Tonicização x Emprestimo Modal x Modulaçao

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: luis7777


    vejam se eu estou certo, caso contrario, corrijam, por favor =D

    Emprestimo Modal:

    Ocorre somente atravez de tons homonimos (exemplo: E-Em), exe:
    Se estivermos tocando acordes do campo harmonico de E maior e pintar um acorde Fm7/b5, fizemos um emprestimo modal. (lembrando que fm7/b5 é 2º de Em e nao existe no campo de E).

    Tonicização:

    todos os acordes que nao sejam emprestimos modais sao considerados acordes de tonicizaçao, exe:

    sequencia de acordes (em C)= C-Dm-F-Gb

    Gb nao pertence a C e muito menos a Cm, entao foi feita uma tonicização.

    Modulação:

    Se estivermos tocando em uma tonalidade especifica (exe: C) e aparecer dois ou mais acordes de outra tonalidade, dizemos que modulamos, exe:

    sequencia de acordes: C-F-Gb-Abm

    C-F= Campo de C
    Gb-Abm= Campo de Gb


    e ae, fiz direito a lição de casa?

    =D

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777

    Tem coisa errada aí...

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    mas o que esta errado?

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    :(

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    modulação é mudança de tom, mais facil de grava...
    o emprestimo modal eu não entendi muito não.

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    esqueci de dizer o modulação se classifica em duas: indireta e direta. A indireta é quando nos não percebemos o mudanção de tom, a direta é quando nos percebemos.

    alele
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lobz

    como podemos não perceber? quando é uma modulação sutil, de um tom maior pra seu relativo menor?

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alele
    vo dar um exemplo de modulação direta (aquela que da pra perceber a mudança de tom) pra ve se ajuda
    C / F G / D / A G //
    nesse exemplo ele saio do tom de Do maior e foi pro de Re maior
    agora um exemplo de modulação indireta.
    C / G / Em / A / D / Em / C F / G C//
    nesse exemplo occore a mudança de tom de dó maio pra ré maior e depois para do maior
    sacou?

    alele
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lobz

    é então pq na indireta usa o Em, comum aos 2 campos harmônicos, como acorde de transição? por isso fica indireta?

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alele
    geralmente se usa um acorde comum pra ajudar a dar uma "disfarçada" na mudança de tom, no exemplo ali emcima rolou um two-five, que prepara a tonica que seria o ré.

    alele
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    two-five?

    ahn?

    vc quis dizer: "é, vc tem razão" ?

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Quando eu comecei a tirar uns lances em Bossa eu vi muito disso, dá uma ouvida na intro da stairway to heaven para ver como é disfarçado os semitons fora da escala de am. :D

    Na bossa se você ficar tocando algo variando apenas um semi-tom de cada nota, por exemplo:

    G7M - Fm7# - E7M - Em7 - E assim por diante, decrescendo até chegar no tom que você quiser é uma forma boa de modular o tom da música. Este é um exemplo bem bobo, mas é legalzinho de se usar. Eu descubro essas coisinhas aí no chute, na realidade eu não manjo nada de teoria, só queria tentar dar uma ajudada. Mas essas sequências de 7M e depois m7 são bem legais, e não ficam feias como se você utilizasse uns diminutos para trocar de tom, apesar que tudo dá para se encaixar em seus devidos lugares, dá para fazer uma linda parte de uma canção utilizando diminutos para adquirir uma tensão extra.

    Abraços. :D

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    luis7777

    Modulação:

    A música está no tom de Gm7 (dentro do campo harmônico) e depois modula para o campo de Em, saindo totalmente do tom de Gm7, ou seja, o desenho das escalas é alterado completamente pois a música estará em outro tom, depois volta para Gm7, alterando novamente o desenho das escalas no braço da guitarra. Existem modulações mais complexas, esse é um exemplo bem simples.

    Obs.: Mesmo que Em encaixe no campo de Gm7, os acordes seguintes a Em serão do campo harmônico de Em - não tem nada a ver com Gm7.

    REGRA BÁSICA:

    Não adianta saber fazer todos os modelos possíveis de escalas no braço na velocidade da luz e não saber usar nem para fazer uma simples modulação de tom.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    C / G / Em / A / D / Em / C F / G C//
    nesse exemplo occore a mudança de tom de dó maio pra ré maior e depois para do maior
    sacou?


    bicho, o q tu fez foi uma modulação passageira, dependendo da tua melodia voce pode até encarar esse Em como um IIº de D mas pra mim ele vai ficar como III de dó. vou dar um exemplo maior

    C Dm G7 C7 F Bb Am Gm C7 F7 Bb7 Eb Cm Gm A7 Dm G7 C

    modulei pra onde e como??

