Os guitarristas mais influentes nos últimos 30 ano

    Autor Mensagem
    Luke Sambora
    Veterano
    # mar/04


    É o seguinte, quem são e porque são os tr~es guitarristas mais influentes nos últimos 30 anos :

    Para mim, foram Jimi Hendrix
    Eddie Van Halen
    Stevie Ray Vaughan

    Jimi " reinventou " a guitarra elétrica ...
    Eddie expandiu as fronteiras sonoras da guitarra ...
    Stevie reinventou o Blues ...

    HARD_ROCKEIRO
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: HARD_ROCKEIRO
    · votar


    Jimi Hendrix - Expandiu mto as possibilidades da guitarra, q passou a ser vista de maneira BEM diferente!
    Eddie Van Halen - Tb expandiu mto as possibilidades, através do uso de novas técnicas e da exploração dos recursos da guitarra (como a alavanca). E tb foi o "pai" do hard rock 80, influenciando uma legião de guitarristas (como Steve Vai, George Lynch...)
    Yngwie Malmsteen - naum to citando o nome dele para criar confusão, mas ele foi o "pai" do shred, do metal melódico, influenciou mta gente e fez com q os guitarristas se preocupassem mais com técnica.
    Stevie Ray tem seu mérito, mas não revolucionou tanto nem influenciou tante gente qto esses três q eu citei... pelo menos na minha opinião.

    Luke Sambora
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    HARD_ROCKEIRO

    Falou e disse meu brother !!!!
    Na verdade são Jimi, Eddiem, Yingwie e Stevie são nomes que estabeleceram uma estética própria em termos de sonoridade, influenciando muita gente ...
    Abração Hard ...

    LmA
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Luke Sambora
    E aí Luke, meu velho!

    Aí vai:

    Richie Blackmore- Foi um dos primeiros guitarristas à utilizar e se influenciar de licks relacionados à música barroca e erudita, mesclando-os no rock n'roll, mostrando a versatilidade de sonoridades combinadas que pode-se constituir em relação à esse instrumento.

    Steve Vai- Se define à uma palavra: virtuoso. Steve Vai mostrou o quanto é importante o estudo de todas as classes musicais. Influenciou a maioria dos guitarristas virtuosos que ''surgiram'' de aproximadamente uma década para cá, como MacAlpine, Petrucci, e outros. O cara manda toda a técnica possível e imaginável, nunca deixando de se preocupar com o verdadeiro significado da música: ''Música é arte, e não há arte sem sentimento'', diz ele. Pena que nem todos os guitarristas pensam assim...

    Chris Amott- Agora, vamos à coisas mais atuais. A banda Arch Enemy foi uma das primeiras à unir dois estilos que definitivamente não se falavam: o Metal Melódico e o Death Metal. Esse guitarrista vem influenciando há algum tempo aqueles que gostam e tocam do Heavy Metal mais ousado. Os licks e a pegada do Chris, um dos melhores guitarristas da atualidade, foram essenciais para unir ainda, à essas duas sonoridades, virtuosidade na medida certa. Mais uma vez se comprova a teoria de Blackmore! Parece fácil?!? Vai lá fazer!!! =P

    Abraços.

    Negrin
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bom, vim meio atrasado aqui, mas... hehe

    Para mim, pessoalmente:

    Ritchie Blackmore: Acho que não só para mim como para todos que pensaram em trazer algo do erudito para a guitarra, é uma referencia em questão de timbre, de técnica, virtuosismo, energia... Acho q foi decisivo para esse instrumento o transformando num instrumento mais e mais musiscal!

    Eddie Van Halen com uma forte influencia de J. Page, com um pouco de Kiss com uma técnica toda propria, foi um grande inovador!

    Tony Iommi e J. Page completariam, como eu tenho q escolher um, eu fico com o Iommi que foi talvez o maior mestre dos riffs de guitarra, uma referencia em ligados, em tocar metal com pentatônicas, em trazer influencias do jazz para o Heavy metal, e fundamentalmente trazer o sentido mais cavernoso para o rock!

