Escals - modos, quis usar?

    Autor Mensagem
    kreutz_guitar
    Veterano
    # jun/04


    Olha só eu fiz uma musiquinha toda em lá M, eu to afim de fazer instrumental alguém sabe na teoria que escalas e modos eu devo usar pra fazer a melodia... (eh que eu não estudei isso ainda)...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Lá M .... isso é maior ou menor???

    É melhor você pronunciar corretamente o acorde. Tu não está colocando o carro na frente dos bois? Na boa, estude mais acordes!

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    faz com penta Am

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci
    po é verdade ehehe

    kreutz_guitar
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: kreutz_guitar
    · votar


    LeandroPanucci
    Maior, eu não quis especificar o acorde a penas mostrar o tom da musica... Eh que eu tava acustumado usa M para enfatizar que era maior e m para menor...
    mas velew pela correção...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Jônio, Lídio, Mixolídio, Lídiob7, Penta-blues.

    É uma pergunta meio vaga. Tem tantas escalas que se pode usar sobre um Lá maior.

    gustavo macaco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o M ta certo, é que a notação correta seria A sacou?

    kreutz_guitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci
    como eu já disse eu ainda não estudei esse negocio de que escalas usar mas me diz uma coisa basicamente eu não posso usar A, F#m, E, C#m, D,Bm?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    kreutz_guitar

    Pode sim, por que não?

    São todos acordes "diatônicos" (que pertencem a escala) de Lá.

    No campo harmônico de Lá, estes acordes estão assim:

    Em tríades (acorde formado apenas por 3 notas)

    A, Bm, C#m, D, E, F#m, G#º



    Ou em tétrades (acorde formado por 4 ou mais notas)

    A7M, Bm7, C#m7, D7M, E7, F#m7, G#m7(b5)


    Pode usar assim. Aliás, tem uma infinidade de música com estes acordes.

    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    pelo que eu sei acordes diminutos são tétrades, e eu não usaria G#º no campo harmônico de lá maior, eu usaria E/G#.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    MacCa

    Diminutos é formado por T, b3, b5 e bb7. O fato do acorde não mostrar a sétima diminuta não quer dizer que não seja - fica é sub-entendido.

    E/G# pode ser usado e fica bom também. Na realidade, para os acordes de função dominante (que é o caso deste MI), você pode usar uma diminuta começando pela terça deste acorde.

    Observe que quando o campo harmônico passa a ser feito em tétrades, o acorde diminuto se torna meio-diminuto, porque surge uma sétima menor - G#m7(b5)... que é bem parecido com um C#m/G# (com quinta no baixo.

    É tudo um jogo onde se combina as peças.

    kreutz_guitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    LeandroPanucci
    kra só vê se o meu raciocinio está certo...
    Eh que eu pensei em usar as escalas da Tônica, Dominante, Subdominante e seus relativos menores... (acho que vc pensou pelas notas da escala, não que não sejam)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    kreutz_guitar

    Pensou certo, claro. Se você tem acorde pra escolher, é isso mesmo!

    MacCa
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: MacCa
    · votar


    Mas o problema do G#º a meu ver, é o fá que é a 6ª menor de lá, ou seja, ocorre um cromatismo aí, pois essa nota não é diatônica de lá maior. Mais parecido ainda é C#m7/G#.Bom, eu esqueci desse detalhe de que um diminuto pode ter uma nota oitavada no lugar de sua sétima diminuta, então sua classificação como tríade ou tétrade é opcional? Falando em diminuntos, eu acho interessantíssmo o fato de só haverem três tríades/tétrades de diminuntos(mudando-se apenas o baixo e a classificação dos intervalos), o que pode ser muito bem utilizado em harmonias ou melodias, se for aproveitado de maneira inteligente(como é o caso do solo de "my sweet lord").

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    Mas o problema do G#º a meu ver, é o fá que é a 6ª menor de lá, ou seja, ocorre um cromatismo aí, pois essa nota não é diatônica de lá maior

    Tem razão. Mas se tiver fazendo sobre um acorde diminuto, qualquer padrão diminuto soa bem, e como você disse, pode ser uma bela passagem pra uma resolução em A6. Soaria como aquela sombra que disse em outro tópico.

    Pra você ver como a harmonia é mesmo algo muito excitante de estudar. As vezes tiramos um solo de ouvido e s´depois vamos conhecer a verdadeira intenção de quem o criou. São pontos mito próximos... é um barato!

    Este negócio de diminuto é um barato. Essa simples simetria também abre mais possibilidades que se imagina. Vou tentar provar isso com "inversão" e tansformar em mixolídio alterado.

    Se você pegar um Bdim na formação tradicional (segunda casa) e encará-lo como uma inversão de um V7 por exemplo, pode se ganhar mais V7 "simétricos". Veja:
    .

    e-------------------|----------------------------------
    B-------------3-----|------3---------------------------
    G-------------1-----|------1---------------------------
    D-- Bdim -----3-----|------3----- G7(b9) --------------
    A-------------2-----|----------------------------------
    E-------------------|------3---------------------------

    .
    .
    Agora imagine você fazer o que faz aos diminutos sobre este V7(b9)... desdobrar....

    Apesar do V7(b9) ter sa origem no modo menor, ele pode soar muito melódico em uma harmonia maior:
    .

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    (que merda... apertei "enviar" antes da hora h he he)
    .
    .
    Dando seqüência na idéia, uma resolução de G7(b9) para C6(9)


    e--------------------------3---------------------------
    B----------1--3------3-----3---------------------------
    G--------1---------1-------2---------------------------
    D------3---------3---------2---------------------------
    A--------------------------3---------------------------
    E---3---------3----------------------------------------


    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o "V7" é G7 também?

    MacCa
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: MacCa
    · votar


    deixa eu reformular...(soou estranho, como se eu estivesse perguntando se pode-se chammar G de V também): o "V7" quer dizer G7, não é(V e G são próximos um do outro no teclado). O meu ponto na verdade, era mostrar uma maneira de seguir rigorosamente o campo harmônico de lá maior(com E/G#), mas na verdade, eu raramente componho harmonias que o seguem a risca(eu uso e abuso de diminutos e vários outros tipos de acordes, sempre me aproveitando de quedas ou subidas de notas certas notas das tríades/tétrades, conforme a progressão, e o resultado desse método é muito satisfatório)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    MacCa

    É lógico, a maior regra a ser respeitada é a música que quer expressar. Por que tem que ser certinho de soa tão bem?! É por aí mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escals - modos, quis usar?