Duvida - Escalas

    Autor Mensagem
    hohoner2
    Veterano
    # jun/07


    eu sei algumas escalas....
    mais nao sei como :
    usar....
    quando....
    nem em q estilo...

    John Norun
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    tipo depende...eu uso escalas pra improvisar..ae vc escolhe uma base antes (por exemplo Am-F-G) e usa as escalas das notas, ou as correspondentes..se vc aidna num ta acustumado a usar escalas comece pelas pentatonicas, q são + simples..ae o estilo axo q da pra usar em tudo..esxistem varias escalas..ae vc tem q ver em qual vc se da melhor

    flw

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    leia o tópico de escalas, procure na busca por modos gregos, e informe-se a respeito de campos harmônicos, aí vc vai ter uma idéia "básica" de como usá-las. ;P

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    hohoner2

    Separe as escalas maiores das menores. Compares os intervalos entre as escalas de cada grupo (maior e menor). Experimente aplicar uma escala menor sobre um acorde menor. Se por exemplo o seu acorde menor tem uma 6a maior, então a escala do modo dórico é a mais utilizada. Agora se você só sabe os desenhos das escalas e desconhece os seus intervalos característicos, a sua formação, fica difícil entender a sua aplicação. Nesse caso eu recomendo a teoria elementar (intervalos). Use a busca do fórum. Tem muita informação boa.

    hohoner2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    vlew....

    mais tipow ....eu conheço T T ST T T T ST (AXO Q É DA MENOR)

    T T T ST T T ST(AXO Q É DA MAIOR)

    EU SEI ISSO!.........]

    EM MUSICAS Q EU NUNCA ESCUTEI TIPOW.....SÓ UMA VEZ.....EU JA SEI MEIO Q

    "IMPROVIZAR"

    MAIS EU ERRO MUITO PQ NAO CONHEÇO OS DESENHOS .....(OND APERTAR OS TRASTES)

    ENTAO EU NEM SEI POR OND COMEÇAR....
    EU AXO Q EU COMECEI A APRENDER MAIS DO MEIO DO ASSUNTO....

    DEIXEI MUITA COISA PRA TRAZ.......

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    hohoner2

    Experimente distribuir as tríades maiores e menores pelo braço.

    Tríade é um agrupamento de notas dispostas em intervalos de terças.
    Veja um tópico sobre tríades:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125853/

    Dê uma pesquisada sobre "inversões" também.

    Uma tabelinha de aplicação de escalas pra download:
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.xls

    CaioPrimo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    hohoner2
    eh treinar x), e estudar os desenhos

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Bom dia!!!

    CaioPrimo
    eh treinar x), e estudar os desenhos
    Treinar sim; desenhos não!
    Cara, a Escala está baseada nos intervalos, não nos "shapes". O que se deve estudar em Escalas são seus intervalos característicos.

    hohoner2
    ENTAO EU NEM SEI POR OND COMEÇAR....
    EU AXO Q EU COMECEI A APRENDER MAIS DO MEIO DO ASSUNTO....

    Nunca é tarde pra começar. Pode até ficar um pouquinho mais complicado pois vc pode ter adquirido alguns vícios, mas nada que não tenha conserto.
    E pra começar bem, use a Busca. Como já foi dito pelo nosso camarada LeandroPanucci, tem muita matéria boa sobre o assunto e tudo explicado desde o começo.

    Valeu!!!

    JaO Maçon
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: JaO Maçon
    · votar


    Vou aproveitar pra tira uma dúvida minha. Como se estuda escalas, tem q ficar repetindo as escalas varias vezes falam as notas que estão sendo tocadas?

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Bom dia!!!

    JaO Maçon
    Repetir várias vezes uma Escala vai lhe permitir acostumar-se com sua sonoridade e portanto com seus intervalos.
    Já repetir várias fezes só vai emporcalhar seus estudos...rsrsrs
    Valeu!!!

    John Arch
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    hohoner2

    eu conheço T T ST T T T ST (AXO Q É DA MENOR)
    T T T ST T T ST(AXO Q É DA MAIOR)


    Isso daí na verdade tá errado. O primeiro, T-T-st-T-T-T-st é da escala maior ou modo jônio. E o da escala menor em sua forma primitiva (q é igual ao modo eólio) seria T-st-T-T-st-T-T. Os demais modos seguem o mesmo padrão, mas sempre começando de um outro ponto.

    Logo, sendo o jônio T-T-st-T-T-T-st, o dórico é T-st-T-T-T-st-T, o frígio é st-T-T-T-st-T-T, o lídio T-T-T-st-T-T-st (q foi o q vc fez) e assim por diante.

    Agora, note q os modos são considerados maiores ou menores em função da distância entre a tônica e a 3ª da escala. Logo, de fato, o modo lídio q vc colocou é um modo maior, contudo, não é a escala maior da música tonal.

    hohoner2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A.....

    vlew.....

    mais eu tinha q encontrar tipo uma" ordem de como estudar."...

    tipow:

    eu nao sei se estudo escalas primeiro
    ou
    formacao de acordes
    intervalos
    modos gregos
    e assim por diante

    nao sei kual vem 1°

    pq ai eu compraria alguns livros e dvds tamb....

    XD..........

    John Arch
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Compra um livro de teoria desses tradicionais msm, da Maria Luiza de Matos Priolli ou do Behumil Med...

    André_Decathlon
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    comece aprendendo a usar a busca....
    okay?

    hohoner2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    e um bom livro desde o inicio até o avancado .???


    recomendam kual......

    nao importa o preço mais tem q ser bom msm....

    ....................

    zapa
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    carasmeu nome e zapa e sou novo aqui no forum.caras para improvisar sou meioloco uso as pentas maior, menor ,m7,m6,M7.EA MENOR HARMONICA .MAS SO SEU MDO JONICO PORQUE NAO SEI OS MODOS DA ESCALA MENOR HARMANICA E MELODICA .CARA SE TU QUER UM CONSELHO,FAZ UM IMPROVISO COM ESSAS ESCALAS NA MUSICA TNT ac/dc com a base em mi sol la. pra falar a verdade meus improvisos sao muito bons ,ssao melhores que os solos que componho.ontem compus uma musica mto linda.linda mesmo.meti umas triades e o solo ficou massa.comeca com violao e termina com um solo de guitarra acompanhando um gaita .se der ,vou postar no forum pa vcs opnarem.VALEU

    hohoner2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Galera me ajudem eu nao aprendi tudo do basico ainda agora to meio perdido de onde eu começo a estudar eu sei um poko de basi e um poko de avançado e agora to meio parado por kausa disso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida - Escalas