campo harmonico é a nivel de escalas... certo?

Autor Mensagem
WormKrash
Veterano
# jul/04


as escalas em si sao a nivel de notas, ou seja, uma escala como a natural de C vai conter as notas: C D E F G A B

o campo harmonico seria a nivel de escalas, certo? por exemplo o campo harmonico de C teria a escala de C, Dm, Em, F, G Am B (diminuto; ainda nao sei o que é isso, mas vamos por partes, primeiro o ch)

se isso tá certo, como eu uso o CH? quero dizer, sei as escalas cabiveis, mas nao sei o que fazer com elas. se o cara tá usando um C, eu (baixista) poderia usar qualquer uma dessas escalas? enfim, como funciona na prática?

ziotti
Veterano
# jul/04
· votar


através dos acordes que compoem a base vc ja pega o tom em que a mesma está... depois disso é só ver quais notas ficam legais e mandar ve...

Sincero
Veterano
# jul/04
· votar


O "a nivel de escala" tá errado

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


Campo harmonico é "a nivel de" acordes. Dm, Em, naum saum escalas, saum acordes. E todos os acordes do campo harmonico de C são montados com notas que pertencem a escala de C.

Mr Mister
Veterano
# jul/04
· votar


..

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


se isso tá certo, como eu uso o CH? quero dizer, sei as escalas cabiveis, mas nao sei o que fazer com elas. se o cara tá usando um C, eu (baixista) poderia usar qualquer uma dessas escalas? enfim, como funciona na prática?

Bom, eu não toco baixo, mas como o campo harmonico se refere a acordes, tenho a impressão que não seria muito util a um baixista.

Acho que você tá confundindo CH com Modos, pois eles sim são diferentes escalas partindo de cada grau de uma escala.

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


Bem, é o seguinte. Se formos pensar na seguinte cadencia Dm F G C(uma simples cadencia composta por subdominantes menores(Dm) e maiores(F), dominte(G) e tonica(C)) nós podemos utilizar os acidentes de cada escala representada nos acordes, por exemplo, dentro da tonalidade de Dm nós temos si bemol na escala, se o músico estiver improvisando ou fazendo walking Bass(no caso os baixistas), eles podem utilizar o si bemol como nota de passagem, e isto se aplica nos outros acordes. O acidente ocorrente colocado de maneira criativa fica muitissimo interessante e ele é muitissimo utilizado por musicos que tocam Jazz e blues.

WormKrash
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

Poderia entao me dar um exemplo de acorde de Em ou Dm, só pra ter uma ideia? o que conheço seria as escalas de Em, Dm, etc.

Olinad

esse tipo de acidente eu uso direto em improvisos, mas isso nao seria um simples uso de escala?

inthelight
Veterano
# jul/04 · Editado por: inthelight
· votar


WormKrash
Acorde de Em é formado pela triade E + G + B

ex:
.......EADGBe
.......022000

basta vc pegar a escala de E harmonizar, ou seja, pular a intervalos de terça.

escala de E:

E F# G# A B C# D# E

1º grau: E
3º grau menor: G
5º grau: B

pronto, vc achou a triade q forma o acorde Em. repare q o 3grau da escala é G# e não G. É q qdo vc quer formar um acorde menor vc pega õ terceiro grau e tira meio tom, fica uma terça menor., e é a terça q diferencia acorde maior de menor

Gabriel_Bp
Veterano
# jul/04
· votar


Campo harmonico é "a nivel de" acordes. Dm, Em, naum saum escalas, saum acordes. E todos os acordes do campo harmonico de C são montados com notas que pertencem a escala de C.

acorde e escalas são a mesma coisa, mas em intervalos diferentes. se tu pegar um acorde e seguir a ordem de terças dele até chegar na tônica tu tocou exatamente a escala relativa a ele. então tanto fede como catinga.

WormKrash tu poderia usar qualquer nota de qualquer acorde que tu não sairia da tonalidade. da uma estuda sobre modos e como eles são feito que tu vai entender isso.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


Gabriel_Bp
Mas se ele tiver tocando na tonalidade de C, e usar as escalas de Dm, Em, etc, naum vai soar bem, pq vc vai sair da tonalidade, já tocando os acordes de Dm e Em vc continua dentro da tonalidade de C, a diferença seria essa.

Alan Matos
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

No caso vc não usaria as escalas de D menor e E menor. Vc usaria os modos correspondentes, ou seja, D dórico ou E frígio.

Gabriel_Bp
Veterano
# jul/04
· votar


exatamente como o Alan Matos disse tu não usaria a escala menor natural e sim os modos de cada acorde menor.

Alan Matos
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

Vc não pode pensar em acordes e escalas da mesma maneira. Dentro de um CH, escalas e acordes não desempenham a mesma função cara, vide o exemplo acima.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


então qdo se fala em campo harmonico de escalas está se falando dos modos? Mas o nome disso é campo harmonico mesmo ou tem outro nome?

