Dúvida - ESCALAS

    Autor Mensagem
    BoDoM
    Veterano
    # mai/04


    Pesosal, sei que ja tem um topico com escalas mas...

    Eu resolvi aprender um pouco de teoria (ALELUIA) agora... Já aprendi sobre escalas Maiores e Menores, como é o desenho delas no braço e tal, tons, semitons............ agora a duvida...

    como vcs costumam ESTUDAR escalas??? Por onde começar a aplicá-las no braço? Eu tenho um desenho com todas notas nos trastes, to tentando memoriza-lo (ja sei bastante) mas nao sei por onde começãr a aplicar as escalas...

    alguem me da uma luz! sou n00b em teoria!

    yvo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    primeiro ve as notas da escala... tenta achar e decorar os desenhos dela em todas as regioes do braço do guitarra.. por fim, arranja uma progressao que possa encaixar essa escala e fica treinando, improvisando em cima dela

    BoDoM
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    valeu Yvo

    hmm entendi... entao posso pegar qualquer base e improvisar com a escala especifica, "passeando" pelo braço?

    até ai blz... tipo... vcs organizam as escalas, por ordem, em algum papel ou vao memorizando as que vao treinando?

    dicas!!! dicas!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    BoDoM

    Experimente usar salto melódicos. Saltos de terças diatônicas em Dó maior: C, E, D, F, E, G, F, A, G, B, A, C, B, D, C. Faça isso com o modo Jônio e depois pratique os outros modos. Estude isso no começo, dando mais ênfase ao Jônio, Dórico, Mixolídio e Eólio, pois tem mais uso prático. Depois compare o Jônio com o Lídio (que muitas vezes pode fazer o papel de tônica).

    Depois de um bom tempo de estudo, aumente os intervalos, usando saltos de quarta, sextas, sétimas.

    Isso aí dá pra praticar uns 6 meses sossegado.

    BoDoM
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    hmmm blz cara.... eu vou tentar construir as escalas menores e maiores primeiro, treinas bem elas.... depois passo pros modos, senão vou me confundir bastante concorda?... comecei hoje, apesar de tocar a 3 anos...

    mas valeu pelo help, acho que vou procurar um professor! hehehe

    Jorge Master
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sem querer fazer outro topic. Vou usar esse.

    1_Sobre escalas... Exemplo, escala de C maior, eu sei que a 6¤ é menor, e os outros graus são os modos gregos correto?

    2_A menor, eu sei que a 3¤ é maior,
    e os outros graus são os modos gregos?

    3_Como funciona a escala harmonica e melodica?

    4_Dúvida meio besta mas, escalas menores e pentas também possuem modos gregos?

    5_Existe escalas maior harmonica? Maior melodica? Como são?

    Obrigado desde já!

    De Ros
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: De Ros
    · votar


    Jorge Master

    1- A partir da sexta nota, temos a escala menor. Correto.

    2 - Isso.

    3- Tem ótimos tópicos sobre isso. Não tenho motivo para escrever aqui o que o LeandroP já explicou super bem em outros tópicos. Use a busca.

    4 - Não são modos gregos, mas, se usa muito, por exemplo, o quarto, quinto e sétimo grau da menor melódica, ou o quinto da menor harmônica.

    5 - Existe. Maior harmonica é a escala maior com a sexta menor no lugar da maior. Maior melódica é quando tu ascende na escala maior natural e descende na maior harmonica.

    Mas isso se usa menos do que mesóclise em conversa de moto-boys...

    Jorge Master
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    De Ros
    Kkk! Obrigadão De Ros.

    Então na escala maior tem modos gregos, mas na menor e pentas não tem?

    Na escala menor não são modos gregos, mas são aquelas variações de melódica, harmônica?
    (Corrija-me se estiver falando besteira)

    A escala menor melódica ela também tem que ir na natural e voltar na melódica?

