existem dois modos, o maior e o menor. Nesse caso emprestimo modal é só do menor para o maior e vice-versa. Exemplo: C7+ Ebm7(b5) Dm7 Eu sei que vou te amar - Tom jobim, o Ebm7(b5) foi emprestado do modo menor de Dó (Cm harmonica) para o modo maior do mesmo tom.
Se estamos falando de musica modal, então poderiamos ter no exemplo acima a musica tocada no modo dorico, e o Ebm7(b5) seria um emprestimo modal do modo mixolidio (existem outras possibilidades de analise).
O que não podemos fazer é misturar as duas coisas.
Espero ter esclarecido. Abraço.
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Palota Veterano |
# mai/05
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Tonal X Modal
Só para tentar evitar duvidas posteriores.
A musica tonal apresenta caracteristicas bem claras que a difere da musica modal. A principal delas são as cadencias (V I, IV I), que nos leva até as funções harmonicas, os encadeamentos (I IV V I, II V I) e o campo harmonico. Em outras palavras, a musica tonal é redondinha, com início (tonica), meio (subdominante ou afastamento + dominante ou preparação) e fim (retorna para a tonica).
Na musica modal não existe toda essa preocupação com a harmonia, não há encadeamentos e preparações.
Perceba essa diferença na prática.
Toque: C C7 F Dm7 G7 C Am F G G7 C
Isso é tonal.
Agora toque: F#m Bm E F#m
Isso é modal.
Percebeu a diferença.
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Palota Veterano |
# mai/05
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Tonal X Modal II
Desculpa ae galera, é que ja tem um tópico sobre esse assunto no forum.
Foi criado em 15 de Janeiro, se não me engano.
FOI MAL!!!!
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Flipe J. Membro Novato |
# out/15 · Editado por: Flipe J.
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Caros colegas preciso de ajuda.
Estou tentando entender de forma geral TODAS as possibilidades de uso de acordes. Preciso que confirmem se está certo ou não:
Ok, na tonalidade de C maior Podem ser usados:
1 - Acordes formados pela própria escala = C maior
2 - Acordes de empréstimo do campo homônimo menor (paralelo) formados pelas escalas menor natural, harmônica e melódica = C menor
3 - Acordes de empréstimo provenientes dos modos gregos
4 - Acordes do campo relativo menor do 6º grau da escala de C = Am (natural, melódico e harmônico) ------ não tenho certeza se está correto ------
5 - Acordes de passagem geralmente diminutos ou baixo invertido seguindo um certo cromatismo.
Li um pdf que indica, na tonalidade C maior, o empréstimo de acordes dos campos de Bb e Ab (aonde existe o acorde de Cm7 como graus II e III respectivamente) mas não entendi a lógica por trás disso.
Isso é tudo que sei, por favor corrijam-me se estiver errado e se possível acrescente o que não foi mencionado.
Pra finalizar se tiverem como indicar algum material ou livro completo que englobe TUDO sobre esses assuntos ficarei muito agradecido.
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Jabijirous Veterano |
# out/15
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Flipe J. Aqui tem bastante coisa pra você estudar!
http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/
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LeandroP Moderador |
# out/15
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Flipe J.
O que você leu no pdf está relacionado à tonalidade paralela de Dó maior, onde o Cm é o IIº e o IIIº de Bb e Ab, respectivamente.
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