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Ja1 Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
entao........c tem essa expressao pra posta ae????/
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Giovani Dal Mas Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Escuta só ... o som é muito bem bolado ... to te mandando !!!
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Ja1
Escute músicas medievais e repare nas melodias. Quer uma dica? Baixe alguma coisa de "Blackmore's Night"... vou expressar em breve... tô bolando umas idéias meio renascentista:)
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lmazev Veterano |
# mai/04
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e aí, galera, porque que além de colocar as escalas aí, vcs não gravam a execução delas? isso ia ajudar muito!
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Giovani Dal Mas Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Será q você pode me dar umas dicas de BAND IN A BOX ???
E umas de Harmonias, sequencias com acordes do tipo Am6, E7+, B7(9) , e essim vai .... tipos de escalas pra usar, músicas pra tirar,etc ???
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Fábio Lyrio Veterano |
# mai/04 · Editado por: Fábio Lyrio
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Panucci,
Nos modos gregos apenas, derivados e paralelos, contando também com as notas (#), vc tem idéia ao todo de quantas escalas se pode formar? (acho que o barato é grande hein?)
Imagina, modos derivados C, C#, D, D# etc etc etc...
Pergunta: Não vai haver repetição de modo em alguns casos? Perguntei uma vez prum professor meu, mas ele não conseguiu entender.
Quanto ao padrão de intervalo, vc acha conveniente decorar (ou entender é melhor né?)??? Por que se vc aplicar os modos em todas as tonalidades vai mudar muita coisa...
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Fábio Lyrio
Você está querendo sugerir a montagem de outros modos com notas intermediárias? Se for isso, seria como se fosse cromatizar, é isso?
Eu não vejo como criação dos modos, mas semmpre podemos ter como forte atração notas que estão um semitom acima ou abaixo, como disse num outro post sobre sombras e tal.
Então eu penso muitas vezes e vejo essas notas como dinutas ou dominantes alteradas.
Quanto ao padrão de intervalo, uma vez que entendeu como funciona e exergar a sua forma no braço, daí é um pulo pra se mover pelo braço, invertendo e fazendo um monte de loucuras. Eu vejo assim (pela afinação convencional) que abaixo de uma tônica tem uma quarta justa, depois uma terça menor, depois uma quinta, etc. Assim eu visualizo os "vizinhos", quinta, terça maior, etc.
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Morbid_Angel Veterano |
# mai/04 · Editado por: Morbid_Angel
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alguem pod me explica esses T e s? (tom e semitom) plz
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Morbid_Angel Veterano |
# mai/04
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ah, e como q eu faco pra monta um arpeggio? tipo eu tenho aki a escala harmonica menor (G,A,A#,C,D,D#,F#)
como eu monto um arpeggio com isso?
eu so sei tecnica, nunk aprendi teoria.. infelizmente.. q merda hauahuah
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Tedy Veterano |
# mai/04
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gente... alguém podia passar os desenhos pra web e colocar na net...
Eu tenho mó dúvida nisso... no teclado eu aplico na boa porque as notas são em sequencia e só tem uma nota quer é a oitava da primeira, na guitarra a mesma nota é tocada em várias regiões do braço...
Alguém podia fazer um guitar pro file ai pra mim como que faz pra eu ir treinando? É a única coisa que peço...
Morbid_Angel
Cara, ambos são passagens de nota... o 1 Tom = 2 Semitom...
CDEFGABC
T T ST T T T ST
Do mi para o fá tem somente um semi tom e do si para o Do tem só um semi tom, o resto é um tom inteiro...
Não sei se ajudo, mas tentei explicar aqui da maneira que consegui... pra mim usso de t e st é tão natural que não consigo explicar direito
Falow
Não se esqueçam do guitar pro file, please!
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Agente Smith Veterano |
# mai/04
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Tedy vc mesmo pode fazer isso cara, postamos varios desenhos de escala, mas em numerais, é so vc passar para o guitar pro.
