COMO VCS TREINAM/TREINAVAM ESCALAS?

    Autor Mensagem
    Menphis
    Veterano
    # abr/04


    GALERA, GOSTARIA DE SABER SE MEU MÉTODO DE TREINO DE ESCALAS É BOM OU NÃO!

    POSTEM AE O MÉTODO QUE VCS USAM/USARAM PRÁ APRENDER TODAS AS ESCALAS!

    Unknown Guitar Player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Menphis
    Eu n treino... =/

    Posta o teu cara

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Não entendi a pergunta direito...
    bom treinar eu acho que treino igual a maioria subindo e descendo, é a forma mais simples mas nao a mais eficaz

    Menphis
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Unknown Guitar Player
    EU GRAVO UMA BASE NO PC E FICO REPETINDO ELE EM LOOP E FICO SUBINDO E DESCENDO A ESCALA E TENTANDO FAZER ALGUNS IMPROVISOS!

    MAS COMO NÃO SEI SE ESSE MÉTODO É O MAIS EFICAZ EU QUERO SABER O DE VCS!

    Jean
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu nem treino eu só tiro musica.

    Agente Smith
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu faço o seguinte:

    1-decoro os desenhos da escala
    2-treino ela subindo e descendo
    3-treino ela no padrao de 3 em 3
    4- no padrão de 4 em 4
    5-No padraoSalto de Terças
    6-No padraoo salto de 5as(mas esse eu nunca treino, é pentelho demais)

    Agente Smith
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    E Tiro musica tbm
    outra coisa q ajuda muito no treino de escala e o bom e velho 1234 e suas variaçoes.

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Agente Smith
    me explica esse padrao 3 em 3

    Agente Smith
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Fear of the darkacho q vc conhece:


    3 em 3 4 em 4
    e------------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------------
    D------------------5---5-7...------------------5-----5-8...--
    A------5---5-7-5-7---7--------------5-7----5-7---5-7---------
    E--5-8---8----------------------5-8------8-------------------


    DeFoDoN
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    soh treino qualquer penta d blues....eh u suficiente...e eh logico pra ganha velo o 0 1 2 3 4 em todas as cordas indu e voltandu!!!!

    Menphis
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    EU QUERO TREINAR BASTANTE ESCALAS PRA PODER FAZER IMPROVISOS E COMPOSIÇÕES!

    VCS REALMENTE NÃO TREINAM ESCALAS?

    Guitar Slash
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Agente Smith
    Seria 3 palhetadas por nota? :S num manjo nada disso...hehehe
    Ou seria o tempo? ou nenhum dos dois? huaehuae explica ae pra eu =)

    yvo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Primeiro eu pego os modelos da escala.. e vo treinando eles aumentando cada vez mais a velocidade.. depois eu tento improvisar usando essas escalas em cima de uma base... é legal tb pegar licks de outros guitarristas em cima da escala pra usar no improviso

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Menphis

    Um bom método de treinar escalas é tirar musicas em q os guitarristas usam mto escalas... simples e além de tudo naum é taum maçante qto estudar puramente "escalas". E vc ainda vai estar tirando solos de guitarristas q vc curte.

    Dogs2
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO
    Um bom método de treinar escalas é tirar musicas em q os guitarristas usam mto escalas... simples e além de tudo naum é taum maçante qto estudar puramente "escalas". E vc ainda vai estar tirando solos de guitarristas q vc curte.

    Eu também acho bom, mas não é muito bom pq vc faz a coisa, mas não sabe o que faz.

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dogs2

    Tem essa desvantagem, mas esse método é mto bom pra treinar a técnica.

    Dogs2
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO
    É.

    flpmartin321
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    caras vcs tao eskecendo do METRONOMO... um dos melhores amigos do guitarrista!!!
    pra treinah escala fa o que o "agente Smith" falou... de 3 em 3... 4 em 4... tudo isso com o metronomo... é bem melhor

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu nao entendi o padrao 3em3
    expliquem isso pra mim!

    Marcio Filho
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    METRONOMO, um dos melhores pentelhos do guitarrista... hauahauahua

    Arthur Barlow
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    to aprendendo a tocar guitar a 3 meses e a bixa do meu professor me deu uma escala maldita pra treinar
    o nome dela eh ''RUN''
    me digam sobre ela
    se ta cedo ou nao pra ele me da essa escala

    John_rs
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ae guriza, foço o mesmo treino do Agente Smith, considero o melhor treino para escalas. Faço esses padrões em todos os modos de C, depois nos modos de D e assim por diante. Não esquecendo que isso deve ser praticado em todos os tons ou oitavas ou seja, quando estriver treinando na escala de C vow treinar a partir de todas as notas C que tiverem no braço da guita. Outro treino muito bom é salto de intervalos (3ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs, 9ªs, etc).
    Isso ajuda bastante na agilidade e mais ainda em reconhecimento. Ex.: quando estiver tocando uma musica de alguem ou até mesmo tirando algo, tu vai tocar aquelas notas e logo reconhecer o modo, nota, tom, etc, da musica ou solo que estiver tocando.

    Fear of the dark
    O lance do 3 em 3 é o seguinte:
    Tu começa da 1ª nota e toca 2ª e a 3ª, depois tu começa da 2ª nota e toca a 3ª e a 4ª, fazendo, assim, uma progressão de 3 em 3 notas.
    Ex.:
    No modo Jônico de C maior a progressão fica assim:
    C,D,E,D,E,F,E,F,G,F,G,A,G,A,B,A,B,C


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------2---2-4-2-4-5-----------------
    D------2---2-3-2-3-5-3-5---5---------------------------
    A--3-5---5---------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Isso seria uma progressão ascendente em graus disjuntos, o aconselhavel é que se faça o descendente para subir a escala.

    O padrão 4 em 4 é a mesma coisa só que repete de 4 em 4, barbada não?

    spy2k
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu geralmente treino do seguinte modo:
    primeiro decoro bem elas.. fazendo pra cima e pra baixo .. cada escalinha.. depois eu subo em uma e desço na outra.. pelo braço inteiro.. e do contrario tb vale.. começar do final do braço indo para o começo.. ai dah pra fazer.. em tercinas.. semicolcheias..divesas divisões de tempo.. se pah isso deve ajudar =]

    baz
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eu treino escalas com dois pesos de 15 kg em cada braço, com ambos amarrados nas costa, dentro de uma caixa submergida num lago.

    Fear of the dark
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    John_rs
    aee, entendi!
    e os saltos de intervalo como faço?

    cidbacam
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Daí Caras,

    Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.

    Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.

    O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.

    Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a COMO VCS TREINAM/TREINAVAM ESCALAS?