Tutorial: como gravar suas músicas...

Autor Mensagem
yvo
Veterano
# mar/03
· votar


smartdrive descupla a ignorancia ms onde fik a placa de som
flw

snd
Veterano
# mar/03
· votar


MKzan: Lá no options tem uam opção chamada Play other tranks while recording new one (ou algo parecido), junto da opção de gravar em Stereo.

Juneca
Veterano
# mar/03
· votar


Dá para eu gravar as bases e depois adicionar os solos no audacity? Se for possível, como eu faço?

caiof
Veterano
# mar/03
· votar


ae galera como tem q ser esse cabo p2 - p10 q eu vo ligar na guita. stereo ou mono memo?

Juneca
Veterano
# mar/03
· votar


Pô galera, ajudem por favor...

admin
Moderador
# mar/03
· votar


Tá na mão:
www.cifraclub.com.br/guitarbattle/comoligarnopc.php

Um abraço!

OzzyGod
Veterano
# mar/03
· votar


e se minha placa for onboard?
dá pra gravar mesmo assim?

snd
Veterano
# mar/03
· votar


OzzyGod: Desde que sua placa tenha entrada pra microfone não importa ser onboard.

Juneca
Veterano
# mar/03
· votar


Vocês não responderam a minha dúvida. Da pra eu gravar as bases e adicionar os solos numa mesma música com o audacity? Se for possível, como eu faço? Ajudem por favor...

Grow
Veterano
# mar/03
· votar


tipo, não sei se já escreveram aki, mas como faço pra fazer akele efeito do gravador de som do windows: "aumentar a velocidade" ou "diminuir a velocidade" no audacity? já tentei todos os efeitos e nenhum deu certo

Juneca
Veterano
# mar/03
· votar


Pô galera, ninguem pode ajudar?

snd
Veterano
# mar/03
· votar


Juneca: Quando você grava uma faixa no audacity vc aperta no botão de Record. Dai você grava uma faixa. Depois aperta o Stop pra parar. E quando aperta o Record ele grava outra faixa, dai quando você transforma isso em wav ou mp3 ele mixa as faixas todas juntas.

Grow
Veterano
# jul/03
· votar


Juneca
vc tem q ir nessa sequência em "File" "Preferences" "Audio I/0" selecione a opção "Play other tracks while recording new one" assim vc pode fazer a base e cantar em cima, fazer uma base e solar em cima, etc... esse programa é foda

Kernel
Veterano
# nov/03
· votar


Liguei no Line-in minha guitarra, o som sai na maquina, as configurações de son estão Ok, mas quando vou gravar no audacity, ele não grava... se alguem poder ajudar , fico grato..

JediKnight
Veterano
# nov/03
· votar


Kernel
olha lá nas configurações, provavelmente vc ativou o line in somente pra execução ...cilca la q tem a o opção de gravação

Freiheit
Veterano
# nov/03
· votar


Acho q isso aqui deveria ficar como Exclamação do forum, pq so q tem eh neguim perguntando como grava...

Grow
Veterano
# jun/04
· votar


up ae q esse tópico é bom

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Mais dicas

Vern
1° de tudo para fazer uma boa gravação.

Ter um microfone razoavel, uma placa de som não onboard.

Depois disso 3 programas legais para se ter. FRUIT LOOPS (Fazer os loops dos outros instrumentos), SOUND FORGE (tirar ruídos, adicionar efeitos na trilha), SAMPLITUDE OU COOL EDIT (nunca usei mais vários usam, esses para mixar e passar para mp3).

Pegar plugins tipo noise reduction e tentar gravar sem ruido. Depois disso vocês consseguem se virar sozinho.

De boa, acho que não tem nenhum burro aqui. Muitos consseguiram mecher sozinho por ser fácil mecher os programas.

FELIPE RAMON
Ai, o esquema que eu uso é o seguinte... microfono o amp da guitarra e jogo o mic na placa de som. assim da pra captar alguns timbres que nao sao percebidos se voce jogar a guitarra direto na placa de som. mas se vc tiver uma placa creative platinum ou outra parecida pode até ser gravado o som da GUITARRA direto. mas como eu nao tenho, uso minha placa onboard gravando do microfone na frente do amp. a qualidade fica boa.

nobre
Cara, sua guitarra é single coil? Se for, desligue o monitor na hora de gravar (ou afaste-se dele) pq dah uma p.uta interferencia...

