botei cordas ernie ball 010 e a corda ré começou a trastejar.

    Autor Mensagem
    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22


    eu uso cordas solez 010, mas hoje decidi testar as cordas ernie ball 010... o timbre é bom mas achei muito elástica e mole... a corda ré começou a trastejar e eu odeio trastejo. se eu voltar para a solez a corda ré irá parar de trastejar? já que a solez tem uma corda mais dura.. obrigado desde já

    ejames
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Cara, não é assim que funciona. Tem certeza que você colocou cordas das mesmas medidas do que as anteriores? .010 é apenas a medida da mizinha, existem jogos híbridos, por exemplo, que são praticamente uma mistura de .010 nas primas e .011 nos bordões (.010 - .052, geralmente), o que exerce maior tensão no braço e portanto pode ser necessário o ajuste mesmo sendo ".010".

    o timbre é bom mas achei muito elástica e mole
    Nunca usei Solez. Marcas diferentes realmente proporcionam uma tocabilidade diferente, mas eu nunca vi nenhuma corda, da mesma medida, que fosse tão mais "mole" que outra, muito menos a ponto de causar trastejamento.

    Resumo: regule sua guitarra antes de botar a culpa nas cordas.

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Resumo: regule sua guitarra antes de botar a culpa nas cordas.

    ué, eu só não gostei kkk. dá mesma forma que tem gente que gosta de d'addario, tem gente que não gosta. gosto de corda é pessoal. eu comprei o jogo de corda 010, sem ser híbrida, se fosse híbrida eu não teria nem comprado e, minha guitarra está totalmente regulada. abraços.

    ejames
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    nikki sixx
    ué, eu só não gostei kkk.
    Certo. E eu só disse que, ao menos na minha experiência, nunca vi alterar a marca da corda ser causa para trastejamento. Não tô questionando teu gosto.

    eu comprei o jogo de corda 010, sem ser híbrida, se fosse híbrida eu não teria nem comprado
    Cara, acho que você ainda não entendeu. Mesmo sendo um jogo .010, marcas e séries diferentes podem possuir cordas com espessura individual diferentes, .010 se refere apenas a medida da mizinha.

    minha guitarra está totalmente regulada. abraços.
    Quanta certeza, hein? Se estivesse não estaria trastejando, coisa bem óbvia. Você não deu muitos detalhes, então complica. A corda trasteja apenas solta, ou também na digitação? Se sim, em quais casas?

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22 · Editado por: nikki sixx
    · votar


    ao menos na minha experiência, nunca vi alterar a marca da corda ser causa para trastejamento
    a questão é que as cordas solez são bem mais duras que a ernie ball. o timbre é bom como disse antes. a questão é que eu achei muito mole e elástica e o trastejamento. Mesmo sendo um jogo .010, marcas e séries diferentes podem possuir cordas com espessura individual diferentes, .010 se refere apenas a medida da mizinha.

    sim, eu sei muito bem disso. o calibre das cordas são as que eu uso normalmente.

    Quanta certeza, hein? Se estivesse não estaria trastejando, coisa bem óbvia. Você não deu muitos detalhes, então complica. A corda trasteja apenas solta, ou também na digitação? Se sim, em quais casas?

    bom, acho que quem está tendo tanta certeza é você achando que minha guitarra está desregulada. a corda trasteja solta. detalhe adicional: sempre comprei jogos com o mesmo calibre: 10/46. nunca tiro todas as cordas, tiro uma, reponho e assim vai indo. eu verifico muito bem o calibre das cordas antes de comprar, até porque é extremamente exposto na embalagem. sempre que troco de cordas, uso cordas diferentes, justamente por eu gostar de experiências novas, timbres diferentes e tocabilidade diferente. isso nunca aconteceu antes, só dessa vez que botei ernie ball. claro, não estou falando que a marca é ruim, é ótima, o timbre é excelente. mas no meu caso não foi muito legal a experiência, da mesma forma que tem muita gente que tem experiências ruins com a solez (marca que eu gosto bastante)

