Decorar a escala inteira ??? ----- Voce jah fez is

Autor Mensagem
Motley Crue
Veterano
# abr/04
· votar


slashroots
mas como vc vai aprender onde estao as notas no braco??? num dah cara... tem que decorar mesmo e saber onde estao as notas, ow pelo menos ter uma nocao.....

babirondo
Veterano
# abr/04
· votar


nda a ver o cara q saca de teoria descobre qq nota muito rapido... o q acaba virando costume e os outros acham q ele decoro as notas todas..


eu sei todas as notas no braco pela teoria e naum decoreba

LeandroP
Moderador
# abr/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Teve um colega meu que colou um monte de adesivos e a escala virou escala de papel

Usem os intervalos pra decorar. Eu decorei porque é um absurdo tocar há quase 10 anos e não decorar.

Grodash
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro
eu fazia isso ano passado, esse ano nao mais

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


eu meio que ja sei qual eh a nota da maioria das casas da guitarra.. ms nao foi tentando decorar, acabou vindo com o tempo... ai depois vem saber os intervalos no braço da guitarra, as diferentes digitaçoes de arpejos, escalas, etc, etc...

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


Claro que eh bom saber os intervalos no braço (as digitações), mas pra tocar lendo partitura ter decorado as notas realmente ajuda bastante, pelo menos no meu caso.

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro

sim eh importante pra caralho, o que eu quis dizer eh que nao da pra saber os intervalos no braço por exemplo swem saber as notas no braço =)

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


yvo
Mais ou menos, há dois métodos... pela posição jah dá pra saber, bastando saber a tônica. =]
O problema maior eh quando se mistura notas muito agudas com notas muito graves... se vc não tiver decorado vai levar um certo tempo pra pensar, vai ter q raciocinar muito rápido... Moh stress! huauhauhahua... =P

yvo
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro

eh, essa epoca de aprender intervalos talvez tenha sido a que eu tive que estudar coisas mais chatas ( na minha opiniao) =P

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


eh muito importante saber as notas do braço.. ate pq se vc n souber vai ser inutil toda a teoria q vc aprende, ao invez d ja saber a nota e aplicar a teoria.. vc acaba enrolando pra localizar a nota.. ai ja fodeu tudo.. eu aprendi nesse sistema d oitavas..

quando a aprender partitura pra guitarra.. acho uma bela bosta, todo o guitarrista enche a boca pra dizer "esses guitarristas hj em dia nem sabem partitura.." q qual eh a vantagem? saber a musica sem ter q ouvir ela.. Grande merda.. quero ver alguem tocar little wing soh pela partitura sem nunca ter ouvido.. partitura eh bom pra violao classico.. esse tipo d coisa.. mas pra guitarra n presta

Motley Crue
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
presta sim cara..... partitura eh bem melhor.... vc nem precisa ouvir a musica pra poder tirar.... pode soh pegar a pratitura um metronomo e tirar.... no comeco eh bem chato, eu to aprendendo agora, mas acho que tem muito mais vantagens em cima de tab.... acho interessante saber ler partitura, fora que vc pode transpor musicas de outros instrumentos pra guitarra usando a partitura..

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


Motley Crue

eu ja fiz aula d musica e piano, e para piano, violao classico, a partitura e interessante, mas a guitarra eletrica e um instrumento q te da muito mais individualidade, existem n tipos d bends, vibratos, harmonicos, ataque nas cordas... vai depender muito da pegada do kra.. enfim esse tipo de coisa torna a partitura obsoleta para a guitarra... principalmente em estilos como rock e blues..

Motley Crue
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
tah pode ateh ser..... mas eu acho que ajuda bastante... acho bem massa saber ler partitura..... sobre os tipos de bends, normalmente tem nela falando com eh o bend... mas nao extamente como eh... mas dah pra vc saber de quantos tons eh e tals... mas realmente bends e tals tem que ouvir a musica pra ter nocao de como ele eh.... mas acho que ajuda bem...

slashroots
Veterano
# mai/04
· votar


Aí galera...se aprender o braço da guitarra já estão achando difícil...imagina ler partitura...hehe...vamo com calma neh!!!

slashroots
Veterano
# mai/04
· votar


E tp...é o seguinte... pra vc "decorar" o braço(infelizmente vou ter q usar esse termo,pois parece q tão PEDINDO isso aki no fórum) vc só precisa saber quais são as notas das cordas soltas ,treinar escalas,modos e se virar...
pegue a escala cromática....E F F# G G# A A# B C C# D D# E blz?...aí vc vê aonde tá a nota de uma certa corda solta por exemplo: na afinação tradicional a 3ª está afinada em G.Aí vc parte dessa nota e vai cromatizando,por exemplo,1ªcasa(todas nessa corda) G#,2ªA,3ªA#,4ª B...e assim por diante até chegar na casa 12...pq começa td de novo blz?É simples

Leandro
Veterano
# mai/04
· votar


slashroots
Isso não funciona...

