ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
Homem Cueca
Veterano
# ago/04
· votar

eberdugo
Tu num deve conhecer nada dele.

Mulder
Veterano
# ago/04
· votar

Ahh sim pessoal, axo que eu sou estupido mas: Como eu sei quando, em uma certa escala, a nota é bemol ou Sustenido? Eu sei que uma é quando a nota está subindo de tom e a outra o contrario... E ai, uma explicação boa, por favor!

Valeu!

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

Muldero negócio é assim. O # aumenta a nota em 1/2 tom.O b diminui a nota em 1/2 tom.Se uma nota de uma escala é sustenido ou bemol, voc^ só vai saber formando a escala ou com o diagrama dos tons e semitos( T T s T T+s... saca? ) ou pelos intervalos

guitarist from hell
Veterano
# ago/04 · Editado por: guitarist from hell
· votar

se eu to tocando em G, onde eu desenho as petatonicas no braço da guitarra ???
pq MG tudo bem.. jonio, dorico.. blz... tem uma ordem pra cada um deles... mas pentatonica não (deve ter, eu não sou muito inteligente).. SOMEBODY HELP ME
e tb:
q porra é essa de escala melodica, escala denominante, escala aumentada, diminuta... blablabla..
se alguem tiver um certo nivel de paciencia pra me explicar isso.. ficarei muito grato..

mUrDoK
Veterano
# ago/04
· votar

Desculpem se estou sendo inocente, perto de gente que manja mais, mas se eu estiver tocando uma base em Mi menor (por exemplo) que escala de pentatonica eu posso solar?

Mulder
Veterano
# ago/04
· votar

( T T s T T+s... saca?

Mas e por acaso, toda escala não sobe o tom? ainda não entendi agente...

rodrigo page
Veterano
# ago/04
· votar

o que são os graus?????????

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

Vou tentar responder todas as perguntas

rodrigo page cada escala é formada por seus graus

Graus
I II III IV V VI VII VIII ou I
C D E F G A B C

Por exemplo , se eu perguntar qual é o 2 grau da escala de C Maior, vc monta a escala, e ve, a segunda nota da escala é D, então D é o segundo grau da escala de C maior

mUrDoKSe vc vai solar em uma base em Mi Menor, voce deve usar a pentatonica de E menor/G maior.
Mulder
A escala é uma sucessão crescente de notas. Pegando por exemplo a escala de C maior. Vamos monta-la
t t s t t t s
C D E F G A B C

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

se vc comessar tocando da nota D, mas continuar com E F G A B C, e usar apenas essas notas, vc vai estar usando a escala de C

guitarist from hell Tem sim

olhe la no inicio do topico que tem a tab dos desenhos da escala pentatonica maior/menor. Alem da escala maior/menor e da pentatonica, existem outras escalas, que preoduzem uma sonoridade diferente.
A escala menor harmonica produz sons bem classicos
A menor melodica é muito usada no jazz
mas elas tem que sobre harmonias que combinem com elas

maicol
Veterano
# ago/04
· votar

vc tem escalas harmonicas?

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

maicol olha las primeiras pags

binhoweck
Veterano
# ago/04
· votar

esse topico eh soh de escalas maiores?
eu queria uma boa explicacao da escala dom-dim.

seus intervalos sao:t 2m 3m 3M 4# 5j 6M 7m 8

pq o campo harmonico formado resulta em I grau maior 7m,II grau diminuto,III grau maior 7m,IV grau diminuto,...???
o I grau naum deveria ser menor e ter uma 3M como dissonancia
ao inves de ser maior com dissonancia 3m???
ou eh assim pq parte a escala diminuta a partir de meio tom acima do acorde dominante???

Kain_Paladian
Veterano
# ago/04
· votar

Pesso uma explicação por favor...pq a escala menor ( por exemplo Em) soa tao bem em uma base mair em E.faça uma base em E e sole em Em.

Desculpe se estou dizendo bobeira, mais é uma duvida que eu tenho e que me mata.

vlw....tópico muito bom esse de escalas.

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

binhoweck na realidade é muito dificil usar essa escala, ela é usada mais como preparação, não para improvisar em cima.E comop o nome da escala diz: diminuta-diminuição, o 1o acorde tem terça menor sim senhor

Kain_PaladianEsse é o lance do blues, se vc usar a penta menor sobre a base maior soara "bluesy", graças aos choques de terças.

Kain_Paladian
Veterano
# ago/04
· votar

Isso mesmo, eu faço normalmente a escala com a blues nota.Mas quando vc fala de choque entre as terças seria por causa da terça menor da escala de blues?