E nao tem essa q ligar a guitarra direto f.ode a placa de som nao, o sinal de um captador normal é mto fraco pra detonar a entrada... Ainda se fosse um EMG ativo poderia haver um certo risco, mas captadores passivos de baixa-media saida nem tem chance...

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


|nobre|
eu uso o Cool Edit Pro.
Vc precisa de um microfone (nao de pc, mic de verdade) pra cada amp, e uns 2 ou 3 pra bateria. vc liga eles entao em um mixer, e equaliza ali... a saida do mixer vc liga na sua placa de som.
Outro jeito mais barato eh pegar umas placas de som emprestadas e ligar cada microfone em uma placa (ou se a placa for boa dah pra ligar 2 em cada placa, um no mic in e outro no line in).
Mas se a grana tiver bem ruim mesmo, tenta botar o microfone do pc no meio do local q vcs ensaiam, tentando pegar o som ambiente... vai testando pra ver a melhor posiçao. Mas ja vo avisando, assim a qualidade vai ficar pessima.

felipe ramon
Ai, tanto gravações caseiras quanto feitas em estudio, para terem qualidade, deve se gravar um canal por vez:
primeiro o baterista tem que tocar com um fone de ouvido (tocando um metronomo no tempo da musica ou com a própria musica gravada com todo mundo junto apenas para não se perder o tempo.)
a bateria deve ser microfonada com quantos mais microfones melhor.
segundo, o baixo deve ser a segunda coisa a ser gravada, sincronizando o baixo com o bumbo da bateria.
terceiro: entra a guitarra ( se forem duas , grave a base e depois a solo.
quarto: depois da musica pronta, entra o vocal.

obs: em cada canal gravado, a pessoa que estiver tocando deve ter um fone de ouvido com a musica rolando para não embolar o som microfonado do amplificador com o resto da musica

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Gravação e Edição no PC
X. Gravação do baixo, violão e guitarras
Sérgio Izecksohn


Nesta série, estamos produzindo a gravação de uma canção em todas as etapas, do esboço inicial até a distribuição. Para o seqüenciamento MIDI e a gravação multipista estamos usando como exemplo o programa Cakewalk Pro Audio. A partir deste artigo, vamos gravar as pistas de áudio, começando aqui pelo baixo, violão e guitarras.

Nas últimas edições, seqüenciamos primeiro as pistas guia e depois os instrumentos eletrônicos em definitivo. A bateria e o piano podem ser suficientes para que gravemos o baixo, a guitarra base ou o violão, um por um, em qualquer ordem. Assim, embora já tenhamos seqüenciado um baixo MIDI, vamos desligar seu som clicando em <Mute> na pista correspondente. Abrimos uma nova pista para registrar o áudio do baixo elétrico. Depois, gravaremos o violão e as guitarras.

Por que não gravamos todos ao mesmo tempo? Não seria uma economia de tempo? Gravar em separado não tiraria o calor da interpretação ao vivo? Como os músicos vão ouvir uns aos outros?

É claro que podemos gravar tudo junto. Para isso, precisamos de uma placa de som com vários canais de entrada. Endereçamos cada canal da mesa para uma diferente entrada da placa e no programa gravamos em cada pista o sinal de uma das entradas da placa, simultaneamente. Só que temos alguns inconvenientes.

O primeiro é o vazamento do áudio. Com vários instrumentos microfonados numa mesma sala, é inevitável que cada microfone capte os sons do instrumento à sua frente e também os sons dos outros. Depois, na mixagem, teremos problemas para controlar o volume e o timbre de cada um, já que em cada canal teremos uma “repetição” dos sons de outros canais.

O segundo inconveniente é dividirmos nossa atenção entre a captação e o registro (gravação) de todos esses sons ao mesmo tempo. Gravando um por um, temos controle total do processo, alem de eliminarmos os vazamentos dos sons. Ou seja, na mixagem, teremos cada som num canal.

Para garantirmos o suingue da interpretação coletiva, podemos primeiro gravar uma pista guia. Até mesmo com um só microfone, podemos captar toda a banda tocando junto. Depois, gravando individualmente, cada instrumentista ou cantor ouve no fone aquela pista e busca repetir a sua performance, como se estivesse tocando em grupo. Esta técnica não se aplica a alguns gêneros de jazz ou de música erudita, mas é bastante eficaz na maioria dos gêneros populares, inclusive MPB e rock. E já que gravamos em nossos próprios estúdios, a economia de tempo é uma prioridade menor. Até porque, com os canais “limpos”, pouparemos tempo na mixagem.