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Hocus Pocus Veterano |
# mai/04
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oi, so novo aqui...
mas pra quem está procurando um som mais medieval, todo mundo já disse: procurem escalas menores melódicas e harmônicas...
procurem licks do blackmore e do malmsteen... aqui vão uns licks que eu acho q tem bem a sonoridade que vcs procuram...
e---8-7-8-5-8-4-8---8---8----8---8---------------------
B-----------------6---5--------------------------------
G--------------------------7---5---4-------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
esse é em A menor harmônico... daqui vcs improvisam... eh só usar pedal point... e ja dá uma sonoridade mais renascentista...
e------5-8---5-8---5-8---5-8---5-8---5-8---------------
B----6-----6-----7-----7-----9-----9-------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
esse eu vi em alguma música do malmsteen, naum sei qual...
e---5-6-8-8-5-6-8-8-6-8-10-10-6-8-10-10-8-10-12-12-8-10-12-12-
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
esse é do blackmore, na Deep Purple - Highway Star...
usem estas idéia e improvisem saidas melódicas... para partes mais melódicas o melhor seria usar uma menor natural, ou harmônica, jah que a melódica para passagens mais melódicas é meio dissonante... mas vai do gosto do músico...
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funkadelic Veterano |
# mai/04
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a definição do tópico sugerido é a aplicação do lance, mas boa a iniciativa de colocar as digitações, quanto a isso eh fundamental o estudo da harmonia do tema ou gênero, visto que cada um tem suas peculiaridades, pra não ficar desenvolvendo o lance apenas de forma tonal sacou. outra, ficar digitando o modos considerando apenas a tonica do tema define apenas a inversao da escala maior se nao considerar o grau funcional do acorde na cadencia. dica seria o o básico que eh o estudo do campo harmonico maior natural, menor natural, menor harmonico e menor melodico, outra vez fora temas e generos que nao se enquadram nestas estruturas, como acordes não diatonicos e temas com modulações sutis, comuns nos standarts de jazz e na bossa nova. estudar a escala do acordes seria uma saída básica enquanto não se define isso aí. outra vez sendo necessário aqui o conhecimento de harmonia até pra se saber se o acorde maior é I ou IV grau, se o jonio ou lidio vão se encaixar melhor, enquanto acorde parado ou em movimento na cadencia. Um abraço. Muito boa a iniciativa.
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Fábio Lyrio Veterano |
# jun/04
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Não sei se já rolou aki, mas vai uma escala:
A Escala Mixolídia #4
É uma escala bem esquisita, tem uma sonoridade dissonante com aspecto meio oriental e coisas do genero "sinistro",
A mixo #4 (#4 = quarta aumentada) é uma escala bem comum sendo sua estrutura basicamente esta:
T, 2, 3+, 4#, 5, 6+, 7-, 8.
C: Dó, Ré, Mi, Fa#, Sol, Lá, Sib, Dó.
Sendo uma escala maior com sétima menor e quarta aumentada, ela é melhor usada num acorde que tbm tenha esses intervalos, como o C7 (#11). Mas é bom observar outros graus do acorde como a 9a e a 13a, pra ver se a escala é mesmo uma boa opção na hora de um improviso.
Bom, mesmo que o acorde não indique os graus, ele vai ser do tipo X7 / 9 /#11 /13, perfazendo os intervalos compostos da mixo #4. Veja bem que não é em todos os acordes que vai entrar essa sonoridade, em alguns casos raros pode até funcionar, mas é bom não se deparar com "as evitadas", porque a escala em questão não tem uma fórmula que não suporta certas tensões, como os b9, #5 ou #9...
Se análisando harmônicamente a escala mixolídia #4, é utilizada como primeira opção em tonalidades que sejam maiores ou menores sobre os graus IV7, o bVI7, o bVII7 e sub-quintos...
flow
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Ja1 Veterano |
# jun/04
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Hocus Pocus
vlw cara
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guitarist from hell Veterano |
# jun/04 · Editado por: guitarist from hell
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E ae.
sou novo aqui, e tenho uma duvida!!!
qual é a diferença entre 5j e 5 ??? e 5+ e 5# ??? e 5- e 5b ??? e 5M e 5m ???
eu me confundo com isso !!!
essas notas são as mesmas ??
me ajudem...
valeu.
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ziotti Veterano |
# jun/04
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guitarist from hell
não são notas, são intervalos...
