Sobre Jimi Hendrix

Autor Mensagem
Gui_sc
Veterano
# set/08
· votar


Em 14 de outubro de 1965, Hendrix assinou um contrato de gravação por três anos com o empresário Ed Chaplin em um guardanapo, recebendo US$1 e 1% de direitos em gravações com Curtis Knight. Este contrato causou mais tarde sérios problemas entre Hendrix e outras companhias de gravação.

Sei q esse Ed Chaplin ficou milhonário e jimmy Hendrix recebia 1% do líquido para o resto da vida


Na verdade ele ganharia 1% no preço de venda do varejo, que na época acabou rendia menos de 1 centavo em cada single e por um album inteiro dava uns 3 centavos!!!!

Mas este contrato era somente por 3 anos e não pela vida toda, e o Hendrix tocava para a PPX sem qualquer custo a eles!

Depois já em Londres ele assinou um contrato de 7 anos com Chas Chandler e Michael Jeffery que davam controle total sobre as gravações composições, e os 3 músicos Hendrix, Noel e Mitch só iriam ficar com 2,5% dos royalties depois o Ed Chaplin processou milhões de vezes Hendrix por que ele tinha assinado aquele outro contrato etc, etc,e tc....
Na verdade Hendrix sempre viveu rodeado de aproveitadores!!!!

Até pareceu que eu era amigo dele pela historia uhahuauhauhahua, mas tudo esta escrito em um livro que li que uma amiga dele escreveu a Sharon Lawrence, quem quiser ler e entender um pouco mais sobre hendrix o livro é irado e o nome é:
Jimi Hendrix: A Dramática historia de uma lenda do rock

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


wppereira
Você conhece algum canhoto que cumprimenta as pessoas com a mão esquerda?

eu tento, mas esse povinho mal educado sempre vem querendo comprimentar minha mão "menos esperta"...
hehe!

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Depois dessa troca de informações todas... cheguei em casa ontem, pus Band Of Gipsies altão... fiquei levando um som junto... é um dos melhores cds.

É legal que ele explora muito a mão direita e a harmonia em todas as músicas, fora claro, os solos pródigos dele. É um powertrio com som de bandão... é um absurdo esse disco. Cada timbre que mew dews... como pode!!! Não tem wha-wha melhor nesse mundo. Fora as mudanças de tom como em Power Of Soul... mudança de tempo... não tocar só 4/4 e por aí vai.

Assim que tiver um tempo, vou tentar botar uma versãozinha caseira de Who Knows pra galera! Qual é a melhor maneira de gravar no PC? Não tenho NADA de especial no meu PC... apenas um mic de internet, placa de som SB Live e guitarra+pedais+amp

Abraços!

Manubio
Veterano
# set/08
· votar


balck7
vc pode achar Hendrix chato, monotomo, nada de mais, e etc...
isto é opinião pessoal, eu tb num curto muito, ouço, mas não gosto tanto assim, mas agora vir falar q devemos ver ele como um inventor foi cagada demais...

Vc hj toca guitarra pq Hendrix um dia nasceu, assim como Malmsteen, Vai, Satriani, e muito outros q só começaram a tocar guitarra por causa de Hendrix, não adianta vc falar, nossa, o Hendrix num pegava a guitarra e tocava 40 notas por segundo, ele num usava alavanca q nem o vai, ou efeitos q nem o Satriani, mas cara, ele num usava pq num tinha, pq se tivesse ele seria o primeiro a inovar, q foi exatamente o q ele fez, graças á Hendrix a guitarra deixa de ser apenas mais um instrumento em um palco e ganha vida e voz...

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

Depois desse teu reply, fiquei na dúvida de quem estava altão, você ou o CD. hehehe.

bahhhh
Veterano
# set/08
· votar


Gui_sc
Mas este contrato era somente por 3 anos e não pela vida toda, e o Hendrix tocava para a PPX sem qualquer custo a eles!
É mas o kra lá processou ele várias vezes depois dos 3 anos, qdo ele morreu ainda estava respondendo processo.

[ ]´s

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


leoc_rj
Depois desse teu reply, fiquei na dúvida de quem estava altão, você ou o CD. hehehe.

uh... os dois... ou melhor... os 3: o amp, o som e o guitarrista...
na realidade, os 4: o amp, o som, e os dois guitarristas hahah =P
mas abafa o caso... :)

Manubio
Vc hj toca guitarra pq Hendrix um dia nasceu, assim como Malmsteen, Vai, Satriani, e muito outros q só começaram a tocar guitarra por causa de Hendrix, não adianta vc falar, nossa, o Hendrix num pegava a guitarra e tocava 40 notas por segundo, ele num usava alavanca q nem o vai, ou efeitos q nem o Satriani, mas cara, ele num usava pq num tinha, pq se tivesse ele seria o primeiro a inovar, q foi exatamente o q ele fez, graças á Hendrix a guitarra deixa de ser apenas mais um instrumento em um palco e ganha vida e voz...

Então... esse discurso vejo que bastante gente usando.