Alan Matos
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

Cara, Campo Harmônico é a sequência dos acordes, exemplo:

C7+ - Dm7 - Em7 - F7+ - G7 - Am7 - Bm7/5-, isso seria o CH de C.

Com relação as escalas elas são os MODOS do campo harmônico, ou seja, pra cada acorde desse existe um MODO (escala).

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


Alan Matos
ah, tá. Mas então, se o cara tá falando de CH é relativo a acordes, num é?

o WormKrash falou q o CH de C teria a escala de C, Dm, etc. é dessa confusão q eu to falando...ele trocou acorde de Dm por escala de Dm.

mas acho q entendi o negocio dos modos, valeu

Alan Matos
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

É isso mesmo - CH é sobre acordes

Modos - São as escalas do CH

pau de dá em doido
Veterano
# jul/04
· votar


A NIVEL DE ESCALAS, e não sei.

Alan Matos
Veterano
# jul/04
· votar


inthelight

Pra explicar melhor - Suponha que está rolando uma base pra vc solar. E vc pergunta - Qual o Campo harmônico dessa harmonia?

Vc está se referindo aos acordes que fazem parte dessa harmonia, agora as escalas que vc vai usar pra improvisar já é outra conversa.
Sempre que se falar em CH vai estar se referindo aos acordes e não as escalas.

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


Alan Matos
saquei, era como eu imaginava, são os acordes mesmo.

valeu cara!

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


Alan Matos

Alan, quando eu vou improvisar eu acho muitissimo interessante considerar cada acorde independente da musica(nao despresando a sua função dentro da tonalidade, Subdominante, Dominante, Tonica), ficando livre a utilizar os acidentes ocorrentes dentro do acorde, por exemplo,

Quanto toca um Dm dentro da tonalidade de C , eu utilizo a armadura de clave de Dm para improvisar, o legal disso é que da para fazer uso de cromatismo sem se perder, esperimenta lá depois. O unico problema de usar este tipo de técnica é que tem conhecer muito bem o trajeto da musica, se nao vai sair besteira.

Fica fantastico utilizar esse tipo de coisa quando tem Dominante Individual.

ícaro
Veterano
# jul/04
· votar


Estou começando a tocar guitarra e estou com uma Tagima Classic e uma pedaleira digitech RP-100, gostaria de receber algo que possa me ajudar com teoria musical, tipo um acompanhamento, quem puder me ajudar eu agradeço.

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


ícaro
Eu te ajudo no que eu souber.

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Olinad

Fica fantastico utilizar esse tipo de coisa quando tem Dominante Individual

Ainda mais quando o dominante é um diminuto.

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci

Cara, tem uma tecnica de improvisão muito loca, eu esqueci o nome dela, mas é assim ó. Vc está improvisando em C maior, em um certo trcho da musica vc toca frases muito rapidas meio tom acima, isto é, pensa em C# . Se vc fizer frases rapidas e conseguir voltar para C maior com cromatismo, da uma impressao muito loca, pq em momento nenhum da para relaxar, só há relaxamento quando vc volta para C maior. Cara experimenta, é muito loca essa técnica, e ja deixo avisado, se fases frases rapidas fica mais legal. :)

LeandroP
Moderador
# jul/04
· votar


Olinad

Eu uso muito disso no blues, fica legal mesmo. Ainda mais se este C# for com #4

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci

é que a 4# vai acabar virando uma nota sol dentro da escala DE C.
|-------------------------|
C MAIOR C D E F G A B |
C# maior C# D# E# F# G# A# B# |
|-----------------------|
|
C# 4# C# D# E# F##(QUE É IGUAL A SOL) G# A# B#

SE EU NAO ME ENGANO A ESCALA MAIOR COM 4 AUMENTADA É A LIDIO NEH, FAZ TEMPO QUE NAO USO A NOMENCLATURA. CARA, NUNCA PENSEI EM USAR ISSO QUE VC DISSE, DEVE FICAR BEM LOCO HEHEHHEHE, VALEU. :D

Olinad
Veterano
# jul/04
· votar


LeandroPanucci
HEHEHEH, QUE DROGA, EU FIQUEI MÓ ERA ARRUMANDO AS SETINHAS NAS ESCALAS PARA TE MOSTRAR, MAS QUANDO EU ENVIEI A MENSAGEM APARECEU TUDO ERRADO HEHEHEHE, BEM, VC VAI ENTERDER

LeandroP
Moderador
# jul/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Olinad

he he he deu pra sacar o lance na boa.

É que não é apenas um simples Lídio, porquê é com sétima menor. Então é um Lídiob7 ou um Mixolídio#4... enfim, é uma escala nordestina mesmo.

Também é bom é usar o arpejo: C#7(9/#11) Cmaj7

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a campo harmonico é a nivel de escalas... certo?