Acesso a instrumentos de qualidade: melhorou nos últimos anos?

    Autor Mensagem
    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13


    Moçada, estava eu aqui pensando na vida, lendo alguns tópicos do Fórum e me deparei com a seguinte indagação: será que o acesso a bons instrumentos, hoje em dia, é mais facilitado do que há alguns anos (uns 15), quando eu comecei a tocar guitarra, por exemplo?

    Naquela época, salvo melhor juízo, ou tu tinha a sorte de achar uma guitarra usada, dentro da tua ideia de instrumento, com preço razoável, ou tu ia acabar comprando uma Les Paul Golden feita com madeira de caixa de fruta e captadores de lata de sardinha, com braços que pareciam uns arco-e-flecha.

    É só um exemplo. Não pretendo difamar ou elogiar essa ou aquela marca.

    Hoje em dia, os iniciantes tem 839 modelos diferentes de guitarra à disposição já de saída! Claro que o orçamento ainda é um fator detemrinante na compra do instrumento. Lógico.

    Mas, mesmo assim, acho que o surgimento de marcas e linhas novas (nacionais, inclusive) deu uma bela melhorada na qualidade geral das guitarras de entrada e médias.

    Só eu acho isso?

    Alguém?

    Falei bobagem?

    Hehehe!

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara, pelo que dizem as pessoas mais antigas, antigamente Gianinni era o máximo, e quem começava era tonantes, hoje em dia abriu-se as portas para várias marcas entrarem no país, mas os preços são absurdos, e ainda tem que melhorar muito nesse caso, mas no Brasil as coisas vão continuar assim, pois as pessoas pagam, então não tem porque baixar os preços.

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pode ser. Mas eu nem estava me referindo à questão do preço, propriamente dita. Anos atrás, simplesmente não haviam opções. Nesse aspecto, acho que as coisas melhoraram. Mas, de resto, concordo contigo.

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ah, se for a disponibilidade de marcas, com certeza, abriu um grande leque de escolhas tanto para iniciantes, quanto para profissionais.

    Jm7
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Sem dúvida o Brasil está crescendo, mas ainda falta muuuuuuito para que um músico tenha o apoio e as condições ideais.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Natanael_DM
    Isso não é nem questão de opinião. É fato, não há o que discutir. Hoje existem opções até demais, não só de guitarras quanto pedais, amplificadores e acessórios.
    Não sei se isso é bom ou ruim....

    Acho que chegou a um ponto tão excessivo, que geram dúvidas enormes sobre o que comprar, a galera fica perdida.

    E o acesso é tão fácil aos equipamentos, que as pessoas se preocupam muito mais em ter tudo do que explorar o pouco que tem em mãos.

    Antigamente as pessoas exploravam mais seus equipamentos. Hoje, "testam" um pedal em 4 ou 5 acordes e já julgam.

    Definitivamente, existe muito mais equipamento disponível.
    Nem há o que argumentar.

    Um aceno de longe!!!

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Del-Rei
    ia dizer alguma coisa nesse topico, mas depois do que vc disse não é mais necessario!
    Concordo 100%

    Hansen
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Melhorou sim, e bastante. O problema é que julga-se muito o logotipo e bem pouco o produto em si.

    Se vc colocar um logotipo Fender numa Squier Bullet, a pessoa vai usar e dizer: "ahhhh isso sim, o timbre legítimo Fender".

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pois é, gurizada. Era aí que eu queria chegar. Será que esse exagero de opções não acaba "piorando" o mercado?

    Por um lado, penso que não. Já que a democratização da arte, pela facilitação do acesso, sempre é uma coisa boa. E tu acaba abrindo possibilidades de que mais pessoas sonhem com instrumentos melhores pro futuro e coisa e tal. Tipo o neguinho que começa com uma Memphis e vai subindo degraus até chegar numa Gibson, por exemplo.

    Por outro lado, essa pseudo-facilitação do acesso a uma gama maior de instrumentos pode transformar o consumidor em um eterno insatisfeito, já que sempre vai ter uma opção diferente ao seu alcance...

    Sei lá. Acho que a idade tá me pegando!!! Hehehehe!

