Problemas com formação de acordes

    Autor Mensagem
    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # dez/03


    Pessoal,eu estou tentando entender como formar acordes,para isso lí várias vezes a explicação aqui do Cifraclub.Eu entendi a parte de escalas,e de graus.Peguei meu violão e fúi passando as notas de acordo com teoria,tudo certo.Cheguei a parte de intervalos,entendi também.Mais adiante na explicação entendi como são formados os acordes maiores,menores.Como já sabia a formação desses acordes,fiz cada um e passei a escala para ver se estava certo,e tudo bem até aí.
    Só que não entendi como são formados os acordes com sétima,quinta,sexta (ex C6,C7) e etc.Na parte de exercícios lembro q tinha um G6,q não sei como fazer até agora.
    No meio da explicação tem um quadro enorme de intervalos e símbolos q também não entendi nada,tem alguma ligação.
    Bom,quem puder me ajudar,por favor o faça...

    Monstéra
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Para fazer esse G6 que vc ñ entendeu, vc pega a tônica e acrescenta 4T e 1sT (4 Tons e 1 Semi-Tom).
    Esse intervalo equivale a nota de E.
    Acho que ficaria mais ou menos assim:


    e|---|---|-3-|---|
    B|---|---|---|---|
    G|---|---|---|---|
    D|---|-1-|---|---|
    A|---|---|---|---|
    E|---|---|-2-|---|
    1 2 3 4


    1 = 1° Casa
    2 = 2° Casa
    3 = 3° Casa
    4 = 4° Casa

    Lodewijk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    é o seguinte:

    1 - pra se formar acordes maiores vc pega a escala maior (que como entendi, vc sabe), pega o I III e V graus da escala, e forma o acorde a partir destas notas. exemplo C (C E G).

    2 - pra se formar acordes menores vc pega o III grau e reduz ele meio tom (uma casinha). Ex. C (C Eb G)

    3 - pra se formar acorde com 7a, (não sei se está correto, estou no trabalho e estou sem instrumento), vc troca o V grau pelo VII grau. Ex C (C E Bb) Obs. Na Escala maior o 7o grau é aumentado, portanto usa-se Bb, pois a 7a do acorde não é aumentada.

    4 - com a 6a a mesma coisa, só que vc trocar pelo sexto grau da escala.


    é isso ae, está um pouco confuso mas espero te ajudar.

    Tripa Seca
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    vc troca o V grau pelo VII grau. Ex C (C E Bb)

    errado... vc continua com o Vº grau e adiciona o VIIº grau da escala...

    Lodewijk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Tripa Seca
    Po, verdade...
    foi mal... valew....
    é q eu to no trampo!!
    Valeu msmo pela correção!!!

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    E tem como seu saber a forma certa de fazer um acorde só vendo o nome e "tirando os graus a limpo".
    Pq tipo o Cm (dó menor),eu tenho uma revista de principiante q mostra alguns acordes básicos,e lá o Cm é feito com uma pestana na terceira casa.Más quando fúi usar o método de usar os graus e tudo q aprendi sob formar acordes,achei outra forma de fazer o Cm.(eu não consegui posicionar os dedos,más teóricamente se pudesse seria um Cm.)

    Lodewijk
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: Lodewijk
    · votar


    é...
    o Cm é feito com pestana também é o jeito mais comum
    mas poderia ser feito assim também:
    <pre>
    e----x----
    B----1----
    G----0----
    D----1----
    A----3----
    E----x----
    </pre> se vc abafar o mi ali embaixo (Mi é o III grau que menor fica bemolizado)

    agora se vc pegar o C em pestana
    <pre>
    e------3-----
    B------5-----
    G------5-----
    D------5-----
    A------3-----
    </pre> o menor fica assim:
    <pre>
    e--3----
    B--4---- --> III Grau bemolizado
    G--5----
    D--5----
    A--3----
    E-------
    </pre> No Cm menor sem pestana foi abafada a 1a corda pq na pestana a 2a corda na 5a casa vale a 1a solta
    (isso vc ja deve saber) e na pestana vc toca a 2a corda na quarta casa.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com formação de acordes