Autor |
Mensagem |
7bsb Veterano |
# mai/04
olá!!
estou com uma dúvida e acho que alguém pode me ajudar, estou com uma certa dificuldade para abaixar a ação das cordas nesta ponte nova, sempre usei ponte fixa e agora estou usando uma flutuante, levei em um luthier ele me cobrou 60,00R$ limpou a guitarra e deixou bem legal, mas esqueceu de abaixar a a corda , o processo é bem simples eu baixei os dois pivôs da ponte ao máximo, mas a altura continua a mesma, deve estar com 4mm de altura que é muito ruim, sera que se eu aumentar a tensão da molas deixando a ponte um pouco mais paralela ao corpo vai ter como abaixar mais os pivôs? está tudo ok, só queria saber como abaixar mais as cordas , se alguém puder me ajudar , estou agradecido!!!
|
Bergmann Veterano |
# mai/04
· votar
De que ano é sua guitarra?
|
7bsb Veterano |
# mai/04
· votar
olá, o ano é 97
|
Bergmann Veterano |
# mai/04 · Editado por: Bergmann
· votar
Primeiramente verifique o tensor do braço. Na Jem, ele deve ter uma pequena curvatura (quase que mínima). É um pouco complicado mas dá pra explicar.
1 - Segure a sua guitarra na posição em que você toca normalmente.
2 - Na primeira corda (Mi), pressione a primeira casa juntamente com a casa onde o corpo começa a se juntar com o braço (de acordo com a sua visão, não na ligação real das madeiras, provavelmente o ponto de referência é aquele “chifre” superior da guitarra) que está por volta da 13 casa.
3 - Com as casas 1 e +-13 pressionadas, observe a altura das cordas no oitavo traste. Ela deverá estar entre 0,3 a 0,5 mm do traste.
4 - Repita a operação com a ultima corda (Mi)
Caso o braço não passe por esse teste, mande sua guitarra em um luthier ou tente regular você mesmo (Com muito, repito muito cuidado). Não recomendo a ultima opção.
Regulando o tensor:
Com a guitarra voltada para você, desparafuse aquela pequena placa que tampa o tensor (está no Headstock em formato de um trapézio com um quadrado sobre sua base). Feito isso, encaixe a chave do tensor nele e com muita calma comece o processo. Levando em consideração que você está sentado com guitarra na posição que toca, quando puxar a chave para cima, o braço da guitarra começará a se curvar para frente e se a puxar para baixo o braço começará a se curvar para trás (em direção as suas costas).
Caso esteja tudo certo com o tensor, comece a olhar para a ponte. Eu achei extremamente estranho o que você relatou sobre os pivôs da fonte. Se os parafusos pivôs estão totalmente abaixados, a guitarra nem tocaria. As cordas entrariam em contato total com os trastes impossibilitando que a guitarra emita algum som.
Eu não entendi muito bem a explicação, mas a ponte DEVE ficar paralela ao corpo. Se estiver, não aumente a tensão, pois essa é a regularem ideal para esse tipo de guitarra.
Abraços
Bergmann
Obs. essas explicações são referentes a este modelo de guitarra.
|
Dark Avenger Veterano |
# mai/04
· votar
7bsb
Ja q ele "esqueceu" de abaixar as cordas leva la denovo.
|
7bsb Veterano |
# mai/04
· votar
olá, o tensor está perfeito não tem nada, simplesmente é a ponte e as cordas, a parte final da ponte aonde está os parafuso que sobem os sadles está um pouco inclinada para cima se eu dixa-la paralela vai ser possivel seder mais os pivõs? estou girando os pivôs sentido ante horário se vc olhar a ponte de baixo para cima. o locking nut ajuda também?
até mais
|
Bergmann Veterano |
# mai/04
· votar
Não mexa no Nut.
Não sei como encontra sua ponte pois não posso ver sua guitarra, mas primeiro alinhe sua ponte com o corpo de sua guitarra. Observe o funcionamento da Alavanca.
Observe se os parafusos pivôs da ponte não estou girando em falso.
|
7bsb Veterano |
# mai/04
· votar
fala , girando em falso com certeza não está, a chave é a própia do buraco, hoje a noite eu vou dar uma olhada no sentido que eu estou virando, aí eu te informo no que deu. obrigado falow
|