    bom, existe a modulçao usando acordes comum, bach faz muito isso, aconselho a ouvir e analizar bastante!!

    o inicio ta bem caracteristico da tonalidade de dó certo? mas quando entra o C7 e ae??? quando joguei o dominante dó ja preparei pra ir para fá maioar, entao joguei a domiante de F que é dó, depois veio um IV que é o Bb depois o III Am, II Gm V C7, ai eu faço a mesma coisa, quando pensei em ir para o F eu transformei em dominante do IV de fá que é Bb só que eu nao fui para o Bb eu quis ir para mais longe, quis ir para Eb entao transformei o Bb em dominante e resolvi em Eb, lembra que eu falei dos acordes comum?? entao ai que entra a jogada, Eb é I de Eb e VI Gm ou seja, ja modulei pra Gm o Cm vai ser um IV e jogo o G menor denovo só que sendo I de Gm e IV de Dm ai tem IV Gm V A7 e Dm, mesma jogada Dm é I de Dm e II de dó entao terminei com a cadencia II Dm V G7 e C

    sacou??

    Extrapolation
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    Ocorre somente atravez de tons homonimos (exemplo: E-Em), exe:
    nao somente, desde q tenha a mesma tonica, pode vir de qualquer escala (modos gregos, menor harmonica, melodica, escalas artificiais, simetricas, etinicas e bla bla bla) o importante é o acorde AEM dar a funçao desejada, se quer q ela resolva na tonica, use por exemplo o V grau do tom menor como emprestimo para o tom maior
    sem emprestimo: Em7 | A7 | D7M
    com emprestimo: Em7 | A7(13b) | D7M
    ou ainda: Em7 | C#dim (e todas as suas inversoes) | D7M

    Tonicização:
    nunca ouvi falar disso, vo procurar depois
    C-Dm-F-Gb
    esse seu exemplo q deste, esse Gb é AEM, q ocupa a funçao de dominante, q seria o G7... veja...
    primeiro pensei q ele estivesse vindo de C locrio, mas a tal da funçao dominante nao tava encaixando se viesse do locrio, já q acordes Xm7(5b) nao tem nem dominantes (mas ele é um dominante)... mas veja q interessante, podemos encarar esse Gb como uma inversao do Db7(4#), q é o subV7 q resolve em C7M...
    pode testar a escala de Db lidio 7b em cima do acorde Gb e resolver em C7M
    ah! outra coisa, nao adianta querer analisar uma progressao harmonica somente com triades, triades nao dizem nada pra isso, sao muito vagas...
    por isso q essa minha ideia ae cai bem até, se tivesse mais uma nota em cada acorde a coisa iria complicar mesmo, talvez até tendo q trabalhar com uma escala diferente pra cada acorde, como no jazz modal

    Modulação
    no seu exemplo nao ouve modulaçao, foi emprestimo modal mesmo, Gb vem do C locrio e o Abm vem do C menor harmonico

    para q ocorre modulação tem q haver um dominante secundario, q sao acorde dominantes jogados no meio duma progressao q chamam um acorde de outra tonalidade
    como: C | D7 | G7 | C7M
    a predominancia é o tom ser C maior, só q o D7 é dominante secundario de G7, ou seja, ele pede pra resolver no G... e o G7 é a dominante de C

    é isso aeeeee
    tas indo no caminho certo rapaz

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alele
    two-five?

    ahn?

    vc quis dizer: "é, vc tem razão" ?

    two five é uma parada usada pra preparar o primeiro grau, o nome mesmo ja diz voce pega o segundo grau e o quinto grau, que nessa sequencia eles "pedem" pra voce tocar o primeiro grau

    Extrapolation
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    luis7777
    brincando aqui mais, com C-Dm-F-Gb
    fiz assim: C7 | Dm7 F7M | Gb7
    o tom agora é F maior...
    mais uma prova de q triades sao muito vagas para analises harmonicas

    Extrapolation
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lobz
    two-five
    somos brasileiros... use o portugues cara, bem melhor, confesso q tb nao tinha entendido a tua explicação

    two-five no bom e velho portugues: progressao II V I

    luis7777
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    poxa, valeu mesmo pessoal, aprendi muito com isso

    granto por todas as explicaçoes

    =D

    lobz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Extrapolation
    é isso mermo, é que eu aprendi assim, ae falar de outra maneira fica estranho

    alele
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Extrapolation
    two-five
    somos brasileiros... use o portugues cara, bem melhor, confesso q tb nao tinha entendido a tua explicação

    ahhhhh garoto.

    lobz
    Extrapolation
    luis7777
    valeu ai galera! \o/

    Extrapolation
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    alele
    hehehhehe
    ahhhhhh muleke
    e a vida continua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tonicização x Emprestimo Modal x Modulaçao