Na realidade, o próprio Eric Clapton fez sucesso antes dele e já tocava pra cacete. Era o "guitar god" na Inglaterra. O mesmo com Jimmy Paige, Jeff Beck, etc. Inclusive, reza a lenda, que Jeff Beck era o maior ídolo do Jimi até o dia que Beck viu Hendrix tocar numa casa de show... e os papéis se inverteram hehe

A diferença é que a guitarra passou a ser usada quase como a própria voz. Em primeiro plano. Além disso, o cara descobriu como manipular a saturação do instrumento, dando uma gama de opções quase infinita pra música, bem como o uso do Wha-wha e do Chorus. Isso ao vivo. Em gravações o cara foi o mestre dos overdubs e por aí vai...

Não é "SÓ" pq ele toca MUITO e era muito talentoso. Era mais do que isso, ele era absurdamente inteligente e sabia exatamente como buscar o que ele queria... e conseguia. Além disso inovou vários aspectos de gravação e da maneira que o instrumento era usado.

Hoje a guitarra é um instrumento primário por causa dele.

Eu ainda vou mais longe... acho que Steve Vai é o que é, não só por causa de Hendrix mas tb por uma ÓTIMA dose de Van Halen. Esse sim foi outro que conseguiu dar um passo a frente. Não é conhecido como "Principe da guitarra" a toa. Hehe

Abraços!

leoc_rj
Veterano
# set/08 · Editado por: leoc_rj
· votar


conandrade
Na realidade, o próprio Eric Clapton fez sucesso antes dele e já tocava pra cacete. Era o "guitar god" na Inglaterra. O mesmo com Jimmy Paige, Jeff Beck, etc. Inclusive, reza a lenda, que Jeff Beck era o maior ídolo do Jimi até o dia que Beck viu Hendrix tocar numa casa de show... e os papéis se inverteram hehe

Inclusive, reza a lenda que um belo dia o Jeff Beck chamou o Eric Clapton para uma conversa e falou:"tem um cara novo que vai roubar nossas empregos", sobre o Hendrix.

Além disso inovou vários aspectos de gravação e da maneira que o instrumento era usado.

De fato. Você ouve qualquer CD do Hendrix e até hoje soa inovador. Tipo você ouve sons, que eu particularmente não faço a menor idéia de como ele tirou, mas que você não ouve com nenhum outro artista contemporâneo.

EDIT: E independentemente se a técnica dele era boa ou não, o cara sabia fazer música! Me lembro que no dia que comprei meu primeiro CD do Hendrix, ouvi ele de cabo a rabo, várias vezes seguidas, e nunca tinha feito isso com nenhum artista.

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Inclusive, reza a lenda que um belo dia o Jeff Beck chamou o Eric Clapton para uma conversa e falou:"tem um cara novo que vai roubar nossas empregos", sobre o Hendrix.

Haha essa eu não sabia! Que maneiro...
E hoje, a gente vê um Jeff Beck maduro tocando pra valer.
Tem uma demonstração dele tocando Rolling and Thumblin, com uma cozinha acústica, no seriado The Blues do Martin Scorcese que é obrigatório pra quem procura timbre, simplicidade e expressão.

Tem por aí em mp3 pra quem quiser procurar...

Hoje considero Jeff Beck o melhor guitarrista da atualidade. Ele e o próprio Clapton. Mais ainda o Beck pq só ele toca como ele... a técnica dele é incrível, o feeling mais ainda e nunca vi ninguém conseguindo imitar! Do Clapton... o ao vivo dele aqui no Rio foi coisa de louco. Melhor versão de Layla que já vi... fiquei impressionado com o timbre da guitarra e da voz dele. Muito diferente dos cds!

Fico impressionado como esses caras dominam o uso de single-coil.

[]´s

Gui_sc
Veterano
# set/08 · Editado por: Gui_sc
· votar


Gui_sc
Mas este contrato era somente por 3 anos e não pela vida toda, e o Hendrix tocava para a PPX sem qualquer custo a eles!
É mas o kra lá processou ele várias vezes depois dos 3 anos, qdo ele morreu ainda estava respondendo processo.

[ ]´s


Sim sim, inclusive depois da morte de Hendrix eles começaram a se processar entre eles, Ed Chaplin e Michael Jeffery depois entrou Alan Douglas, Al Hendrix, entrou a irmã adotiva de Jimi nos processos depois o Leon irmão de Hendrix processando a Junie que é essa irmã adotiva de Hendrix, agora por ultimo um filho de Hendrix esta processando também ela pois quer um direito sobre a parte da herança huahuauhauhauh!!!

Tem mais um monte de gente envolvida nesses processos que nem lembro de tanto nome, mas aconselho quem gosta de Hendix ler esse livro que é irado!

Nem morto deixam o cara em paz!

El Musicista
Veterano
# set/08
· votar


Gui_sc

Nem morto deixam o cara em paz!