    Esses são grandes influências para mim, alem de outros como David Gilmour, J. Page, Ace Freahley, Mick Box, Eric Clapton, B.B King, entre mtos outros...

    perpetual burn
    Veterano
    # out/04
    · votar


    hendrix
    van halen
    malmsteen
    zakk wylde

    caiohleal
    Veterano
    # out/04
    · votar


    sem dúvida Randy Rhoads q foi o cara q praticamente remodelou o metal... fazendo com q surgissem vários outros estilos dentro do metal... uniu clássico com pesado... era foda... sem contar q ele tb era bastante hard

    LmA
    Veterano
    # out/04
    · votar


    caiohleal
    Bom, o primeiro a fazer isso foi o Richie Blackmore... Creio que o Rhoads só tenha remodulado a idéia.

    Alexandre Souza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Stevie Ray Vaughan - enquanto a maioria dos guitarristas se preocupavam com visual new wave, virtuosismo, guitarras espalhafatosas, pedaleiras digitais, etc... Vaughan usava um visual texasano, uma guita toda descascada e a pegada monstruosa. O cara ainda conseguiu regravar músicas do Hendrix melhor do que o próprio... pra mim é o melhor entre os mais influentes.

    Gugamania
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Zakk wylde eu tbm acho que foi um cara que influenciou muita gente... antes dele ninguem usava harmonicos artificiais daquela maneira hehehe... hoje em dia num é dificil de enontrar alguem tentando fazer aquela pegada dele...

    G_Gabriel_G
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Gugamania
    concordo...to mto viciado em ZW...q pegada...e q guitarra linda tbm heim...

    Santana
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Um cara que eu acho que muita gente esquece é o Jeff Beck....talvez porque ele não fundou uma "escola", não definiu um estilo mas continuou a buscar inovação sempre.
    Mas é certo que ele influenciou muita gente boa.

    cabelim
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    steve vai e joe satrianesao os melhores

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Nos últimos 30 anos:
    Jimi Hendrix - Fez a guitarra de o principal instrumento no rock e variados.
    Eddie Van Halen - Fez o rock clássico voltar as rádios que estavam infestdas de outras coisa e rock prog. além de popularizar o tapping
    Yngwie Malmsteen - Não vi até hoje um fritador que não tenha influência dele, feza bíblia do metal neo-clássico e é o avô do metal melódico.
    Dave Murray - Levou o metal ao topo, juntamento com o Iron.
    Kirk Hammett / James Heitfield - Popularizou o metallica e o metal passou a ser ouvido com muito mais frequência, hoje para os in iciantes na guitarra, os 1ºs solos que eles escutam geralmente são os do kirk.
    Tony Iommi - Pai do metal, sem ele, provavelmente teriamos outras coisas em nossas cabeças.
    SRV - Reinventou o Blues.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Jimi - nem precisa dizer
    Blackmore - o cara praticamente deu mel na chupeta pra todos os guitarristas de metal melodico
    Eddie Van Halen - mostrou pro mundo a digitação (mas na verdade quem revolucionou a digitação na guitarra foi Stanley Jordan)

    eu citaria outro guitarrista - John MacLaughlin, só q tipo, não há como ele influenciar hj em dia pois nao aparece, mas na sua epoca, quando ele surgiu, foi o segundo jimi hendrix

    Slash Roses
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Jimi Hendrix
    Van Halen
    Joe Satriani

    ecmdesigner
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pow vcs estaum esquecendo do "FRANK GAMBALE", ele desenvolveu a técnica de "sweep picking"!

    Pra mim os GuitarHero saum
    Hendrix ("rock'n roll", overdrive, wah-wah, etc...")

    Eddie VH ("tapping"),

    Frank Gambale (SweepPicking)

    SRV

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Para mim:

    1º Hendrix (sem dúvida) - O cara reinventou a guitarra, fez dela o principal instrumento, criou performances originais (esse lance de tocar no dente, tocar com a guitarra nas costas, jogar guitarra no chão, queimar a guitarra, etc. O cara foi um gênio mesmo, sem ter estudado nada, sendo quase analfabeto.

    2º Steve Ray Vaughan - Foi discípulo do Hendrix. Tinha um pouco mais de técnica e uma pegada fora-de-série. Mas não teve tanta inovação quando ao Dr. aí de cima.