5J e 5 são a mesma coisa, chama-se Quinta Justa...
5+ e #5 mas não existem...
5- e b5 significa quinta diminuta...
5m e 5M não existe.
se eu tiver errado alguem me corrije ae
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ziotti Veterano |
# jun/04
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*corrige e não corriJe
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Agente Smith Veterano |
# jun/04
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Ae, to pra postar isso a mó tempao, mas ai vai:
Como treinar as digitaçoes das escalas:
o treino basico das escala e suas digitaçoes é basicamente divididos nestes passos:
1-decorAar todas as digitaçoes da determinada escala
2-treinar subidas e dwcidas
3-com o padrão de tres em tres
4-com o padrao de 4 em 4
5-com salto de terças
6-improvise e crie seus proprios liks
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Ja1 Veterano |
# jun/04
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eh só usar pedal point
q q eh isso????
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guitarist from hell Veterano |
# jun/04
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ziotti
5+ e #5 mas não existem...
5m e 5M não existe.
tem certeza disso cara ???
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ziotti Veterano |
# jun/04
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guitarist from hell
o que existe é:
Quinta diminuta(b5) - 3 1/2 tons
Quinta justa(5) - 4 tons
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Ja1 Veterano |
# jun/04
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eh só usar pedal point
q q eh isso????
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Hocus Pocus Veterano |
# jun/04
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pedal point = nota pedal
eh quando vc toca uma nota sempre e vai mudando outras, igual o primeiro exemplo q eu botei:
e---8-7-8-5-8-4-8---8---8----8---8---------------------
B-----------------6---5--------------------------------
G--------------------------7---5---4-------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
nesse caso a nota pedal é o dó
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Mulder Veterano |
# jun/04
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Seguinte tem uma música que tem as notas Dm, D, D9, Am, Am/F#, G e Bm. Qual o tom dessa música e quais escalas eu poderia usar?
O Andamento da música é:
Dm, D9, Dm, D9, D, Am, D, Am, D, Am, Am/F#, G, Bm, Am/F#, G, Bm... etc...
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ziotti Veterano |
# jun/04
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hummmm... D9, D, Am, Am/F#, G e Bm se encaxam no campo harmonico maior de G, mas esse Dm ta fora... talvez o musico que compos essa melodia usou esse Dm pra quebrar a regra mesmo, eu colocaria a musica no tom de G... mas espera o LeandroPanucci chegar que ele resolve isso pragente...
seilah kra, no solo o legal seria voce misturar um pouco as escalas, use o sistema modal que ira ficar legal
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ESP Veterano |
# jun/04
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Hoje eu tava viajando no modo grego... decorei as escalas na sequencia e fritava um e já pulava pra seguinte a até descer o braço pelos modos... muito loko!
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Mulder Veterano |
# jun/04
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seilah kra, no solo o legal seria voce misturar um pouco as escalas, use o sistema modal que ira ficar legal
Como eu sou extremamente zerado em teoria, gostaria que voçe me explicasse detalhadamente isso, por favor. ;)
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ziotti Veterano |
# jun/04
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Mulder
Irei pensar modalmente... Por exemplo, o kra te dá a base: Am D G... Você poderia resolver estes 3 acordes com apenas um G Jonio ou um Em Eolio, ficaria dentro do tom, mas eu acho que fica muito bitolado isso, então o que eu sugeri é você misturar as escalas, por exemplo:
Pra Am -> Am Eolio
Pra D -> D Jonio
Pra G -> G Jonio
*Sempre que arpejar o acorde soará muito bem.
Lembrando que isso é só uma sugestão...
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Agente Smith Veterano |
# jun/04
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Digitaçoes abertas.:
As digitaçoes abertas funcionam da seguinte maneira, vc pega as notas de uma escala, e cria desenhos sempre com 3 notas por corda: ex: g maior aberto:
e-------------------------------5-7-8---------------------
B-------------------------5-7-8---------------------------
G-------------------4-5-7---------------------------------
D-------------4-5-7---------------------------------------
A-------3-5-7---------------------------------------------
E-3-5-7---------------------------------------------------
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