    ejames
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    nikki sixx
    Cara, tá havendo aqui uma falha na compreensão de certos conceitos. "Instrumento regulado" não é um estado fixo, padronizado, eterno. Guitarra é feita de madeira, que se comporta de diferentes de acordo com a umidade, temperatura, etc. Em cima disso, você tem várias partes móveis e fixas em cima essa madeira, algumas exercendo tensão em certa direção, algumas em outra. Você pode ter regulado a guitarra 10min atrás, se agora ela está trastejando, então é impossível dizer que o instrumento tá regulado. É o mesmo que falar "meu carro está em perfeito estado, apenas não liga": é uma contradição lógica. Se você tem um instrumento que, por exemplo, parece perfeitamente regulado em temperatura ambiente, mas começa a trastejar quando você entra numa sala com ar condicionado, você não pode então dizer que seu instrumento está regulado. Se antes estava perfeito e após a troca das cordas não está mais, então não está regulado.

    nunca tiro todas as cordas, tiro uma, reponho e assim vai indo
    Não tem problema retirar todas, desde que não seja por tempo prolongado. É inclusive uma boa hora para higienizar a escala, polir os trastes e, no caso de escalas com poros abertos, hidratar.

    Respondendo sua pergunta inicial:
    se eu voltar para a solez a corda ré irá parar de trastejar?
    Pode ser que sim, pode ser que não.

    Tá entendendo agora como não dá para chegar a lugar nenhum desse jeito? Diagnosticar esse tipo de coisa sem ter o instrumento em mãos já é difícil, a única forma é ir passo a passo, por eliminação. Se você já chega e não aceita a possibilidade de que o instrumento possa precisar de uma nova regulagem, fica complicado.

    Drinho
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    nikki sixx

    eu uso cordas solez 010, mas hoje decidi testar as cordas ernie ball 010... o timbre é bom mas achei muito elástica e mole... a corda ré começou a trastejar e eu odeio trastejo. se eu voltar para a solez a corda ré irá parar de trastejar? já que a solez tem uma corda mais dura.. obrigado desde já

    Pelo seu relato, a segunda corda está exercendo menos tração sobre o braço do que a primeira, o braço teria empenado para trás e iniciado o trastejamento. Seria irresponsável qualquer um aqui garantir que esta é a causa e voltar para a corda antiga seria a solução, no entanto também não acho que teria grandes prejuízos se voltasse com o primeiro modelo de cordas, então sei lá, tente…

    Sabemos que a situação tá difícil para todo mundo, mas se tiver uma grana, procure levar para um técnico ou luthier capacitado para dar o setup correto.

    JJJ
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Só trasteja com a corda solta (sem apertar nenhuma casa)? Provavelmente nut baixo demais (estou com o mesmo problema numa guita aqui). Solução: pequeno (pequeno mesmo! bem fino) calço embaixo do nut. Levantar um pouco o carrinho referente à corda trastejante pode ajudar. Aliviar um pouco o tensor, idem.

    Menos provável, mas existe a possibilidade de ser algo "solto" também. Tarraxa mal presa, parafusos dos carrinhos desnivelados, qualquer coisa mal apertada que vibra numa determinada frequência.

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22 · Editado por: nikki sixx
    · votar


    Tá entendendo agora como não dá para chegar a lugar nenhum desse jeito?

    boa noite, não pude responder antes pois estava ocupado. ontem troquei as cordas, tirei a ernie ball e botei solez. o trastejamento da corda parou, sem necessidade de uma nova regulagem. abraços.

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Só trasteja com a corda solta (sem apertar nenhuma casa)? Provavelmente nut baixo demais (estou com o mesmo problema numa guita aqui). Solução: pequeno (pequeno mesmo! bem fino) calço embaixo do nut. Levantar um pouco o carrinho referente à corda trastejante pode ajudar. Aliviar um pouco o tensor, idem.

    Menos provável, mas existe a possibilidade de ser algo "solto" também. Tarraxa mal presa, parafusos dos carrinhos desnivelados, qualquer coisa mal apertada que vibra numa determinada frequência.



    então amigo, eu tirei a ernie ball e pus a solez no lugar. o trastejamento parou. não fiz absolutamente nada do que trocar as cordas. ambas as cordas (ernie ball e solez) foram e estão sendo usadas 10/46

    JJJ
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: JJJ
    · votar


    nikki sixx

    Se foi isso, provavelmente a Solez dá uma tensãozinha a mais (o que não me surpreende), causando uma leve curvatura extra no braço, eliminando o trastejamento.