    3º Jimi Page - Compôs vários solos clássicos e bem elaborados. Apesar de não ter uma pegada muito boa.

    luis duarte
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Para mim eh o randy rhoads sem duvida
    Mas n podemos esquecer de tomi iommi
    se n fosse ele nao havia o k ah agora

    Rogério Filho
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    John Lennon - Tinha o melhor feeling pra musica que alguem já teve na vida!!! O cara num era virtuoso como voces gostam, porem, inventou o rock que hoje evoluiu, ou melhor, INvoluiu. Tinha uma pegada extremamente precisa e um ritmo inigualavel. Solos simples, porém de extremo impacto!!

    Jimmy Page - O cara simplesmente detona tudo e todos. Sem palavras

    Victor Rodrigues Barbosa
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Van Halen - Revolucionário!!! Ponto final!
    Steve Vai - Com certeza, um dos dos mais influentes de nossa atualidade. Vocês já ouviram com certeza falar de For The Love of God, certo? E Windows To The Soul?
    Kiko Loureiro - É verdade, tem gente que exagera demais ao falar desse cara, mas ela com certeza é influente, senão não estaria na boca de todo mundo!
    Joe Satriani - Monstruoso, ele já foi até professor do Steve Vai!! Ouçam Surfing With The Alien, Summer Song, The Crush Of Love.
    Mtos outros já citados contam tbm como hendrix, o page, etc.
    Agora tem um cara que foi foda, mas infelizmente foi, e não está mais aki: Dimebag Darrel...

    Renato Perussi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Jimi - "Revolucionou a guitarra"

    Van Halen - Sem ele, timbres extraordinários, tapping e floyd naum existiriam, por isso ficariamos limitados à strato

    Tony Iommi - pelo amor d deus... o cara inventou o POWER CHORD!

    Matheus Dufrayer
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alexi Laiho - pq ele é mto bom, foi um dos caras mais influentes para mim, ele me influenciou bastante, é um cara q tem mta técnica e agilidade, e um dos mais posers tbm, um dos motivos para muitos não darem tanta atenção à ele

    Roope Lavatalla - foi professor do Alexi, tem nem o q falar!

    Victor Bastos - grande amigo meu, um dos maiores guitarristas do brasil na minha opinião e tbm me influenciou bastante

    Varg Vikemes - pode nao ser o mais habilidoso na guitarra, e seus riffs nao serem tao virtuosos, mas revolucionou o metal negro como nenhum outro

    Jens Ludwig - só pelo nome já da pra saber q o cara tem a música no sangue, o cara é descendente direto do Ludwig van Beethoven!!

    bom, essa é a minha opinião, apesar de tbm achar todos os grandes nomes q vcs já citaram excelentes, sem dúvida nenhuma!

    tiago ferreira alves
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kiko, não o do angra o do KLB!!!
    felipe dylon, é muito rapido e criativo faz sextinas a 170 BPH
    gustavo-vagabanda, o cara destrói no solo sem mesmo mexer os dedos, na verdade ele esconde o solo pra ninguem ver como é que faz!!!

    tiago ferreira alves
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Jimmi page_ o cara é muito bom no estilo dele, suas frases sao muto criativas e inovadoras para a época!

    van hallen_ sem comentarios!!

    mlmsteen_o problema dele é que é muito lerdo!!!! HAHAHAH!!!!!

    ja os brasileiros sao: juninho afram, kiko loureiro, edu ardanuy

    Fernando Favareto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    jimmi page sem comentarios!!!

    selles
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Os caras podem inventar e reinventar o que for, de que adianta se a criatividade pra usar vai ser de sucessores..pra mim, o que torna um guitarrista o melhor é a união de velocidade, qualidade no afinamento para cada nota dada, criatividade em improvisos, expressão musical e finalmente a capacidade de compor musicas que, literalmente, substituem palavras, ou seja, composições originais e expressiva e até agora conheço poucos guitaristas que possuem essas características reunidas,um desses é Greg Carmichael do Acoustic Alchemy.

    A capacidade de expressão, tanto quando toca como na composição de suas musicas, as vezes penso que ele usa algum software de IA pra conseguir impor a expressão que as musicas passam. É um dom impar, completo.. onde o substrato disso é a herança do Jazz, Blues, e Flamenco..agora, estilo e invenção de técnica revolucionaria, que também fazem parte do brilhantismo de Greg, esses vem de brinde...

    F.Selles

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Os guitarristas mais influentes nos últimos 30 ano