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kreutz_guitar Veterano |
# jun/04
Olha só eu fiz uma musiquinha toda em lá M, eu to afim de fazer instrumental alguém sabe na teoria que escalas e modos eu devo usar pra fazer a melodia... (eh que eu não estudei isso ainda)...
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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Lá M .... isso é maior ou menor???
É melhor você pronunciar corretamente o acorde. Tu não está colocando o carro na frente dos bois? Na boa, estude mais acordes!
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gustavo macaco Veterano |
# jun/04
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faz com penta Am
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gustavo macaco Veterano |
# jun/04
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LeandroPanucci
po é verdade ehehe
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kreutz_guitar Veterano |
# jun/04 · Editado por: kreutz_guitar
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LeandroPanucci
Maior, eu não quis especificar o acorde a penas mostrar o tom da musica... Eh que eu tava acustumado usa M para enfatizar que era maior e m para menor...
mas velew pela correção...
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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Jônio, Lídio, Mixolídio, Lídiob7, Penta-blues.
É uma pergunta meio vaga. Tem tantas escalas que se pode usar sobre um Lá maior.
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gustavo macaco Veterano |
# jun/04
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o M ta certo, é que a notação correta seria A sacou?
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kreutz_guitar Veterano |
# jun/04
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LeandroPanucci
como eu já disse eu ainda não estudei esse negocio de que escalas usar mas me diz uma coisa basicamente eu não posso usar A, F#m, E, C#m, D,Bm?
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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kreutz_guitar
Pode sim, por que não?
São todos acordes "diatônicos" (que pertencem a escala) de Lá.
No campo harmônico de Lá, estes acordes estão assim:
Em tríades (acorde formado apenas por 3 notas)
A, Bm, C#m, D, E, F#m, G#º
Ou em tétrades (acorde formado por 4 ou mais notas)
A7M, Bm7, C#m7, D7M, E7, F#m7, G#m7(b5)
Pode usar assim. Aliás, tem uma infinidade de música com estes acordes.
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MacCa Veterano |
# jun/04
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pelo que eu sei acordes diminutos são tétrades, e eu não usaria G#º no campo harmônico de lá maior, eu usaria E/G#.
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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MacCa
Diminutos é formado por T, b3, b5 e bb7. O fato do acorde não mostrar a sétima diminuta não quer dizer que não seja - fica é sub-entendido.
E/G# pode ser usado e fica bom também. Na realidade, para os acordes de função dominante (que é o caso deste MI), você pode usar uma diminuta começando pela terça deste acorde.
Observe que quando o campo harmônico passa a ser feito em tétrades, o acorde diminuto se torna meio-diminuto, porque surge uma sétima menor - G#m7(b5)... que é bem parecido com um C#m/G# (com quinta no baixo.
É tudo um jogo onde se combina as peças.
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kreutz_guitar Veterano |
# jun/04
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LeandroPanucci
kra só vê se o meu raciocinio está certo...
Eh que eu pensei em usar as escalas da Tônica, Dominante, Subdominante e seus relativos menores... (acho que vc pensou pelas notas da escala, não que não sejam)
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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kreutz_guitar
Pensou certo, claro. Se você tem acorde pra escolher, é isso mesmo!
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MacCa Veterano |
# jun/04 · Editado por: MacCa
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Mas o problema do G#º a meu ver, é o fá que é a 6ª menor de lá, ou seja, ocorre um cromatismo aí, pois essa nota não é diatônica de lá maior. Mais parecido ainda é C#m7/G#.Bom, eu esqueci desse detalhe de que um diminuto pode ter uma nota oitavada no lugar de sua sétima diminuta, então sua classificação como tríade ou tétrade é opcional? Falando em diminuntos, eu acho interessantíssmo o fato de só haverem três tríades/tétrades de diminuntos(mudando-se apenas o baixo e a classificação dos intervalos), o que pode ser muito bem utilizado em harmonias ou melodias, se for aproveitado de maneira inteligente(como é o caso do solo de "my sweet lord").
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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Mas o problema do G#º a meu ver, é o fá que é a 6ª menor de lá, ou seja, ocorre um cromatismo aí, pois essa nota não é diatônica de lá maior
Tem razão. Mas se tiver fazendo sobre um acorde diminuto, qualquer padrão diminuto soa bem, e como você disse, pode ser uma bela passagem pra uma resolução em A6. Soaria como aquela sombra que disse em outro tópico.
Pra você ver como a harmonia é mesmo algo muito excitante de estudar. As vezes tiramos um solo de ouvido e s´depois vamos conhecer a verdadeira intenção de quem o criou. São pontos mito próximos... é um barato!
Este negócio de diminuto é um barato. Essa simples simetria também abre mais possibilidades que se imagina. Vou tentar provar isso com "inversão" e tansformar em mixolídio alterado.
Se você pegar um Bdim na formação tradicional (segunda casa) e encará-lo como uma inversão de um V7 por exemplo, pode se ganhar mais V7 "simétricos". Veja:
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e-------------------|----------------------------------
B-------------3-----|------3---------------------------
G-------------1-----|------1---------------------------
D-- Bdim -----3-----|------3----- G7(b9) --------------
A-------------2-----|----------------------------------
E-------------------|------3---------------------------
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Agora imagine você fazer o que faz aos diminutos sobre este V7(b9)... desdobrar....
Apesar do V7(b9) ter sa origem no modo menor, ele pode soar muito melódico em uma harmonia maior:
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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(que merda... apertei "enviar" antes da hora h he he)
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Dando seqüência na idéia, uma resolução de G7(b9) para C6(9)
e--------------------------3---------------------------
B----------1--3------3-----3---------------------------
G--------1---------1-------2---------------------------
D------3---------3---------2---------------------------
A--------------------------3---------------------------
E---3---------3----------------------------------------
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MacCa Veterano |
# jun/04
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o "V7" é G7 também?
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MacCa Veterano |
# jun/04 · Editado por: MacCa
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deixa eu reformular...(soou estranho, como se eu estivesse perguntando se pode-se chammar G de V também): o "V7" quer dizer G7, não é(V e G são próximos um do outro no teclado). O meu ponto na verdade, era mostrar uma maneira de seguir rigorosamente o campo harmônico de lá maior(com E/G#), mas na verdade, eu raramente componho harmonias que o seguem a risca(eu uso e abuso de diminutos e vários outros tipos de acordes, sempre me aproveitando de quedas ou subidas de notas certas notas das tríades/tétrades, conforme a progressão, e o resultado desse método é muito satisfatório)
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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MacCa
É lógico, a maior regra a ser respeitada é a música que quer expressar. Por que tem que ser certinho de soa tão bem?! É por aí mesmo!
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