formação de acordes

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/11
· votar


metaltenacios

Eu postei isso em outros tópicos, mas não me custa repetir aqui.

Os acordes básicos são formados através do "empilhamento de terças". Terça é o intervalo entre uma nota e a terceira nota a partir dela. A terça pode ser maior ou menor, em função da distancia de tons entre as duas notas.

3a maior: 2 tons de distância
3a menor: 1,5 tom de distância (um tom e meio)

Pra simplificar a forma vamos chamar a terça maior de 3M e a terça menor de 3m, ok?!

Então vejamos as notas Dó e Mi. Temos um intervalo de terça, pois o Mi é a terceira nota a partir do Dó (dó, ré, mi).

Contando os tons podemos dizer que entre Dó e Mi temos uma terça maior, pois a distância entre as duas notas é de dois tons.

Se você diminuir a nota Mi em um semitom (com o uso do bemol), você terá a nota Mi bemol, que por sua vez tem uma distância de um tom e meio, logo uma terça menor.

Voltando ao "empilhamento de terças", o que fazemos é o seguinte:

Pegamos a terceira nota partindo da primeira, depois pegamos a terceira nota partindo da terceira. Por exemplo, se a primeira nota é o Dó, a terceira será o Mi, e a terceira da terceira será a nota Sol (mi, fá, sol).

A nota Sol é a terceira em relação a nota Mi, mas é a quinta em relação a nota Dó. Daí que você tem os intervalos fundamentais de uma tríade: a primeira (nota tônica), a terceira e a quinta.

As tríades fundamentais são: maior, menor, aumentada e diminuta.

Elas são formadas pelo empilhamento de terças e seguem a seguinte regra:

Maior: 3M + 3m
Menor: 3m + 3M

Note que um é o contrário do outro.

Dessas duas temos as variações:

Aumentada: 3M + 3M
Diminuta: 3m + 3m

Tomando a nota Dó como a primeira (nota tônica) e a formula acima, podemos formar as tríades básicas desta forma:

Maior: Dó, Mi, Sol
Menor: Dó, Mi bemol, Sol

Aumentada: Dó, Mi, Sol sustenido
Diminuta: Dó, Mi bemol, Sol bemol

Deu pra entender até aqui?

erickx
Veterano
# jul/11
· votar


LeandroP

Parabéns por querer ajudar o cara mas eu dei um material sensacional em video para ele, completo, desde triades a inversões de baixo!

Tenta tirar só as dúvidas dele ou complementar, passar do inicio vai ser trabalhoso e desnecessario, eu acho.

Abração!

LeandroP
Moderador
# jul/11
· votar


erickx

Legal o vídeo! Muito esclarecedor! Mas o cara não tem banda larga (como ele disse). De qualquer maneira só agrega mais valor ao tópico e ajuda os outros colegas ;)

erickx
Veterano
# jul/11
· votar


LeandroP

Pô, baum demas mestre, eu mesmo já aprendi bastante com vc!

Abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a formação de acordes