Mr Mister Veterano |
# jun/04
ENCAIXE BRAÇO/CORPO:
Braço colado - Sistema antigo, surgido na China, em que o corpo do instrumento tem um encaixe onde o braço é colado. Este princípio é adotado na construção de violões e em grande parte da produção de guitarras da Gibson. O maior mérito desse tipo de construção é a boa transmissão sonora, proporcionando boa sustentação. Porém, qualquer erro de angulação no momento do encaixe e colagem pode comprometer a tocabilidade da guitarra.
Braço parafusado - Construção em que o braço é encaixado e fixado ao corpo com parafusos. Esta é uma característica predominante nas guitarras Fender, Ibanez, ESP,Jackson, Washburn, Schecter, entre outras marcas. Neste caso, o corpo e o braço estão apenas encostados, com relativo prejuízo na transmissão sonora. O timbre se torna mais estalado e zaguido, sem muita sustentação. A favor deste sistema está a sua praticidade, que possibilita pequenos ajustes de angulação do braço.
Braço integral - O braço, de peça única ou dividido em várias tiras ou longarinas, vai do headstock até a parte central do corpo. O restante do corpo é colado nas laterais da peça, compondo o shape final. No sistema de peça única, os exemplos são as Jackson Soloist e guitarras Carvim. Marcas como Rickenbacker e Alembic utilizam braços de várias tiras ou longarinas. A construção integral proporciona mais sustentação, uma vez que toda parte central do instrumento está na memsa peça. O timbre é encorpado e consistente.
Ciber-joint - Criado pela marca japonesa ESP, trata-se de um encaixe parafusado mais profundo. O braço segue até o meio do corpo. São necessários mais parafusos e o captador do braço fica acima desse encaixe. Este tipo de construção melhora a sustentação e encorpa o timbre. A Yamaha emprega esse sistema no modelo do guitarrista Frank Gambale,
Stephen's cutaway - Características das guitarras Washburn N4 Nuno Bettencourt. Esta construção foi primeiro testada em violões e depois em guitarras. Facilita o acesso da mão à região das casas mais agudas.
TIPOS DE BRAÇOS:
Peça única - Quando o braço e escala são a mesma madeira, como nas guitarras Fender do período de 1954 a 1959. Apresenta sonoridade mais aguda e estalada, além de pegada mais forte.
Duas peças com escala colada - A escala colada escura tem sonoridade mais grave e macia. Escalas coladas claras são mais agudas e de som brilhante.
Scarf-joint - Sistema de colagem de braços feita na região próxima do headstock, na altura dos primeiros trastes e na parte de trás do braço. Seu objetivo é facilitar a definição de angulação do headstock, economizar matéria-prima e tornar mais prático o trabalho de construção. Este sistema deixa o braço mais frágil e causa perda de sustain.
--
isso aí, galera..... amanhã tem mais
|