Jean
Veterano
# mai/04 · Editado por: Jean
· votar


editado

lcsrs
Veterano
# set/11 · Editado por: lcsrs
· votar


postei sem querer xD

lcsrs
Veterano
# set/11
· votar


Galera vou dar uma escavada aqui, mas é porque quero fazer uma pergunta mesmo.
Estou tentando decorar todas as notas no braço, estou fazendo o seguinte, a cada dia eu pego uma corda solta e vou fazendo as notas ate chegar na 11ª depois so vou me guiando como antes mas com uma oitava acima.
As dúvidas que tenho são:
Isso realmente pode me ajudar? digo, se eu decorar todas as notas isso pode me ajudar a montar as escalas naturais, menores, pentatonicas, etc... mais facilmente? Outra coisa também que não sei é: tem como eu saber uma parte rápida da música as notas que estou tocando tipo a cada nota que faço saber em que nota estou em tal momento, mas se for uma parte um tanto rápida por exemplo? ou eu vou apenas pelo que decorei tirando a música mesmo?

Só isso xD

flws

Oijpedro
Veterano
# set/11
· votar


nem li sua pergunta, só vim pra falar que só sei pentatonica e blue note flw

lcsrs
Veterano
# set/11
· votar


um upzinho so pra galera me responder

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


Ah mano, eu não sei TODAS as notas do braço, mas eu consigo chegar até elas pelas notas que sei: eu sei que na mizão o sol é na casa 3, lá na casa 5, a partir disso eu consigo saber que sí é na casa 7 pq vem depois do lá, que por acaso é na casa 2 da corda 5, e o Dó é na casa da frente, sendo que o Ré é na 5 e o mí é na 9, etc.... Enfim: sei várias notas do braço, a partir delas eu consigo achar as que eu preciso, lembrando que elas se repetem depois da casa 12

Miocazzoni
Veterano
# set/11
· votar


Cara estudar modos é uma maneira produtiva de estudar a escala no braço inteiro. Estudar cada modo, em mais de uma posição, estudando onde o modo soa melhor,os intervalos em que o modo em questão se mostra mais musical, inclusive desenvolvendo seu estilo próprio, seu caminho melódico. Ai a escala full acaba sendo consequência. A maneira de estudar deve ser inteligente e buscar a arte man, assim o mecânico vêm naturalmente e mais musical. Mas se quer "fritar", você faz isso, incluindo velocidade.

Miocazzoni
Veterano
# set/11
· votar


Estudar modos é além de uma boa maneira de conhecer o braço, uma possibilidade de estudar velocidade, exercícios de digitação, expressão, bends, tudo ao mesmo tempo. Maximizando seu estudo.

clebergf
Veterano
# set/11 · Editado por: clebergf
· votar


Estudar tríades e tétrades também é uma boa forma de conhecer bem o braço, pelo menos tem sido para mim.
Estou estudando a penta menor e junto as tríades menores e isso é bacana, pois você começa a ver os acordes/tríades dentro da escala e ganha uma visão ampla do braço.
Eu ainda estou engatinhando mas estou curtindo o resultado de estudar assim...

Angelo_Conde
Veterano
# set/11 · Editado por: Angelo_Conde
· votar


Não precisa decorar o braço todo. É só aprender uma escala maior e todos os modos relativos a ela e ir mudando de posição (e de notas também, neh). Ou pode começar pela escala menor, ou pelo modo que você quiser... No fim vc memoriza as posições a aí só restam as notas de cada tom.
Outro jeito pra você não ter de decorar as notas, é pensar em intervalos. Então quando você precisar saber, por exemplo, qual a sétima casa da corda sol, você pode pensar "qual a quinta de sol?".

thefuga
Veterano
# set/11 · Editado por: thefuga
· votar


Não precisa "decorar" tudo. Se tu souber a nota de cada corda e souber como "funciona" a escala, tá feito. Não precisa decorar. E também acho que o "decorar" vai vir com o tempo, não sentar e ficar pensando "essa casa é TAL nota".
Macete é saber cada nota de cada corda e saber quais as notas "existem". Assim você sabe que na casa X da corda Y vai ser a nota Z, e assim por diante.

Provavelmente isso vai ser a primeira (ou uma das primeiras coisas) que você vai aprender com um professor ou em um livro/apostila.

Valter Bergamo
Veterano
# set/11
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

Sim, ja decorei, qdo bato a nota em qq lugar da escala sei de reflexo que nota é..

Isso voce não precisa se preocupar, é com o tempo e treino em outras coisas que acaba nem se dando conta que decorou a escala toda.

Hoje em dia ate mesmo quando mudo alguma afinação diferente o cerebro ja transporta tudo automático...

Abraço!

AnonymousEpidemic
Veterano
# set/11
· votar


Decorar a escala inteira ??? ----- Voce jah fez isso?

LÓGICO

Miocazzoni
Veterano
# set/11
· votar


Cara o raciocínio não é "decorar o braço". Isso é robótico. O raciocínio é melodizar todo o braço, harmonizar todo o braço e conhecer o braço consequentemente. Senão tú vai ficar igual aqueles caras do u2b que são rápidos pra caramba, correm o braço todo mas não faz a guitarra falar. Faz malabarismos técnicos mas não coloca vida na música. Ou seja, sabe ter pinto duro, come uma mulher uma hora e não faz essa se sentir amada, despertando aquilo que faz uma mulher sorrir. Fará ela se sentir uma égua sacou?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Decorar a escala inteira ??? ----- Voce jah fez is