Autor |
Mensagem |
Agente Smith Veterano |
# jul/04 · Editado por: Agente Smith
Ae, vajam se esses campos harmonicos que fiz estão corretos:
Escala Menor Harmônica A-
A B C D E F G#
A C E G# - Am7+
B D F A - Bm5b 7(meio-diminuto)
C E G# B - C5+ 7+(aumentado, eu acho)
D F A C - Dm7
E G# B D - E7
F A C E - F7+
G# B D F - G#o(diminuto)
Escala Menor Melódica A-
A B C D E F# G#
A C E G# - Am7+
B D F# A - Bm7
C E G# B - C5+ 7+(aumentado, eu acho)
D F# A C - D7
E G# B D - E7
F# A C E - F#m5b 7(Meio-diminuto)
G# B D F#- G#m5b 7
Escala Diminuta A-
A B C D Eb F F# G# A
A C Eb F#- Ao(diminuto)
B D F G# - Bo(diminuto)
C Eb F# A- Cm5b 7(meio-diminuto)
D F G# B - Do(diminuto)
Eb F# A C- Ebo(diminuto)
F G# B D - Fo(diminuto)
F# A C Eb- F#o(diminuto)
G# B D F - G#o(diminuto)
|
Edson Sousa Veterano |
# jul/04
· votar
Na menor melódica o G#m7(b5). É meio diminuto
|
Agente Smith Veterano |
# jul/04
· votar
Edson Sousa Valeu cara, o resto tah tudo sertim?
|
Edson Sousa Veterano |
# jul/04
· votar
na menor melódica vc pode colocar tb Am6
|
Agente Smith Veterano |
# jul/04
· votar
Edson Sousa :)
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
Agente Smith
Certíssimo. Só no modo diminuto que rola alguns lances estranhos. Na realidade não é legal montar uma escala que tenha sustenidos e bemois ao mesmo tempo. Na verdade é só bemol que usa, porque o pensamento é diminuto. Quando se fala em sustenido a idéia é sempre aumentar.
Os diminutos são simétricos, e a evolução é de 1,5 a 1,5 tons. É lógico que tem diminutos formado por St-T-St-T... e formados por T-St-T-St.... mas é apenas inversão, e no final dá 1,5 -> 1,5 -> 1,5 tons. Simétrico.
|
LeandroP Moderador |
# jul/04
· votar
Outra dica é preservar as notas básicas da tétrade na cifra principal, e entre parêntese colocar as tensões que foram dicionadas.
Independente do acorde, ele tem na sua base um tônica, uma terça maior ou menor, uma quinta, e uma sétima maior ou menor. Então estas tensões devem vir antes.
Errado: C9(7)
Certo: C7(9)
A sétima deve vir antes e a nona apenas nos parênteses. A grafia incorreta pode fazer uma pessoa a tocar um C9, enfatizando a nona, sendo que a intenção da 7ª é a mais forte e a nona só aparece pra suavizar a tensão gerada pelo acorde.
Errado: C5+ 7
Certo: C7M(#5)
Errado: Cm5b 7
Certo: Cm7(b5)
Porque eu disse tudo aquilo sobre acordes e agora digo que a 5ª é quem vai pra dentro do parenteses? Porque a 5ª, assim como a 4ª, são intervalos "justos". Nesse caso preserva-se a 7 junto a cifra e coloca a quinta ou a quarta alterada (diminuta ou aumentada) nos parênteses.
|
Agente Smith Veterano |
# jul/04
· votar
LeandroPanucci Valeu ai cara!
|
___LC___ Veterano |
# jan/05
· votar
Qual a diferença de um acorde diminuto para
um acorde meio-diminuto ?
|
1st Veterano |
# jan/05
· votar
Qual a diferença de um acorde diminuto para
um acorde meio-diminuto ?
É o seguinte cara num acorde meio-diminuto vc tem a Tônica, terça-menor, a quinta menor, e uma sétima(subtende-se que é menor), enquanto no diminuto vc tem a mesma Tônica, terça-menor, quinta menor, só que ao invés da sétima menor vc tem uma sétima diminuta. É uma sétima menor bemonizada. Ou seja vc tem a sétima menor e vc desce meio tom( é a mesma coisa da sexta) sacou. Aqui vai um ex legal no acorde de C maior.
Dó meior-diminuto
Cm5-/7 - T III- V- VII-
C Eb Gb Ab
C° - T III- V- VII-
C Eb Gb A
Um acorde meio diminuto ou é representado com uma bola e um traço diagonal ou assim: m5-/7.
|