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Eu faço coro com o que o Del-Rei disse, nem tem o que argumentar mesmo sobre isso. Até instrumentos para canhotos, que anos atrás eram bizarramente escassos, hoje em dia está mais fácil encontrar coisas bacanas. Antigamente o pouco que tinha era só merda.

    Claro, falo isso a nível de Brasil e para mim, um mero mortal sem acesso a coisas boas por falta de $$$. Porque pra quem sempre teve grana nunca existiu essa escassez, lógico. Só entrar no ebay que facilmente encontra várias guitarras, baixos e violões para canhotos, de toda a sorte de marcas, modelos e preços. Tem coisa até da década de 70.

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    renatocaster
    É óbvio que a quantidade de instrumentos à disposição, em geral, aumentou. Isso é indesmentível. Eu não seria ingênuo a ponto de não perceber isso.

    Meu questionamento vai além disso.

    O acesso aos instrumentos aumentou, lógico. Mas e aos de qualidade? Isso melhorou? Eu penso que, na prática, sim, embora não veja isso como verdade absoluta, já que guitarras com nomes famosos, mesmo as de entrada, continuam custando muito aqui no Brasil.

    Eu moro no RS, numa cidade da região metropolitana. Pra sonhar com uma Gibson, quando eu era mais novo, tinha que dar uma volta em Porto Alegre, porque onde eu vivia não tinha.

    Hoje em dia, nessa mesma cidade, os caras vendem, na loja, Gibsons e Fenders novas e usadas. Ou seja, em tese, o acesso melhorou, porque hoje eu as encontro.

    Mas na prática, continuam custando caro!!! Hehehehehe! Sacou?

    PS: os EUA não entram nessa minha tese, certo? Porque daí seria sacanagem!!! Hehehehehe!

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Natanael_DM
    Mas na prática, continuam custando caro!!! Hehehehehe! Sacou?

    Hoje continua caro, mas não tem a ver com o custo somente. O valor final de um produto não se mede pelo custo efetivo. Se mede pelo quanto o consumidor está disposto a paga por ele, independente do custo.

    Cara, antigamente uma Gibson era mais cara ainda. Quanto mais temos um produto no mercado, mais barato ele fica... E não só devido à concorrência. Há anos atrás era necessário praticamente encomendar uma Gibson. Dificilmente se viam em estoques nas lojas. Pelo menos eu vi raríssimas vezes. E só tinham esses equipamentos quem tinha grana mesmo. Hoje em dia qualquer um faz um parcelamento a perder de vista e leva pra casa a guitarra.


    Mas e aos de qualidade? Isso melhorou?

    Aí, é um ponto a se considerar. Creio que a qualidade nem tanto. Hoje tem a questão da madeira, que está cada vez mais difícil de conseguir.

    Se considerarmos o preço de uma Gibson Standard nos anos 90 e compararmos com o preço dela hoje, certamente hoje é mais barato. Não porque ela tenha abaixado de preço, mas porque o custo pra importar e revender diminuiu.

    E tem a questão do marketing, que entrou MUITO forte nesse mercado, com os equipamentos signature bem mais caros. Antigamente não se tinham todos esses signatures.

    Um aceno de longe!!!

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    undefinedNatanael_DM

    Mas na prática, continuam custando caro!!! Hehehehehe! Sacou?

    Sim, mas esse é um cenário que não muda. É uma questão cultural do comércio brasileiro cobrar preços abusivos em produtos importados. Salvo um caso ou outro, o cenário geral é esse. Mas, antigamente quando não tinha praticamente nada, o pouco que tinha era mais caro ainda do que hoje em dia.

    Sinceramente, eu acho que a galera hoje não tem do que se queixar. Temos no mercado Fender Mexicana em torno de 1800~2000 nova. Vc acha isso caro? O que é caro ou barato também é relativo, depende do referencial.

    PS: os EUA não entram nessa minha tese, certo? Porque daí seria sacanagem!!! Hehehehehe!