Portanto, as técnicas que vamos utilizar aqui para gravar um instrumento de cada vez podem ser praticadas simultaneamente, mandando cada canal para uma entrada da interface de áudio.

Captando os sons. A partir do registro (áudio ou MIDI) de uma bateria e um instrumento de harmonia, como piano ou violão, podemos gravar logo o baixo elétrico. Ele pode ser plugado direto a um canal da mesa ou ser primeiro pré-amplificado, mas sempre ligado “em linha”, isto é, não microfonado. O volume do baixo fica no máximo.

O violão usará o mesmo microfone com que o estúdio capta voz, plugado a um canal da mesa, de preferência por cabo balanceado e conector Canon (ou XLR). Dependendo do porte do estúdio, pode ser um microfone dinâmico, como o Shure SM58, ou a condensador, como o AKG C414. Que ninguém se engane: a boca do violão é uma saída de ar e não de som. Quem produz o som, pondo o ar do ambiente para vibrar, como uma membrana, é o tampo do instrumento. Portanto, é o tampo que vamos microfonar, geralmente atrás do cavalete, talvez um pouco para baixo. Cada violão tem um som, afetado pela temperatura, umidade e outros fatores. Então, aproveitamos a folga de tempo que só um estúdio próprio fornece e experimentamos a posição ideal do microfone cada vez que vamos gravar um instrumento. Alguns captam o braço do violão com um segundo microfone, na vã tentativa de realçar o som das cordas. Tudo o que conseguem é cancelar a fase em algumas freqüências, ou, em bom português, deformar o timbre. Repetindo: quem faz o som sair é o tampo do instrumento.

A guitarra é um caso mais complexo. Ela é um dos instrumentos mais difíceis de captar. Ligada à mesa em linha, muitas vezes soa artificial, como um zumbido. O som de um guitarrista é produzido pela guitarra, pedaleira de efeitos, amplificador e alto-falantes. Então, captamos um dos falantes com um microfone dinâmico, como o Shure SM57. Ele fica meio inclinado, apontado para o meio de um raio do cone. A posição ideal do microfone será aquela que soar melhor após experimentarmos várias opções e ouvi-las. Uma boa prática é gravar a guitarra sem o efeito de reverberação, deixando para incluí-lo na mixagem.

O amplificador da guitarra pode ficar isolado, por exemplo, num outro cômodo da casa. O guitarrista pode tocar na sala de controle (técnica), ouvindo o som da guitarra misturado aos outros pelos monitores do estúdio. Primeiro, ele ajusta o timbre no amplificador. Depois, na sala de controle, ajustamos os equalizadores do canal de entrada para que a guitarra tenha o mesmo timbre (ou o mais parecido possível) nos monitores.

Passando o som. Alguns instrumentos e microfones têm mais nível de saída que outros, por isso ajustamos o ganho (trim) do canal da mesa para cada gravação. Com o volume ajustado no fader em zero decibel, movemos o controle de ganho para a direita enquanto o instrumentista toca o trecho mais forte da música até que o LED atinja o seu ponto mais alto, sem deixar distorcer o som. Atenção para o fato desta operação ser feita com os olhos e os ouvidos. O objetivo é encher o canal de som, aproveitando ao máximo sua dinâmica e evitando ruídos da captação.

Ajustado o nível do instrumento na entrada da mesa, agora vamos controlar a saída para gravação. Podemos controlar o volume de entrada no Cakewalk com o mouse, através de um fader virtual. Ou então, nas mesas que têm subgrupos de canais (os grupos, bus ou submasters), controlamos este nível através de um fader real, o que, convenhamos, é bem mais confortável. Vejamos os dois casos.

Nas mesas mais simples, escolha um canal com saída direta, conecte ali um plugue banana ou P10 (1/4”) e a outra ponta do cabo é ligada a uma entrada da placa de som. Se os formatos forem diferentes, solde o conector apropriado em cada extremidade do fio. Na pista do Cakewalk, escolha na coluna <Source> a entrada da placa de som por onde o som vai entrar. Então, clique no botão <Arm> ou <R> para preparar a pista para a gravação. O botão ficará vermelho. Abra a mesa virtual clicando em <View> e em <Console>. Nesta tela, cada pista já gravada ou seqüenciada tem a aparência de um canal. Nos canais à esquerda, localize aquele que tem um LED ao lado do fader. Confira que é o canal do instrumento a gravar. Com o músico executando o trecho mais forte da canção, ajuste o nível ideal arrastando o mouse sobre o fader. Jamais tente ultrapassar o nível de zero dB em sistemas digitais, devido ao desagradável ruído produzido.

