Mr Mister Veterano |
# jun/04
TIPOS DE CORPO:
Sólido - Feito de madeira sólida, sem câmaras internas.
Semi-Sólido - A construção é iniciada com o copro sólido e termina com partes escavadas, coladas no final do processo.
Semi-Acústico - Sua concepção parte da estrutura acústica. O corpo, em geral, é mais fino do que nas guitarras acústicas e conta com um sistema de bloco central ou uma estrutura de sustentação interna para possibilitar o uso de pontes fixas no top do instrumento. As semi-acústicas podem ser feitas com tamps sólidos ou laminados. O timbre mistura o brilho do acústico com o peso do sólido.
Acústico - Não se coloca nenhum bloco central, portanto não é possível fixar pontes no tampo, apenas cordais e pontes ajustáveis. A estrutura interna é feita por tiras de sustentação no top e na traseira do instrumento. Essas guitarras são mais "gordas" do que as semi-acústicas e podem ter o tampo laminado ou sólido. A sonoridade, em geral, é mais grave e encorpada.
MADEIRAS PARA BRAÇO:
Mogno - Madeira nobre muito utilizada pela Gibson e outros fabricantes como Paul Reed Smith e Guild. Tem um som gordo, bem encorpado, privilegiando os graves. Oferece boa sustentação. É encontrada no Brasil.
Maple - Uma das madeiras mais utilizadas no mercado mundial. Possui alta densidade e sonoridade aguda cortante. O hard maple é predominante em braços, enquanto o soft maple, mais usado nos corpos, apresenta vários tipos de figuração: tigrado(flamed maple), retalhado(quilted maple) e "olho de passarinho"(bird's eye), entre outros.
MADEIRAS BRASILEIRAS PARA BRAÇO:
Pau-marfim - Parecida com o maple, é utilizada na fabricação de braços pelos fabricantes no Brasil. Tem alta densidade, mas sua retrabilidade depende muito de estar bem seca e cortada de forma correta.
Grumixava - Com seus veios destacados, assemelha-se ao maple. Tem boa sonoridade de agudos e balanço tonal claro e definido.
---
Pois é galera.... amanhã tem mais!
|