    Eu levo em consideração porque importar um instrumento hoje pode ser uma saída consideravelmente satisfatória. Nem tanto em época de dólar alto, hehehe. Prioritariamente, eu ainda prefiro importar do que comprar aqui, mesmo a importação podendo ter todos aqueles percalços.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    renatocaster
    É uma questão cultural do comércio brasileiro cobrar preços abusivos em produtos importados

    Isso é uma tristeza.
    E, como sempre, a culpa é do consumidor que se presta a pagar preços ridiculamente altos por determinados produtos. Carros, então, nem se fala....

    Um aceno de longe!!!

    Thejapamuri
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Del-Rei

    Por isso muitos fazem a opção de comprar no exterior e trazer pro Brasil invés de comprar aqui. Mas, existem várias lojas honestas, basta procurar bastante que você acha. Minha mãe faz o seguinte: ela vai em todas as lojas, pega os preços, depois compara e ve qual ta mais barato e ve se o produto vale a pena.

    SkyHawk
    Membro
    # jan/13 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    São muito felizes os novos guitarristas !!! Tenho 44 anos, quando comecei a tocar aos 15, violão e guitarra eram Gianinni, ponto final. Não tinha escolha e não existia nada além disso. Violão tinha Di Giorgio das séries profissionais que eram instrumentos fabulosos (exemplo o Di Giorgio Tarrega), a Di Giorgio fabricou instrumentos do mais alto padrão internacional nessa época, mas também eram muito caros. O Tarrega sempre foi meu sonho de consumo inacessível.
    Guitarra não da nem para comentar.... que lixo !!! Tive uma strato Gianinni branca em 1980, que medo !!!! Um pedaço de pau, com cordas, captadores e acabamento medonho !!!! Que som ruim !!!! E era o que tinha, não quer... Vai tocar bateria, gaita, piano... Sei lá o que !!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Natanael_DM
    Acesso a instrumentos de qualidade: melhorou nos últimos anos?

    Sim.

    Drinho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    sem duvida antigamente guitarra de 200 conto era intocável

    hoje da pra usar numa boa

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não é bem assim que eu penso...

    No fim da década de 90 uma Gibson (STD, não me refiro às Studio) nova chegou a custar uns 3 mil reais. No início de 2000 uma STD nova custava entre 4 e 4,5 mil, isso uma signature ou Premium Plus em loja na rua famosa em instrumentos em Sampa. Pode fazer as contas, isso é barato se comparado a hoje. Verdade que o crédito foi facilitado hoje, no cartão, na época se dava 3 cheques no máximo. Mais tarde, o dólar subiu bastante chegou a bater quase na casa dos 4 reais, para ter uma ideia do preço do instrumentos lá nas lojas era fácil: pegava-se o preço em dólares de uma Fender ou Gibson, digamos 1700 dólares, e se multiplicava por 10, dava o preço em reais bem aproximado, ou seja, hoje daria 17.000 reais na loja. Muito mais que hoje! As próprias importadoras dizem, baixaram a margem, ficou mais barato.

    A questão é que, conversando com diretores e gerentes de lojas, o dólar subia, aumentava o preço logo em seguida. Quando caía, não dava para cair o preço junto, uma que o pessoal estava disposto a pagar e todos esses anos sem instrumentos importados criaram uma mítica ao redor desses marcas famosas, mas existia um nicho de comércio ao redor disso. Ou seja, o preço estava em reais, existia um monte de lojas com os mesmos produtos a venda, novos e usados, e não queriam diminuir o preço de todo o setor porque poderia quebrar um monte de gente se fosse simplesmente acompanhar o dólar caindo.

    Só que do jeito que estava alto o preço, começou a aparecer gente que importava ou ia buscar a guitarra pagando menos. Nessa época, as importadoras com contrato de exclusividade bateram forte para proibir as Guitar Center e Musician`s Friend de vender para o Brasil (até hoje), mas eu mesmo cheguei a comprar deles daqui. Precisaram baixar o preço sim, aqui no Brasil já foi mais caro. Como disse, as importadoras precisaram se adequar.