    Obrigado!

    trovarim
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jorge

    Que eu saiba:
    Modos gregos servem para menor( q eu saiba é pouco usado), assim como para as pentas, lembrando que o jonio e eolio são as próprias escalas maior e menor:

    Modos maiores
    Jônio
    Lídio
    Mixolídio

    Modos Menores
    Dórico
    Frígio
    Eólio
    Lócrio

    Os intervalos

    1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M : Jônio
    1J 2M 3m 4J 5J 6M 7m : Dórico
    1J 2m 3m 4J 5J 6m 7m : Frígio
    1J 2M 3M 4+ 5J 6M 7M : Lídio
    1J 2M 3M 4J 5J 6M 7m : Mixolídio
    1J 2M 3m 4J 5J 6m 7m : Eólio
    1J 2m 3m 4J 5° 6m 7m : Lócrio

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jorge Master

    Não pense em modos como pedaços da escala maior. Cada modo é uma escala diferente.

    Num acorde de C maior, se tu utilizar o D dórico, sabe o que tu estará tocando? C maior. Tem bosn tópicos sobre isso, dá uma olhada e pergunta neles, se rolar alguma dúvida.

    Na menor melódica, se usada nas regras eruditas, seria isso mesmo, sobre de um jeito, desse de outro. Chamasse escala menor melodica clássica ou Bachiana.
    Mas o mais comum, na música moderna, é a real melodica ( Real Melodic Minor ou Jazz Minor ), que sobe e desce igual.

    P.S. Eu disse que outras escalas não possuem modos gregos. Mas, como no exemplo da menor melódica, elas possuem modos sim (mas não são gregos).

    Valeu!

    Jorge Master
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Jorge Master
    · votar


    trovarim

    Obrigado!
    Ajudou mto! Essa tabela matou a charada! Kkk.

    De Ros

    Humm, confundi e compliquei as coisas. Estava vendo os modos como algo padrão da escala maior.
    Mas as escalas maior e menor, fazem parte dos modos praticamente, como a maior é jônio, e menor é eólio. Correto?

    Os modos são como um caminho para o músico em usar as escalas para não fugir de certa tonalidade? (falei merd?)

    Então não existe pentas dos modos? Pqe pensava qe as pentas se contava apenas com a eliminação dos graus... Mas no caso de penta maior ou menor, ela se caracteriza da escala maior e menor... Por causa dos intervalos certo?

    Desculpas tantas perguntas, essas são as ultimas! Kk. Só preciso saber isso para mergulhar nesse assunto de cabeça.

    Muito obrigado De Ros!

    De Ros
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Jorge Master

    Modos-

    Os modos são usados para fazer música modal. Tu pode improvisar um blues com dórico ou mixolídio, mas provavelmente tu vai usa-los como ferramentas, junto à outras possibilidades. Senão, se usa para modalismo e só.

    Aliás, nem sei porque se se fala tanto nisso.... O pessoal decora os shapes no braço e acha que está "tocando os modos"!

    Pentas -

    Tem cinco formas das pentas (uma começando de cada nota, obviamente), mas, via de regra, se usa apenas a maior ou a menor (por todo o braço, utilizando então os cinco shapes).

    Claro que existem outras pentas (a dominante, a menor 6M e outras). Fora algumas japonesas, que são pentas também (contém 5 notas).

    Insisto que tem bons tópicos sobre isso, estou repetindo informações que estão lá...

    LeandroP

    Forma erudita de tocar a melódica, tu quer dizer, né?

    Para te falar bem a verdade, a melódica eu só uso o 4 grau, o famoso lidio b7. Usei o super lócrio alguma vez numas passagens para uns jingles mais jazzistas, mas acho a sonoridade tão distante da minha personalidade que nem tenho cópias disso, hehehe!!

    Agora, subir de uma maneira e descer de outra numa improvisação, só se eu mudar o processador do meu cérebro, porque o 486 aqui não roda esse tipo de programa, hehehe!!!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    De Ros

    Apaguei a postagem sem querer, mas ainda bem que você leu.

    É desta forma mesmo que você postou.

    Agora, subir de uma maneira e descer de outra numa improvisação, só se eu mudar o processador do meu cérebro, porque o 486 aqui não roda esse tipo de programa, hehehe!!!

    Aí tem que ser pelo menos um dual core °.°

    Jorge Master
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    De Ros

    Tudo bem, muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - ESCALAS