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

Kain_Paladiana historia é a seguinte. Vou explicar desde o começo da historia. Na india, a musica não é como nos paises europeus/americannos. La a musica é um ritual,e não existem apens 12 notas, entre um C e um D existem 12 notas chamadas "comas". Os blueseiros quando tiveram acesso a instrumentos brancos, tentaram prduzir uma musica não apenas com 12 notas, mas com mais,que são tocadas com bens, com o slide. Mas outra maneira de criar uma somoridade assim, era umir duas escalas, com terças diferentes. Então Em um E maior a terça é menor, mum mi menor a terça é menor, criando um choque, que constroi o som do blues

binhoweck
Veterano
# ago/04
· votar

Agente Smith,na explicaçao do Mozart Mello,a escala dominante diminuta tem realmente o primeiro grau maior 7m,daí é que eu acho que vem o nome dominante(I grau maior 7m)-diminuta(II grau diminuto).

Ah,mas valeu.

Agente Smith
Veterano
# ago/04
· votar

binhoweckode ser, essa explicação eu num sabia, mas como o campo harmonico é feito por terças sobrepostas, no caso não seria, pq o 4o grau é 3M, mas sei la, explicação nova, valeus

ncma
Veterano
# ago/04
· votar

Alguem me sabe dizer que escalas utilizar para o estilo musical: grunge e funk.Agradecia imenso qualquer ajuda!
obrigado

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar

Será que isso ajuda???

Não é só escalas, tem uns lances bem legais aqui:

http://planeta.terra.com.br/arte/guitarlicks/principal/frames.htm

Mulder
Veterano
# set/04
· votar

Valeu pela ajuda... agora, alguem pode me explicar o que são modos jônios, dórios, etc...?

Agente Smith
Veterano
# set/04
· votar

ncma Tanto no Grunge Quanto no funk, são muito utilizadas as Pentatonicas Maior/menor, Escala de blues, e no grunge, c vc for fazer uma copia da melodia da voz, tbm utilizam maito a escala maior/menor natural

MulderSÃO os modos gregorianos. ë o seguinte: A escala de c é : C D E F G A B C. Sé voce comessar do 1o. grau, C, Vc estara utilizando o modo Jônio, do 2o., dório, do 3o. frigio, do 4 lidio, do 5 mixolidio, do 6o. eolio, do 7 é o lócrio. na realidade, cada escala é uma escala diferente, mas por coincidencia, elas se encaixam em uma escala maior

Demonhunter
Veterano
# set/04
· votar

Ae galera..será que alguem tem a escala que o kiko loureiro costuma usar nos solos deles..por exemplo...aquele primeiro solo que ele faz no duelo com o baixista na rebirth ao vivo!! Aquilo é pura escala..queria tirar aquilo..agradeceria se alguem postasse ai!

Agente Smith
Veterano
# set/04
· votar

Demonhunter não sou um fã de angra, mas na sua coluna na guitar class, o kiko escreveu sobre a escala dom - dim e diminuta. Acredito q pela influencia da msik erudita no som deles eles devem usar a escala menor harmonica e a escala maior/menor

Demonhunter
Veterano
# set/04
· votar

Agente Smith valew cara!! eu acredito que essas escalas já se econtram aqui no tópico....Obrigado!

Agente Smith
Veterano
# set/04
· votar

Demonhunterq isso cara, procura tbm umas tabs do angra ae no cifra q pode te ajudar a ter uma ideia

Shogo
Veterano
# set/04 · Editado por: Shogo
· votar

ae, preciso urgente da escala de Sól... alguem consegue ela pra mim?

akela que começa assim oh:

E--------------------------0-2-3---
B-------------------0-1-3----------
G--------------0-2-----------------
D---------0-2-4--------------------
A----0-2-3-------------------------
E-3-------------------------------
(malz ae se alguem ja posto, pq n deu tempo de procura...)

vlw

Lod_Ska
Veterano
# set/04
· votar

Agente Smith
Otimo topico, mas depois que todo mundo posta tudo que tiver pra posta, cria otro soh com o principal.
:P

Lucas Medina
Veterano
# set/04
· votar

Aqui vai um arpegio pra vcs estudarem um pouco:

|-----------------7-10-7-----15-10-------|-19-15-------22-19--------19 -15--------------------|
|---------------8--------8---------12----|-------15----------20------- ----15-----------------|
|---------4-/-7------------7----------12-|----------16----------19---- -------16--------------|
|-------5--------------------------------|---------------------------- ----------17--------17-|
|-----5----------------------------------|---------------------------- -------------17-14-----|
|-3-7------------------------------------|---------------------------- -------------------15--|
e outros:

|-------------------7-11-/-12-\-11---------------------|
|-----------------9----------------9-------------------|
|----------8-9-11--------------------11-9-8------------|
|--------9----------------------------------9----------|
|-7-9-11--------------------------------------11-9-7---|

Metalhero
Veterano
# set/04
· votar

coloca umas escalas diminutas

F