Hendrix era phoda. Até depois de falecido sua revolução continua em ebulição...

maths_hendrix
Veterano
# set/08
· votar


leoc_rj
na verdade quem falou isso pro clapton foi o pete townshend... tem até um documentário que ele conta a história

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


maths_hendrix
na verdade quem falou isso pro clapton foi o pete townshend

Huuum... faz sentido. Me lembro de ter visto isso num documentário mas não lembrava quem eram os protagonistas do tal diálogo. Então corrigindo: foi o Pete Townsend e o Clapton.

El Musicista
Veterano
# set/08
· votar


Certa vez, assisti na MTV um vídeo (tipo um pequeno documentário), no qual Hendrix afirma que sua maior influência na guitarra é o também Expert Eric Clapton...

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Capisco!

Gui_sc
Veterano
# set/08
· votar


El Musicista
Certa vez, assisti na MTV um vídeo (tipo um pequeno documentário), no qual Hendrix afirma que sua maior influência na guitarra é o também Expert Eric Clapton...


Segundo o livro que eu li Bob Dylan era uma grande influencia para ele também, tanto que existe várias gravações dele de Like a Rolling Stone

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


All Along the Watchtower tb é do Bob Dylan!

Que bom que um tópico tão bom, que começou tão mal, evoluiu e já deu pra aprender várias coisinhas!

abrs

El Musicista
Veterano
# set/08
· votar


Gui_sc

Segundo o livro que eu li Bob Dylan era uma grande influencia para ele também, tanto que existe várias gravações dele de Like a Rolling Stone

Massa! Essa eu não sabia não... Valeu!

Gui_sc
Veterano
# set/08
· votar


conandrade

All Along the Watchtower tb é do Bob Dylan!

Que bom que um tópico tão bom, que começou tão mal, evoluiu e já deu pra aprender várias coisinhas!

abrs


Essa versão do negão ficou muito foda!!!!

Eu fico surpreso que ele realmente começou a tocar guitarra com uns 17 anos senão me falha a memoria, e o cara fez tudo isso em 10 anos entre intervalos que ele parou e voltou até os 20 senão me engano, imaginei o que ele não teria feito em um vida inteira!!!

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


PedroShinzato
agora procura por algo como "jimi hendrix machine gun live"... o vídeo é em preto e branco...

Curto bem mais a versão do show da ilha de wight. Acho a melhor versão gravada dessa música.



Bombastik
Veterano
# set/08
· votar


Hendrix é o cara... qdo era moleque só sabia de wah wah por causa de "Man in the Box" do Alice in Chains.

posteriormente, qdo escutei Hendrix tocando "Still Raining Still Dreaming" falei - ISSO sim é wah wah! e uma psicodelia infernal...

Hendrix_ssa
Veterano
# set/08
· votar


Alguem sabe realmente o que o Hendrix inventou?
pq fica sempre um dizendo que sim e outro dizendo que não


mais eu ja vi uma reportagem dizendo que o hendrix deixava os engenheiros de som daquela época malucos com as invenções que Hendrix tentava fazer!
se eu não me engano a idéia do stereo partiu dele!

bahhhh
Veterano
# set/08
· votar


Hendrix_ssa
Alguem sabe realmente o que o Hendrix inventou?
PoW kra, ele RE-inventou o rock and roll, ele usava uma guitarra para destros com as cordas invertidas... Ele pegou um Marshall Super Lead de 100 watts alimentando 2 cxs 4x12, colocou mais cabeçotes e caixas, conectou os cabeçotes plugando o cabo em uma entrada adjacente (o super lead tem 4) para o jack de entrada do proximo amplificador, trocou as válvulas de série Mullard EL34 por General Electric, Tung-Sol ou RCA 6550, usou um wah-wah da vox, roger mayer octavia, dallas-arbiter fuzz e univox uni-vibe, nessa ordem. Ligou a guitarra e tudo mais no volume máximo, fez vários acordes com sétima, escalas pentatonicas maiores e menores, e licks de R&B, tocou tudo de uma maneira inacreditável e criou nós os fãs xD

[ ]´s

PS: mal ae pontuação ae, estou aprendendo a me comunicar coerentemente.

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Hahaha boaboa... deu pra entender tudo e aprender um pouco.

Mas tenho ctz de que já vi ele usando 2 wahwah ao mesmo tempo em shows! Um ligado em um timbre predefinido e o outro pro uso do efeito wah mesmo. Daí ele tira um agudo fenomenal!

Kamus23
Veterano
# set/08
· votar


Deve ter DVD do show do Jimi em Woodstock (acho que é isso)

Ou algum show gravado...

Sera que tem?

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


Kamus23

Tem sim. Eu baixei pelo Torrent.

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Certamente!
Tenho o Woodstock e Isle of Weight (algo assim)...
Sendo que existe o Live at Monterey, Live at Filmore East entre outros!

Tem vários por aí. E uma paaancada de filmes dele piratas. O meu ex-professor (Fernando Vidal), fascinado por Hendrix tb - segundo o Lulu Santos é o embaixador Hendrix no Brasil - tem um acervo de material do Hendrix espetacular. Muita coisa japonesa do Hendrix que eu não fazia idéia que existia e que nunca vi na internet!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Jimi Hendrix