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Se foi isso, provavelmente a Solez dá uma tensãozinha a mais (o que não me surpreende), causando uma leve curvatura extra no braço, eliminando o trastejamento.

    talvez seja isso, mas o importante é que o problema está resolvido e estou muito feliz por isso.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: krixzy
    · votar


    nikki sixx
    Só pra entender, isso pode acontecer por alguns fatores, o fato da corda ser nova já é possível que ela seja um pouco mais elástica, até chegar numa tensão em que ela estacione essa elasticidade, sabe quando vc afina, da um bend e a corda desafina? Tipo isso, e ai ela vai parar de trastejar assim como a Solez

    Também é verdade que pode haver também diferença de tensão entre marcas mesmo sendo o mesmo diâmetro, e aí é exatamente o que você disse.

    Caso você não queira perder o jogo de cordas ernie ball que não é barato, você pode eliminar esse trastejamento facilmente, se for só com corda solta, coloca algo como uma folha de papel em baixo do nut que deve resolver, se isso acontece nas primeiras casas do braço, folga só um pouco o tensor que tbm deve resolver, isso considerando que é um testejamento de leve.

    nikki sixx
    Membro Novato
    # abr/22 · Editado por: nikki sixx
    · votar


    Só pra entender, isso pode acontecer por alguns fatores, o fato da corda ser nova já é possível que ela seja um pouco mais elástica, até chegar numa tensão em que ela estacione essa elasticidade, sabe quando vc afina, da um bend e a corda desafina? Tipo isso, e ai ela vai parar de trastejar assim como a Solez


    bom, eu já usei diversas marcas e, nenhuma foi tão elástica quanto a Ernie Ball. já vi muitos relatos do mesmo, acredito que seja a "tocabilidade" que a mesma proporciona, mas gosto de uma pegada mais dura, como a Solez.

    Também é verdade que pode haver também diferença de tensão entre marcas mesmo sendo o mesmo diâmetro, e aí é exatamente o que você disse.

    eu acredito que seja isso, pois a Solez é a corda mais dura que já toquei, não sei se isso significa algo, mas acredito que seja isso.


    Caso você não queira perder o jogo de cordas ernie ball que não é barato, você pode eliminar esse trastejamento facilmente, se for só com corda solta, coloca algo como uma folha de papel em baixo do nut que deve resolver, se isso acontece nas primeiras casas do braço, folga só um pouco o tensor que tbm deve resolver, isso considerando que é um testejamento de leve.


    infelizmente já perdi jogo. 80 reais jogados no lixo. entretanto o mais importante de tudo, é que agora tudo está resolvido. o trastejamento parou e estou conseguindo tocar meu instrumento assim como antes.


    observação adicional: eu preferi o timbre da Solez: fechado, abafado, etc. mas gosto de corda é pessoal, o que me agrada pode não agradar você e o que lhe agrada pode não me agradar.


    outra observação adicional: se seu instrumento está com alguma corda trastejando (solta) troque a corda, ponha alguma corda que seja mais dura. eu recomendo a corda Solez. não precisa trocar o calibre por algo maior, pode continuar usando o mesmo calibre de sempre, por tanto que seja uma corda mais dura e menos elástica, como a Solez. entretanto, digo para não ter expectativas, pois se deu certo comigo não significa que dê certo com você, mas recomendo tentar.


    boa tarde.

    Alzariel
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    nikki sixx

    Recomendo continuar usando a marca Solez, mano. Uma marca brasileira de qualidade que é bem acessível no preço. Além do mais, percebi que ela tem uma durabilidade bem maior que as de outras marcas como a Ernie Ball.