Numa mesa feita para gravação, podemos enviar o som do instrumento através de um submaster. Endereçamos o som do canal de entrada para o submaster 1, por exemplo, apertando o botão 1-2 ao lado do fader do canal e girando o botão de pan todo para a esquerda. Ligamos a saída direta do submaster 1 à entrada 1 da placa de som. Observamos o movimento do LED do canal da mesa virtual do Cakewalk, deixando o fader em zero dB e controlamos o volume pelo submaster da mesa física.

Ajustado o nível durante a passagem de som, não devemos mexer nesses controles durante a gravação. Se algum deles precisar de novo ajuste, faremos isto primeiro e só depois realizaremos o registro definitivo do instrumento.

Monitorando. O som de cada pista que gravamos tem que retornar à mesa para ser enviado às caixas de som. Na janela <Track>, na coluna <Port> da pista desejada, escolhemos uma saída da placa de som. Também conectamos esta saída da interface à entrada de um canal na mesa, enviando seu som para os canais master. Podemos mexer à vontade nos níveis deste canal, já que seus controles só afetam nossa monitoração.

Gravando. Aqui, agimos com já foi visto nos artigos anteriores. Usamos as teclas <R> para gravar, <Espaço> para parar e ouvir e <W> para voltar ao início. Podemos gravar a música toda de uma vez ou uma parte de cada vez, com o auxílio dos marcadores. Gravamos separadamente cada guitarra: base numa pista, solo em outra, acréscimos em outras, passando o som todas as vezes.

Por enquanto, não precisamos nos preocupar com compressão, equalização e efeitos. Deixemos estas etapas para a edição e a mixagem. No próximo artigo, vamos gravar as vozes.

fonte

Jack PunkMetal
Veterano
# abr/05
· votar


po esse topico eh importante... merecia um "!" tranquilo...

blinnk
Veterano
# abr/05
· votar


adobe audition eh o melhor programa pra gravacao!!!

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Pessoal, preciso de duas ajudas.

Comecei a tentar a gravar agora, sou totalmente rookie no assunto.
Peguei o Audacity recomendado no cifraclub, instalei, tudo blz.
Porém na gravação tive problemas. Quando ligado o violão elétrico diretamente na placa, eu conseguia um som razoável. Porém, quando microfonado, o som fica muito, mas muuuuito baixo mesmo; só dá pra escutar se ficar em silêncio e colocar o volume no pc no máximo. Antes de me falarem "só toca ligado direto então", preciso microfonado para gravar a guitarra "saída" do amplificador.
Alguma dica como solucionar? Ou seria problema da placa de som? Ou do microfone (é um mic meio vagabundinho mesmo, um LeSon de uns R$50, R$60)?
Agradeço se puderem ajudar!

Segundo: tem como retirar, por exemplo, as frequencias altas de uma música pelo Audacity, tipo, tirando ou pelo menos diminuir o volume dos solos de guitarra, utilizando algum efeito do programa? Ou tem q retirar "manualmente", dando zoom nas ondas e baixando pico por pico?
Valeu!!!

Préstor
Veterano
# abr/05
· votar


Galera, eu queria mesmo é o seguinte:

Gravar a voz, baixo, batera e mixar.O audacity não faz isso, ou faz e eu não sei?

qual o programa mais simples que possa fazer ( o protools eu sei, mas é muito profissional)?

ditharso
Veterano
# mai/05
· votar


sonar 3, tem o manual em portugues no e-mule

Jack PunkMetal
Veterano
# mai/05
· votar


AH, eu tbm tenho uma duvida

Eu comprei o pluguezinho P2/P10 pra conectar o cabo na placa... mas eu ligo ele normalmente do "line out" (saida) do amplificador direto na placa, usando um terceiro cabo de guita, ou ligo só da pedaleira pra placa?

Pq eu tentei da pedaleira e nao saiu nada, e uns dizem que ligar do ampli fode a placa de som, e ai fiquei com medo de tentar... e ai devo ligar do ampli ou nao ???

novoaqui
Veterano
# jul/06
· votar


é o seguinte:

Gravar a voz, baixo, batera e mixar .O audacity não faz isso, ou faz e eu não sei?

qual o programa mais simples que possa fazer ( o protools eu sei, mas é muito profissional)?

novoaqui
Veterano
# jul/06
· votar


Como eu ligo a mesa d som para fazer essas gravaçoes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: como gravar suas músicas...