Rosewood x Maple, etc... etc...

Autor Mensagem
BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04


E ae, pessoas!

Andei pesquisando sobre madeiras usadas na construção da escala, pois queria ir além do tradicional "Maple é agudo e estalado, Rosewood é mais grave e blá... blá... blá". Além de outras informações sobre o assunto, encontrei uns links que achei legais. Para quem interessar, aí estão:

http://www.warmoth.com/guitar/necks/necks.cfm?fuseaction=guitar_neckwo ods

http://www.belairguitars.com/wood_picture.htm

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


Esse é legal também, embora mais direcionado à violões:
http://www.bourgeoisguitars.com/tapping_tonewoods.htm

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


BlaCk LaBeL
Poxa véinho... sempre legal fazer isto... compartilhar informação com a galera, parabéns pela iniciativa.

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


Ronin
Valeu, cara! A idéia é simples: se a informação foi útil pra mim, pode ser também para outros. Então... é postar pra galera e partir pro abraço! Hehehehe!

Nesse link aqui tem uns FAQs bem legais sobre esse assunto das madeiras e outros mais:

http://www.harmonicdesign.net/allpages/faq.html

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Ronin
BlaCk LaBeL

Use a busca aqui do fórum que vcs vão achar inúmeras discussões sobre o asunto.

O que os caras falam vem de anos de mitos e estórias esotéricas.
Fico pensando, como um pedaço de madeira colada sobre um braço de uma guitarra pode afetar no timbre?

Acho que as respostas devem ser as mesmas para:
Passar em baixo de escada da azar;
Quebrar um espelho são 7 anos de azar;
Gato preto passando em sua frente é sinônimo de azar;
Sandália invertida faz os pais morrerem;
Derramar um pouco da bebida antes de beber, para dar pro santo;
Bater na madeira para afastar mau presságio;
Jogar sal por cima do ombro....;

Etc......

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Não sei se você já viu (eu já, e dei muita risada)... tem uns caras que se dizem audiófilos (no inglês... audiophyles)... que se dizem capaz de sentir a mínima perturbação ou ruido em um som. São desses que compram cabos que, reza a lenda, são polarizados (transmitindo sinal em apenas uma direção)... caixas acústicas mega ultra caríssimas...

...a pouco tempo ví para vender na net, em um site voltado para este público, um bloco de madeira que, dizia o site, quando colocado sobre o LP (LP, audiófilos não escutam CD porque o CD perde qualidade na passagem para o digital, é o que eles dizem, rs) ressoa e cria um som muito mais completo e limpo.

Tem comprador para tudo.

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Eu vi o que foi discutido, mas quis ir um pouco além. Na real, acho que a madeira tem sua parcela na formação do timbre. Mas, obviamente, não é tudo.

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


BlaCk LaBeL
Claro que sim... um pouco menos nos instrumentos elétricos... e, variando claro, da quantidade de madeira utilizada. Mas, como o Fly falou, tem gente que se enfiar um palito de dente de mahogany entre os captadores já diz que consegue sentir alteração no timbre.

Quando se troca a madeira do corpo inteiro, a mudança na timbragem é perceptível. Agora, no braço, ou o espelho da escala. Bem, talvés seja eu que ainda não tenha desenvolvido ouvido para tanto... mas. Vai saber.

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


Ronin
Pois é. Nos instrumentos elétricos entram bem mais fatores. O timbre natural, que seria o da guita desplugada, vai ser alterado pelos captadores, efeitos, ampli... etc...

Quanto às crendices... sempre vai existir os que acreditam, né? Heheheheh! Sorte dos espertos!

janick
Veterano
# set/04
· votar


acho q tem mto de mito nisso da diferença sonora da guitarra pela madeira da ESCALA... pode ter diferença na pegada pela textura da madeira,... ms no som nao.... eh uma camada pequena e fina de madeira, mto pouco p afetar o som da guitarra como um todo.... considero q dve intervir na questao da pegada, conforto e estetica principalmente(prefiro ebano, mto + bonito, ms escuro mesmo, a ponto da madeira ser preta preta mesmo.)

crowley666
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
concordo com vc, o q um pedaço de madeira vai fazer diferença? ateh pq a corda "sai" do traste e não da madeira

Fritz_mkvl
Veterano
# set/04
· votar


Porra a madeira tem da diferença por causa da ressonancia. As madeiras tem diversas densidades diferentes o que faz com que ressoem mais ou menos em diferentes frequências. Se madeira naum desse diferença vc colocaria um humbucker numa strato e ela soaria como uma Les Paul.

Soulface
Veterano
# set/04
· votar


E o fantasma volta a assombrar o Fórum Cifraclub...

Allanfly, cade vocêêêêêêêêêêêê???

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


É o que eu quis dizer... toda a construção da guitarra vai interferir em seu timbre natural, ou seja, o som dela desplugada, sem amplificação. Depois, isso vai ser alterado pelos caps, efeitos, ampli e etc.

