Autor |
Mensagem |
Vitor Afonso Veterano |
# jul/12
· votar
hm, ja que não precisa partir da tonica posso partir de qualquer uma ? E sobre as outras cordas eu acabei de tentar fazer e não deu certo sobre essas ultimas cordas, to muito perdido cara.
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# jul/12
· votar
Vitor Afonso
Como não deu certo?? Veja, não repetir exatamente o mesmo desenho, a posição dos dedos. Eu falei repetir as notas. As notas da penta de A não são A, B, C#, E e F#? Eu quis dizer pra continuar fazendo essas notas nas outras casas que você não fez.
|
Vitor Afonso Veterano |
# jul/12
· votar
Hmm, vou tentar aqui, kkk isso ta me dificultando, e mais fail decorar os shapes kkk
|
Jim Marshall Veterano |
# jul/12
· votar
Vitor Afonso
isso ta me dificultando, e mais fail decorar os shapes
O mais fácil nem sempre é o melhor. O correto seria você entender os intervalos da escala e saber as notas.
Faça o que sugeriu o GuitarristaDoNickEstranho.
Abraço, See ya!
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# jul/12
· votar
O correto seria você entender os intervalos da escala e saber as notas.
Esse é o ponto chave. Entender os intervalos ajuda um absurdo pra tocar, improvisar, enfim... Eu passei um tempão só aprendendo desenhos e era um guitarrista ruim pra caramba. Depois que comecei a estudar os intervalos, continuo ruim, mas menos ruim do que antes... hehehe
|
Jube Veterano |
# jul/12
· votar
Vitor Afonso Não tem segredo jovem, o braço da guitarra não tem notas do além, você vai achar todas as notas que compõe a escala em cada uma das cordas.
|
Jeff.gomes Veterano |
# jul/12
· votar
Nao sei se ajuda a galera ai... mas tem um arquivo do Cifra mesmo, mt simples... vê ai... http://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/6-guitarra/jmh-escalas-p entatonica-menor-e-penta-blues-p1.html
e o video.aula: http://www.youtube.com/watch?v=ek0phEKndbU
com isso.. é facil assimilar com outras novas, ele da exemplos em Dm (ré menor).
|
LeandroP Moderador |
# jul/12
· votar
Vitor Afonso
Tem que ter paciência e botar o cérebro pra funcionar.
Se no meio de um show você perguntar: alguem sabe ? Preciso disso gente Por Favor Gente, ajudem Ninguem ? Por favor, to muito perdido
Ninguém vai subir no palco pra te ajudar.
Primeira lição: paciência!
Segunda lição: paciência!
Terceira lição: agora você está pronto pra absorver informações.
Vá com calma ;)
|
Vitor Afonso Veterano |
# jul/12
· votar
Obrigado a todo mundo que ajudou, a minha dúvida foi totalmente resolvida graças à vocês. Consegui montar a penta de A Maior toda, fui escrevendo em um papel as notas. E percebi o seguinte, são cinco padrões, pegando como exemplo a penta de A, a escala e a seguinte A B C# E F#, para chegar aos cinco padrões e só digamos "combinar as notas" mas não pode pular nenhuma, ficando dessa forma: A B, B C#, C# E, E F#, F# A. Feito isso é só procurar na mizona cada um desses padrões e ir realizando o resto da escala, só que pra isso precisa-se conhecer as notas no braço. Estou correto ou viajei ? Peço desculpas a todos pela minha impaciência, e antes de postar uma dúvida novamente irei tentar pensar um pouco.
|
krixzy Veterano |
# nov/12
· votar
Preciso que alguém me ajude com algumas dúvida sobre as pentatonicas...
Por exemplo, vejo por ai esses 5 modelos que segundo a pessoa que postou está em Gm:
|----------------3-6| |-------------3-6---| |----------3-5------| |-------3-5---------| |----3-5------------| |-3-6---------------|
|----------------6-8| |-------------6-8---| |----------5-7------| |-------5-8---------| |----5-8------------| |-6-8---------------|
|---------------------8-10| |-----------------8-11----| |-------------7-10--------| |---------8-10------------| |-----8-10----------------| |-8-10--------------------|
|--------------------------10-13| |---------------------11-13-----| |----------------10-12----------| |-----------10-12---------------| |------10-13--------------------| |-10-13-------------------------|
|--------------------------13-15| |---------------------13-15-----| |----------------12-15----------| |-----------12-15---------------| |------13-15--------------------| |-13-15-------------------------|
Minha dúvida é, se eu quiser uma de Cm por exemplo, é esses mesmos desenhos mudando apenas a região do braço pra pegar a tônica de C assim como na escala maior natural?
E se esses são os modelos menor, quais são os maior? Quantos desenhos de pentatonica existe? Existe uma forma para criar qualquer pentatonica? Quero aprender mas onde encontrei falando só encontrei o básico bem resumido.
|
alv2707 Veterano |
# nov/12 · Editado por: alv2707
· votar
Minha dúvida é, se eu quiser uma de Cm por exemplo, é esses mesmos desenhos mudando apenas a região do braço pra pegar a tônica de C assim como na escala maior natural?
Sim.
E se esses são os modelos menor, quais são os maior? O desenho da penta é o mesmo tanto pra maior quanto pra menor, o que muda é a tonalidade. A penta maior de C é igual a penta menor de Am, a de C# igual a A#m e assim por diante.
Quantos desenhos de pentatonica existe? Vários, quantos forem possíveis. Os mais usuais são esses 5, mas você pode explorar outros desenhos. Com 3 notas por corda, por exemplo.
Existe uma forma para criar qualquer pentatonica? Qualquer escala com 5 notas é uma escala pentatonica, então existem várias formulas diferentes. Mas quando a gente fala escala pentatonica estamos nos referindo na maioria dos casos a essa escala do exemplo. A formula dela é:
Maior : I II III V VI Menor: I bIII IV V bVII
|
krixzy Veterano |
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar
alv2707
Vamos ver entendi, vamos supor que quero usar esse modelo em D, então é só colocar esse desenho numa posição onde o "15" seja D
|--------------------------13-15| |---------------------13-15-----| |----------------12-15----------| |-----------12-15---------------| |------13-15--------------------| |-13-15------------------|
Ficando assim em Dm:
e------------------------------8-10-------- B-------------------------8-10------------- G--------------------7-10------------------ D---------------7-10----------------------- A----------8-10---------------------------- E-----8-10-------------------------
|
Denis Guitar Veterano |
# nov/12
· votar
krixzy Isso!
Escrevi uma aula pro Guitar Battle que lida com todas essas questões de pentatônica m7 e sua relativa maior, dê uma olhada aqui.
Abraço!
|
krixzy Veterano |
# nov/12
· votar
Denis Guitar
muito bom Denis vlw!
|