raio-x da guitarra n 5

    Autor Mensagem
    Mr Mister
    Veterano
    # jun/04


    ANGULAÇÃO DE HEADSTOCK:
    Estilo Gibson - Headstock angulado que exerce pressão maior sobre a pestana, melhorando a sustentação.

    Estilo Jackson ou guitarras de heavy metal com floyd rose - Headstock bastante angulado, mas a trava do sistema Floyd Rose, que se encontra na região da pestana, cancela boa parte da tensão de cordas e tira sustein.

    Estilo Fender - Pouca angulação e baixa pressão na pestana. As cordas tendem a estalar um pouco nas primeiras casas. O timbre e aberto e agudo.


    TENSOR:
    Os sistemas de tensor pouco influem na sonoridade do instrumento. Os tipos de tensores utilidades em guitarras são:

    Barra simples - O tensor e colocado curvo em relação à parte de tras do braço. A cavidade tambem tem curvatura e uma tampa ou longarina e colocada atras do braço, que fecha a cavidade. Este tipo de tensor e muito usado em guitarras Gibson, Fender e Gretsch. O ajuste no headstock implica no giro anti-horario, para apertar, e sentido horario, para soltar.Apertando o tensor, o braço se curva para tras. soltando-o, curva-se para frente. No final do braço, o sentido da regulagem e o inverso ao do headstock.

    Barra dupla - A cavidade e reta e a "barriga" do tensor, com o aperto na regulagem, cresce para a escala, forçando o braço para tras. Este tipo de tensor e muito utilizado em guitarras como Jackson, Ibanez e ESP. O principio e o mesmo do tensor de barra simples

    Barra dupla de duas vias - Conhecido como Fender Bi-Flex ou tensor de ação dupla. Tambem e utilizado pela PRS, James Tyler e Sadowsky. NEste sistema, o ajuste possibilita a regulagem em ambas as direções(curva positiva e negativa)

    Fixo ou barras fixas - Tensor sem ajuste externo. As barras fixas tambem são utilizadas para reforçar o braço, mas implicam na perda de massa de madeira, influindo na sonoridade.


    CURVATURA DE ESCALAS:
    Estilo vintage - De 7" a 9"
    Estilo de transição - De 9" a 12"
    Estilo moderno para Floyd Rose - De 14" a 20"
    Reedições - 7.25"


    MEDIDAS DE ESCALA:
    Padrão Gibson(24.75") - Timbre grave e encorpado, com peso e maciez.
    Padrão PRS(25") - Bom equilibrio e balanço tonal.
    Padrão Fender(25.5") - Medida mais longa que estica mais a corda e proporciona mais agudo e ataque.
    Baritono(27") - Para guitarras-baritono e utilização de encordoamentos leves para afinações baixas, evitando prejuizo na tensão de cordas.
    --
    isso ai galera, amanhã tem mais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a raio-x da guitarra n 5