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Po cara vc perdeu a oportunidade de falar da Line 6 Variax... Tá perdendo a mão, veio?

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Fritz_mkvl
Porra a madeira tem da diferença por causa da ressonancia

b0fh

Trabalhos escritos por cientistas que analizaram o efeito das frequencias de ressonância no corpo de uma guitarra elétrica, concluiram que existem pequenos nós de ressonância que não apresentam relação harmônica entre si.
Que o máximo que estes nós podem afetar, é o sustain (para minha surpresa) pois a ressonância pode drenar a energia das cordas criando um obstáculo 'a sua vibração.

Em um tópico anterior (use a busca) o link do paper (pesquisa) em particular foi colocado no tópico.

Quanto a Variax, tenho apenas uma pergunta: A madeira dela altera o timbre das simulações, se afeta então os projetistas possuem as informações da interação madeira/timbre. Se possuem, então eles descobriram uma explicação para o mito, senão ela pode ser de qq material.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/04 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Fly Never Die
Naum entendi o que vc quis me dizer. Agora sobre a variax, acho que se a captação dela for ativa a madeira não vai fazer muita diferença mesmo, agora se for passiva deve dar alguma diferença no timbre sim. Digo isso porque já li que a capatação ativa meio que "elimina" a característica da madeira no timbre.

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Nem sei se a variax é feita de madeira (deve ser), mas imagino que tenham escolhido a madeira mais 'neutra', ou 'mais leve', ou 'mais resistente', já que a timbragem dela é toda por simulação mesmo.

Agora que a madeira do corpo afeta o som da guitarra, isso afeta mesmo... Madeiras mais pesadas e duras como o mogno tendem a dar mais sustain, madeiras levinhas tipo o alder/ash tendem a dar um som mais agudo, etc. Logico que o captador influi mais do que a madeira, mas ela tem a sua parcela no som tb. Agora a madeira da escala eh ruim de acreditar mesmo... melhor escolher a mais bonita.

maggie
Veterana
# set/04
· votar


depois que vi um cara vendendo uma lasca da cruz não duvido de mais nada

O_O


BlaCk LaBeL
Tem zilhões de tópicos sobre isso, mas não lembro de terem chegado a nenhuma conclusão.

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


maggie
Eu não tinha achado tantos tópicos sobre isso na busca, mas o assunto é cheio de controvérsias mesmo... hehehe... De qualquer forma, a intenção do meu post era apenas trazer uns links com mais informações sobre isso.

LOW Fl
Veterano
# set/04
· votar


A Variax 500 e braco em Maple, escala em rosewood e o corpo em basswood.

A Variax 700 e braco em Maple, escala em rosewood e de corpo em Mogno.

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


A madeira da Variax, como na maioria das outras guitarras,
é beleza e qualidade de acabamento, sendo durável e resistente,
Ou será que a de mogno não puxa a simulação mais para o grave.....hehehehehe.
Os caras já sabem da verdade e cagam pra madeira, a influencia dela é muito pequena, se assim não fosse,
os projetistas da Variax teriam que mudar todos os algoritmos em função do corpo, braço e escala....
É de Mogno, logo é mais cara, eles podiam fazer de MDF, não faria diferença.
Porém eles sabem que o mito existe e tiram proveito dele..... É uma questão de comércio.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Vc descobriu o tipo de captação da variax?
Volto a repetir:
Se madeira naum desse diferença vc colocaria um humbucker numa strato e ela soaria como uma Les Paul
Além do que se madeira naum desse diferença as grandes fabricas fariam suas guitarras de MDF desde os primórdios, vale lembrar que Leo Fender era comerciante e inventor e naum músico, se naum desse diferença ele com certeza usaria MDF que é mais barato não concorda?

Ronin
Veterano
# set/04
· votar


Além do que se madeira naum desse diferença as grandes fabricas fariam suas guitarras de MDF desde os primórdios, vale lembrar que Leo Fender era comerciante e inventor e naum músico, se naum desse diferença ele com certeza usaria MDF que é mais barato não concorda?

Isto não é necessariamente verdade. A única verdade que importa quando você vende um produto é a verdade do cliente, se o cliente acha que faz diferença, então faz diferença. Se não fosse por isto, eles tirariam o logo da Fender do braço e venderiam muito mais barata, pois boa parte do preço que você paga é valor de grife e não influi no som.

Claro que MDF baratearia os custos... mas, se os músicos estão dispostos a pagar mais caro por uma guita de determinada madeira, por que não fabricá-la? Não se esqueça que os fabricantes lucram até mesmo em cima da custo extra. Ou seja, quanto mais cara a fabricação, mais caro o custo.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/04
· votar


Isto não é necessariamente verdade. A única verdade que importa quando você vende um produto é a verdade do cliente, se o cliente acha que faz diferença, então faz diferença. Se não fosse por isto, eles tirariam o logo da Fender do braço e venderiam muito mais barata, pois boa parte do preço que você paga é valor de grife e não influi no som.