    Agr, falar que a sonoridade é diferente, não é. Se as cordas possuírem o mesmo calibre e mesmas especificações, a marca das cordas não muda em nada o timbre. Então nao faz sentido tu falar que prefere o som da Solez 0.10 que da Ernie Ball 0.10 nickel

    makumbator
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    Alzariel
    Além do mais, percebi que ela tem uma durabilidade bem maior que as de outras marcas como a Ernie Ball.

    É que a Ernie Ball tem durabilidade pequena, apesar de ótimo som e estabilidade.

    Agr, falar que a sonoridade é diferente, não é. Se as cordas possuírem o mesmo calibre e mesmas especificações, a marca das cordas não muda em nada o timbre. Então nao faz sentido tu falar que prefere o som da Solez 0.10 que da Ernie Ball 0.10 nickel



    Discordo. As ligas de cada corda variam de acordo com o fabricante e talvez seja essa a origem de diferenciação sonora (além dos procedimentos de enrolamento, que podem diferir).

    Os timbres (além de durabilidade e estabilidade de afinação) pra mim sempre foram diferentes dependendo da marca (mesmo mantendo as espessuras, tipo de enrolamento e material igual). Já usei literalmente de tudo em matéria de guitarra, contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico (diferentes espessuras, materiais, enrolamentos, cordas encapadas, combinações de cordas metálicas com perlon e nylon na alma, e até corda de tripa de carneiro no contrabaixo acústico).

    JJJ
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    makumbator
    a Ernie Ball tem durabilidade pequena, apesar de ótimo som e estabilidade.

    Assino embaixo. São excelentes cordas, mas duram pouco no estado de "brilhantes". E digo mais: nunca compre Ernie Ball pra deixar guardada... Se ficar muito tempo, as primas criam pontos foscos mesmo dentro da embalagem.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: krixzy
    · votar


    Alzariel
    Agr, falar que a sonoridade é diferente, não é. Se as cordas possuírem o mesmo calibre e mesmas especificações, a marca das cordas não muda em nada o timbre. Então nao faz sentido tu falar que prefere o som da Solez 0.10 que da Ernie Ball 0.10 nickel


    Tem diferença sim mano, eu mesmo uso giannini faz um bom tempo, comprei SG pra testar e o timbre é diferente, achei muito metálico, não gostei, conversando com um colega ele disse que percebeu a mesma coisa, já usei muito d'addario também, mas depois que passei a usar giannini só tenho curtido o som delas mesmo.

    Drinho
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Não acho que os ouvidos humanos sejam muito confiáveis para comparar sonoridade em situações distintas. Com relação a cordas, acho que nenhuma tradicional é feita para durar, mas sim para ter bom som, pegada e entonação enquanto nova, os grandes sons de guitarra da história não foram feitos com elixir. Um jogo de cordas normal custa 5 dólares em países sérios, o sujeito pode tranquilamente trocar de corda toda semana sem grandes problemas. No mais, acho que as gianninis resolvem para quem tá com grana curta e as daddarios/ernie hall para quem pode gastar um pouco mais. Não espero que nenhuma delas dure grandes coisas, mas entre elas a ernie ball surpreende, em três dias está arregaçada.

    Alzariel
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Drinho
    No mais, acho que as gianninis resolvem para quem tá com grana curta e as daddarios/ernie hall para quem pode gastar um pouco mais. Não espero que nenhuma delas dure grandes coisas, mas entre elas a ernie ball surpreende, em três dias está arregaçada.

    Mano, vai na minha: Solez -> marca brasileira, otimo preço, excelente durabilidade. No ML tu consegue comprar em lote por um bom preço, ainda ajuda o mercado musical brasileiro.

    DoisUm
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    nikki sixx

    decidi testar as cordas ernie ball 010... o timbre é bom mas achei muito elástica e mole

    Costumo usar cordas SG e tive a mesma experiência quando troquei p/ ernie ball, as cordas são muito mais moles. Pensei até que tivesse colocado 09 por engano, mas não foi o caso.

    Particularmente, não gosto dessa marca. É bem comum as cordas já virem enferrujadas mesmo com a embalagem lacrada. Qualidade incompativel com o preço (entre 60$ e 70$)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a botei cordas ernie ball 010 e a corda ré começou a trastejar.