Campos Harmonicasm melodico/harm e diminuto

    Autor Mensagem
    Agente Smith
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Agente Smith


    Ae, vajam se esses campos harmonicos que fiz estão corretos:
    Escala Menor Harmônica A-
    A B C D E F G#

    A C E G# - Am7+
    B D F A - Bm5b 7(meio-diminuto)
    C E G# B - C5+ 7+(aumentado, eu acho)
    D F A C - Dm7
    E G# B D - E7
    F A C E - F7+
    G# B D F - G#o(diminuto)

    Escala Menor Melódica A-
    A B C D E F# G#

    A C E G# - Am7+
    B D F# A - Bm7
    C E G# B - C5+ 7+(aumentado, eu acho)
    D F# A C - D7
    E G# B D - E7
    F# A C E - F#m5b 7(Meio-diminuto)
    G# B D F#- G#m5b 7

    Escala Diminuta A-
    A B C D Eb F F# G# A

    A C Eb F#- Ao(diminuto)
    B D F G# - Bo(diminuto)
    C Eb F# A- Cm5b 7(meio-diminuto)
    D F G# B - Do(diminuto)
    Eb F# A C- Ebo(diminuto)
    F G# B D - Fo(diminuto)
    F# A C Eb- F#o(diminuto)
    G# B D F - G#o(diminuto)

    Edson Sousa
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Na menor melódica o G#m7(b5). É meio diminuto

    Agente Smith
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Edson Sousa Valeu cara, o resto tah tudo sertim?

    Edson Sousa
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    na menor melódica vc pode colocar tb Am6

    Agente Smith
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Edson Sousa :)

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Agente Smith

    Certíssimo. Só no modo diminuto que rola alguns lances estranhos. Na realidade não é legal montar uma escala que tenha sustenidos e bemois ao mesmo tempo. Na verdade é só bemol que usa, porque o pensamento é diminuto. Quando se fala em sustenido a idéia é sempre aumentar.

    Os diminutos são simétricos, e a evolução é de 1,5 a 1,5 tons. É lógico que tem diminutos formado por St-T-St-T... e formados por T-St-T-St.... mas é apenas inversão, e no final dá 1,5 -> 1,5 -> 1,5 tons. Simétrico.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/04
    · votar


    Outra dica é preservar as notas básicas da tétrade na cifra principal, e entre parêntese colocar as tensões que foram dicionadas.

    Independente do acorde, ele tem na sua base um tônica, uma terça maior ou menor, uma quinta, e uma sétima maior ou menor. Então estas tensões devem vir antes.

    Errado: C9(7)

    Certo: C7(9)

    A sétima deve vir antes e a nona apenas nos parênteses. A grafia incorreta pode fazer uma pessoa a tocar um C9, enfatizando a nona, sendo que a intenção da 7ª é a mais forte e a nona só aparece pra suavizar a tensão gerada pelo acorde.

    Errado: C5+ 7

    Certo: C7M(#5)


    Errado: Cm5b 7

    Certo: Cm7(b5)

    Porque eu disse tudo aquilo sobre acordes e agora digo que a 5ª é quem vai pra dentro do parenteses? Porque a 5ª, assim como a 4ª, são intervalos "justos". Nesse caso preserva-se a 7 junto a cifra e coloca a quinta ou a quarta alterada (diminuta ou aumentada) nos parênteses.

    Agente Smith
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    LeandroPanucci Valeu ai cara!

    ___LC___
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Qual a diferença de um acorde diminuto para
    um acorde meio-diminuto ?

    1st
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Qual a diferença de um acorde diminuto para
    um acorde meio-diminuto ?

    É o seguinte cara num acorde meio-diminuto vc tem a Tônica, terça-menor, a quinta menor, e uma sétima(subtende-se que é menor), enquanto no diminuto vc tem a mesma Tônica, terça-menor, quinta menor, só que ao invés da sétima menor vc tem uma sétima diminuta. É uma sétima menor bemonizada. Ou seja vc tem a sétima menor e vc desce meio tom( é a mesma coisa da sexta) sacou. Aqui vai um ex legal no acorde de C maior.
    Dó meior-diminuto
    Cm5-/7 - T III- V- VII-
    C Eb Gb Ab
    C° - T III- V- VII-
    C Eb Gb A
    Um acorde meio diminuto ou é representado com uma bola e um traço diagonal ou assim: m5-/7.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campos Harmonicasm melodico/harm e diminuto