Autor |
Mensagem |
Diego LW Veterano |
# abr/04
Pô galera.. Tô començando a tocar violão/guitarra e não tô entendendo uma coisa: Por exemplo.. uma música tal é tocada num tom "D".. o que isso significa? o que esse tom representa na música? Pô.. se alguém poder me ajudar eu agradeceria.. Vlw galera...
Ah! Aproveitando.. alguém pode me explicar como funcionam essas escalas naturais para a formação de acordes, pois eu li no site mas não entendi nada... BLz? Vlw pessoal!!
Agradeço desde já..
|
JediKnight Veterano |
# abr/04
· votar
Tom D ;;;; >>>>>>>>> tb não sei ... eu sempre vou tocando ... mas nem sei q tom é não ...
|
Dogs Veterano |
# abr/04
· votar
Significa que você pode solar nessa música com uma escala de "D", ou que você deve começar a cantar no tom "D"
|
Diego LW Veterano |
# abr/04
· votar
Dogs
Vlw! Tipow sabes me ajudar na segunda questão? a respeito das escalas... Pô.. vlw brother!
|
Cansoneiro Veterano |
# abr/04
· votar
Diego LW
o tom,
D, é que da o tom da musica. tipo, a musica vai ser tocada e cantada na hormonia do D, agora as escalas, vc deve ta falando, tipo. a escala de do para formacaum de arcode é
D,E,G
que é a primeira, 3, e 5 nota da escala de d, é +ou- isto.
|
budeguitar Veterano |
# nov/09
· votar
olha cra quando voce uma musica e D vc tem
D Em F#m G A Bm c#diM D
voce pode usar basicamente esses acorde e claro que tan a inversoes dissonancias 7 9nona e ai vai mas basicamennte e isso
dai tem os elementos diatonicos as penta os modos gregos as triasdes tetrades e por ai vai
|
jonan Veterano |
# nov/09
· votar
troféu pá de ouro pro cara aí...
|
Iommi Young Veterano |
# nov/09
· votar
kkkkkkk, sempre sao novatos fazendo cagadas, principalmente aqueles que tem sua primeira vez aqui no FCC, faz parte ;)
|
Andy TheCatSp Veterano |
# nov/09
· votar
Diego LW D Em F#m G A Bm c#diM D
é assim cara.essas notas, estao dentro do campo Harmônico de D.
AI se a musica está no tom de D, vce pode usar essas notas para tocá-la. tipo, se a musica estivesse em C, o campo harmonico seria assim C-Dm - Em - F - G - Am - BdiM - C
|
StratoBlues Veterano |
# nov/09
· votar
Mano, podem parar de postar a reposta, é de 2004!
Hoje o cara já deve ser maestro e sabe solar com todos os modos, todas as escalas e tá comandando orquestra.
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
jonan Iommi Young StratoBlues
Se o cara subiu um tópico antigo, mas contribuiu de alguma forma, não vejo nada de mal. O que polui o tópico são justamente esses tópicos criticando o cara.
|
StratoBlues Veterano |
# nov/09
· votar
LeandroP
Tudo bem ele contribuir Leandro, acho seu ponto válido, mas a resposta já não estava explicitada por outros acima? Enfim, só meu ponto de vista.
Abs
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
StratoBlues
É porque começa com um "pá de ouro", vem o outro de diz a mesma coisa, só que com outras palavras. Deste modo, quando alguém for usar a busca, vai dizer: eu usei mas não tinha nada, só comentários a respeito da data do tópico....
Enfim, não tô te recriminando. É mais uma idéia pra deixar o fórum melhor... (aqui entre nós, também dou minhas mancadas)... Abs!
|
StratoBlues Veterano |
# nov/09 · Editado por: StratoBlues
· votar
LeandroP
Tranquilo. É assim mesmo como você disse. Desculpe pela contribuição negativa (é que de tanto ver o pessoal escrever isso do cara já ser fera ou já ter gibson e tal, deu vontade de soltar uma também)
Abs
|
LeandroP Moderador |
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar
StratoBlues é que de tanto ver o pessoal escrever isso do cara já ser fera ou já ter gibson e tal, deu vontade de soltar uma também
hehauheuahe verdade!
(vendo melhor, o título do tópico também não e lá essas coisas... quem vai achar este tópico na busca?!)
|
Van_Lorien Veterano |
# nov/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar
Eu achei de muita utilidade a contribuição budeguitar que junto com o post do Andy TheCatSp me ajudou a entender como funciona a formação do campo harmônico.
LeandroP Seguindo uma certa "lógica", o campo harmônico maior de E seria E Fm Gm A B Cm Ddim E?
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
Van_Lorien
Faltou uns #
E F#m G#m A B C#m D#dim E
|
Van_Lorien Veterano |
# nov/09
· votar
LeandroP Putz, então não entendi bem. Eu, tentando seguir essa lógica, montei um de F seguindo os mesmos intervalos: F G#m A#m B C# D#m Fdim F Seria isso?
|
jonan Veterano |
# nov/09 · Editado por: jonan
· votar
Van_Lorien na verdade não, pois o campo harmônico maior de E deriva da escala maior de E, com 2°, 3° e 6° graus menores e 7° diminuta isso vale pra todos os campos harmônicos maiores. Aí fica que nem o LeandroP postou
|
LeandroP Moderador |
# nov/09
· votar
Van_Lorien
É o que o jonan disse.
Pra montar um campo harmônico, você precisa harmonizar uma escala. Então os acidentes que a escala tem (# ou b) vão constituir os acordes também.
Veja este tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
|
Van_Lorien Veterano |
# nov/09
· votar
jonan LeandroP Agora entendi, muito obrigado! Vou estudar sobre isso assim que possível. :D
|