Escalas pentatonicas Maiores e Menores formação

    Autor Mensagem
    Metallica-Kh202
    Veterano
    # fev/12


    Bom galera eu sempre vi uns topicos sobre esse assunto mas sempre restava duvidas e questionamentos. Com o intuito de acabar com as duvidas vou ser direto e explicar como se forma uma escala pentatonica.


    Bom antes de estudar escalas é muito importante que se tenha um conhecimento sobre intervalos para se poder entender este assunto. O cifra club tem uma video aula sobre esse assunto o Phillipe Lobo da eessa aula.

    Bom as escalas pentatonicas maiores são formadas por 5 notas por isso o nome e para saber sua formação basta compara-la com a escala maior.
    A escala maior é formada da seguinte forma: C D E F G A B C
    A escala pentatonica maior é formada assim: C D E G A C
    Para forma ela deve se retirar da escala maior o quarto e o setimo grau que no caso de C são o F e o B.


    Para se formar a pentatonica menor basta excluir o segundo e o sexto grau da escala maior e diminuir meio tom no terceiro e no setimo grau

    Escala maior: C D E F G A B
    pentatonica menor: C Eb F G Bb C


    E na forma de intervalos pode se por da seguinte forma as escalas:

    Escala maior: T 2 3 4j 5j 6 7
    Escala pentatonica maior: T 2 3 5j 6

    Escala maior: T 2 3 4j 5j 6 7
    Escala pentatonica menor: T 3m 4j 5j 7m


    Valeu espero ter ajudado caso tenhm alguma duvi perguntem e caso tenham alguma correção por favor me informem quero aprender ao maximo tambem. Valeu

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Boa tarde!!!

    Metallica-Kh202
    Cara, valeu pela iniciativa, mas isso poderia estar enriquecendo e esclarecendo qualquer um dos tópicos já existentes:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/281911/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Escalas pentatonicas Maiores e Menores formação