| Autor | Mensagem | 
| Fear of the dark Veterano
 | # out/04 
 
 Ai galera alguem poderia dar uma breve explicaçao de tudo isso?
 
 
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| Fear of the dark Veterano
 | # out/04 · votar
 
 Cadência:
 Cadencia deu pra entender um pouco das diferenças, mas ainda tenho duvidas... cadencia é uma sequencia de acordes usado durante a musica ou alguma parte dela?
 
 Empréstimo Modal
 Emprestimo modal é usar um acorde ou escala que não pertence ao campo mas que pertence a algum grau do campo?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/04 · votar
 
 Fear of the dark
 
 Quando você faz um movimento com acordes de categorias diferentes (sub-dominante - dominante - tônica) você já está cadenciando. Por exemplo: G - A7 - D ou F - G - Am, etc.
 
 Empréstimo Modal
 
 O próprio nome já é a resposta: você pega emprestado acordes de outros modo, ou transforma um acorde que é de um modo em outro. Por exemplo:
 
 C - C7 - F
 
 O acorde C e o F corresponde ao modo maior (jônio ou lídio) e o C7 corresponde ao modo dominante (mixolídio). Neste caso, o C7 é emprestado de outro tom (Vº grau de Fá).
 
 
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| Fear of the dark Veterano
 | # out/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 pode ser C - Dm - Eb ?
 no caso dó e ré menor do campo de dó maior e mi bemol do campo de dó menor
 
 não tem regras quanto a isso, tem?
 
 
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| Fear of the dark Veterano
 | # out/04 · votar
 
 Disse besteira dó menor não faz parte de nenhum dos graus (me parece) entao Eb não pode fazer parte do empréstimo mas ai poderia ter um F#m que faz parte do 5° grau de C maior seria G maior (modo mixolideo)
 
 agora acho que acertei
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/04 · votar
 
 Fear of the dark
 
 Pode sim cara, você estava certo!
 
 Existe um assunto chamado "modos paralelos". Cada modo maior tem o seu lado menor paralelo.
 
 Qual é o modo paralelo de Ré maior? É Ré menor, claro. E como o nome já diz, você pegou emprestado do modo paralelo menor o seu acorde Eb, que é o bIII de Cm.
 
 É por aí mesmo;)
 
 
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| Fear of the dark Veterano
 | # out/04 · votar
 
 LeandroPanucci
 ah sim, deu pra entender! valew ai cara!
 
 
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| ricardo metallica Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?
 
 
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| Palota Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 As esplicacoes estao corretas, porem ha algumas confusoes com certos termos.
 Na sequencia C - C7 - F, O C7 nao eh emprestimo modal e sim dominante secundario.
 Emprestimo modal nao tem a ver com modos gregos pois se trata de musica tonal. Na sequencia C - Dm - Eb, o Eb eh emprestimo modal, por ser um acorde do modo menor de C, que eh a tonalidade em questao.
 Procure nao misturar musica tonal com musica modal.
 
 
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| Palota Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 ricardo metallica
 
 pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?
 
 Nao. C e F pertencem ao campo harmonico de C (C - tonica, F - subdominante). A confusao ocorre porque C7 eh dominante de F.
 O que aconteceu aqui foi um acorde de preparacao para a subdominante.
 Quando o acorde dominante nao prepara para a tonica, chamamos de dominante secundario.
 
 
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| ricardo metallica Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 Palota
 ah , tipo , mais de  onde o Eb nao seria emprestado do modo paralelo? qual a diferenca entre emprestimo modal e modos paralelos?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mai/05 · votar
 
 Palota
 
 Putz, é verdade! Pisei na bola. O C7 é dominante secundário do F.
 
 
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| Palota Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 ricardo metallica
 
 Emprestimo modal e modo paralelo eh a mesma coisa, os termos (nomes) eh que estão diferentes.
 Se estamos falando de musica tonal só existem dois modos, o maior e o menor. Nesse caso emprestimo modal é só do menor para o maior e vice-versa. Exemplo: C7+ Ebm7(b5) Dm7 Eu sei que vou te amar - Tom jobim, o Ebm7(b5) foi emprestado do modo menor de Dó (Cm harmonica) para o modo maior do mesmo tom.
 Se estamos falando de musica modal, então poderiamos ter no exemplo acima a musica tocada no modo dorico, e o Ebm7(b5) seria um emprestimo modal do modo mixolidio (existem outras possibilidades de analise).
 O que não podemos fazer é misturar as duas coisas.
 
 Espero ter esclarecido.                           Abraço.
 
 
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| Palota Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 Tonal X Modal
 
 Só para tentar evitar duvidas posteriores.
 
 A musica tonal apresenta caracteristicas bem claras que a difere da musica modal. A principal delas são as cadencias (V I, IV I), que nos leva até as funções harmonicas, os encadeamentos (I IV V I, II V I) e o campo harmonico. Em outras palavras, a musica tonal é redondinha, com início (tonica), meio (subdominante ou afastamento + dominante ou preparação) e fim (retorna para a tonica).
 
 Na musica modal não existe toda essa preocupação com a harmonia, não há encadeamentos e preparações.
 Perceba essa diferença na prática.
 Toque: C C7 F Dm7 G7 C Am F G G7 C
 Isso é tonal.
 Agora toque: F#m Bm E F#m
 Isso é modal.
 Percebeu a diferença.
 
 
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| Palota Veterano
 | # mai/05 · votar
 
 Tonal X Modal II
 
 Desculpa ae galera, é que ja tem um tópico sobre esse assunto no forum.
 Foi criado em 15 de Janeiro, se não me engano.
 
 FOI MAL!!!!
 
 
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| Flipe J. Membro Novato
 | # out/15 · Editado por: Flipe J. · votar
 
 Caros colegas preciso de ajuda.
 
 Estou tentando entender de forma geral TODAS as possibilidades de uso de acordes. Preciso que confirmem se está certo ou não:
 
 Ok, na tonalidade de C maior
 Podem ser usados:
 
 1 - Acordes formados pela própria escala = C maior
 
 2 - Acordes de empréstimo do campo homônimo menor (paralelo) formados pelas escalas menor natural, harmônica e melódica = C menor
 
 3 - Acordes de empréstimo provenientes dos modos gregos
 
 4 - Acordes do campo relativo menor do 6º grau da escala de C = Am (natural, melódico e harmônico)  ------ não tenho certeza se está correto ------
 
 5 - Acordes de passagem geralmente diminutos ou baixo invertido seguindo um certo cromatismo.
 
 Li um pdf que indica, na tonalidade C maior, o empréstimo de acordes dos campos de Bb e Ab (aonde existe o acorde de Cm7 como graus II e III respectivamente) mas não entendi a lógica por trás disso.
 
 Isso é tudo que sei, por favor corrijam-me se estiver errado e se possível acrescente o que não foi mencionado.
 
 Pra finalizar se tiverem como indicar algum material ou livro completo que englobe TUDO sobre esses assuntos ficarei muito agradecido.
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # out/15 · votar
 
 Flipe J.
 Aqui tem bastante coisa pra você estudar!
 
 http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/15 · votar
 
 Flipe J.
 
 O que você leu no pdf está relacionado à tonalidade paralela de Dó maior, onde o Cm é o IIº e o IIIº de Bb e Ab, respectivamente.
 
 
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