É verdade, mas nos primórdios da guitarra elétrica já existia esse preconceito? Nos dias de hoje concordo plenamente, mas não sei se já era assim no passado.

Passoka
Veterano
# set/04
· votar


Meu, vocês estão discutindo seriamente ou é brincadeira?

Para quem quer sacar a diferença, vai em qqr loja pega uma fender strato com escala em Maple e com escala em rosewood. Coloca o som no talo e testa as duas. O som é completamente diferente. A escala de maple deixa o som muito mais ardido.

Outro teste, pega uma fender com captador Humb na ponte e uma lespaul com o mesmo pup. Nada a ver o som das duas.

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Fritz_mkvl
Volto a repetir:
Se madeira naum desse diferença vc colocaria um humbucker numa strato e ela soaria como uma Les Paul


Já falei 1000 vezes, construção, medidas, posição das ferragens, comprimento da escala, etc... use a busca do fórum.

Leo Fender era comerciante e inventor e naum músico, se naum desse diferença ele com certeza usaria MDF

Ele não usou pq não existia MDF, ele mesmo dizia que eles usavam a madeira disponível na época. Falam tb que a mão da Telecaster ficou com aquele desenho por causa da limitação física dos pedaços de madeira que eles tinham encomendado.

Vc acha que há 50 anos atrás ele conhecia a dita propriedade da madeira no som? Que ele escolheu a madeira premeditadamente, pois já previa o som resultante? Se vc acredita nisto, peça uma fender para papai Noel.

É verdade, mas nos primórdios da guitarra elétrica já existia esse preconceito? Nos dias de hoje concordo plenamente, mas não sei se já era assim no passado.

Comércio sempre foi comércio.

Ronin


Claro que MDF baratearia os custos... mas, se os músicos estão dispostos a pagar mais caro por uma guita de determinada madeira, por que não fabricá-la? Não se esqueça que os fabricantes lucram até mesmo em cima da custo extra. Ou seja, quanto mais cara a fabricação, mais caro o custo. (2)

Passoka

Coloca o som no talo e testa as duas. O som é completamente diferente.

Vc deveria saber que guitarra é como válvula, não se fazem duas iguais. principalmente em séries diferentes. Existe um processo mecânico e este não é totalmente preciso.


Outro teste, pega uma fender com captador Humb na ponte e uma lespaul com o mesmo pup. Nada a ver o som das duas.

Putz cara, vc tá brincando? Vc tá querendo enfiar um motor de ferrari em um fusca e que eles tenham o mesmo desempenho? E mais, senão tiverem é por causa da lataria, que a lataria faz a diferença?

Pega então um pedaço de mogno, coloque nele pups Humbucker e ferragens da Les Paul, bota um braço tb e veja se dá som de Les Paul?

Pela sua teoria, uma tonante de Mogno com pups humb. Seymour Duncan dá um som de Les Paul.....

Passoka
Veterano
# set/04
· votar


Vc deveria saber que guitarra é como válvula, não se fazem duas iguais. principalmente em séries diferentes. Existe um processo mecânico e este não é totalmente preciso.


Jogar as pequenas diferenças que existem entre duas guitarras de mesmo modelo é fácil para justificar que terão sons diferentes. Mas faça o teste antes de falar. Qualquer fender da mesma série com escalas em Maple terá sons mais agudos que com escalas em Rosewood.

Putz cara, vc tá brincando? Vc tá querendo enfiar um motor de ferrari em um fusca e que eles tenham o mesmo desempenho? E mais, senão tiverem é por causa da lataria, que a lataria faz a diferença?

Pega então um pedaço de mogno, coloque nele pups Humbucker e ferragens da Les Paul, bota um braço tb e veja se dá som de Les Paul?

Pela sua teoria, uma tonante de Mogno com pups humb. Seymour Duncan dá um som de Les Paul.....



Não, só estou querendo destacar mais as diferenças, afinal, se madeiras não fazem diferença para você pode pegar uma strato de mogno e ver se não faz diferença. Ibanez tá cheio de guitarras com mesma ferragem, mesmos captadores mas algumas de mogno e outras de basswood. Se vc não for surdo, vai perceber uma diferença gritante

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Passoka

É como o Ronin falou. Se o Vai disser que guitarra feita com bananeira é boa, a Ibanez vai fabricar pq vai vender a rôdo. Existem de mogno, Basswood, MDF, etc..., enquanto existirem compradores ela irá vender.


Se vc não for surdo, vai perceber uma diferença gritante

Vc é superdotado auditivamente, pois é capaz de identificar a madeira do braço, escala e corpo de uma guitarra no ouvido. Parabéns, com vc não posso discutir.

Deixe a discussão seguir para os normais.

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Deixe a discussão seguir para os normais.

vixe agora lembrei do LFG e da fernandinha torres...

'você é doida demais...'

rsss

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rosewood x Maple, etc... etc...