    Nesse tempo todo de GAS e guitarrista, vi marcas como Mesa Boogie sumir do mercado - isso foi calote mesmo e resultou em corte do Brasil na lista da fábrica, o que tornou extremamente difícil comprar essa marca aqui. Vi importadoras que traziam PRS e Taylor que apesar da lucratividade alta, importar ilegalmente e ser fechada, escasseando essas marcas por um período. Vi lojistas (de loja grande) importar direto com muambeiro, que aliás conheço bem o dono e o muambeiro envolvido, bater de frente com a importadora e até clientes, dando calote no mercado e fechar, voltar e perder bastante.

    Acho que tudo isso é fruto de um amadurecimento de todo o mercado, incluindo os consumidores. Ainda hoje existe uma bobagem grande e falta desse amadurecimento em todos os lados, só ver a babação de ovo em cima de marcas que alguns fazem, ainda tem lojista e importador safado, tem muito que melhorar ainda. Até as leis contra o calote, que aqui no Brasil quase inexiste e fato que afastou a Mesa Boogie daqui (agora que ensaia uma volta, já que o mercado e o país vem assumindo uma posição importante no mercado global).

    Isso é a minha experiência no mercado de grandes marcas aqui no Brasil. Valeu.

    Plank
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    os instrumentos voltados para iniciantes são perfeitas pra aprender e tem uma qualidade aceitável levando em consideração o publico alvo. mas continuo achando caro as guitarras boas. elas custam 350 dolares nos estados unidos e chegam aqui por 1700 reais, é um absurdo.

    Drinho
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    MMI

    Isso que você diz é verdade mas não falando apenas sobre um equipamento de qualidade mas sim algo extremamente refinado e de alto nível, agora no que concerne a acesso acho que marcas como as que você citou sempre foram de difícil acesso para os brasileiros principalmente com os importadores que tem direito a exclusividade metendo o bedelho na compra direta e superfaturando absurdos junto aos lojistas na venda aqui dentro. todos sabemos que os impostos são altos mas a grande desgraça é o sujeito querer lucrar um carro em cima de seja lá o que for, com uma parcela pequena de consumidores que tem recursos aceitando pagar fortunas dando milhares de reais de presente a burocratas, importadores e lojistas, só resta a outra parcela de meros mortais achar alternativas de fazer uma importação por conta própria mesmo correndo riscos. Ainda bem que há pequenas lojas no exterior que ainda suprem essa necessidade, se você olhar para o numero de usuários que existem verá que no caso do brasil é a grandessíssima minoria que tem acesso a uma gibson ou prs e similares...
    Acredito que a idéia do tópico era salientar que hoje os instrumentos de baixo custo, com a coisa da china e etc trazem um beneficio muito maior pelo preço que se paga comparado a antigamente quando uma guitarra barata mal funcionava direito....

    Natanael_DM
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Acredito que a idéia do tópico era salientar que hoje os instrumentos de baixo custo, com a coisa da china e etc trazem um beneficio muito maior pelo preço que se paga comparado a antigamente quando uma guitarra barata mal funcionava direito....

    Perfeito, Drinho.

    Mas também concordo, em parte, com o MMI. Comprar guitarra, acima das de entrada, no Brasil ainda é caro, mas já foi pior.

    renatocaster, eu acho que pagar R$ 1.800,00 por uma guitarra não é nenhum absurdo. Acho bem razoável. E acho ótimo que exista essa opção!

    PS: os EUA não entram nessa minha tese, certo? Porque daí seria sacanagem!!! Hehehehehe!

    Eu levo em consideração porque importar um instrumento hoje pode ser uma saída consideravelmente satisfatória. Nem tanto em época de dólar alto, hehehe. Prioritariamente, eu ainda prefiro importar do que comprar aqui, mesmo a importação podendo ter todos aqueles percalços.


    Concordo 100% contigo. Eu mesmo já comprei coisas nos EUA. Contudo, eu estava apenas me referindo à situação do mercado nacional, entende? Por isso deixei de fora o que os EUA oferecem via importação direta.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Drinho

    Mas é exatamente esse o ponto. Por conta desse bloqueio de muitos anos e produtos de muito baixo nível, ficou um mito que uma Gibson ou Fender é algo extremamente refinado e de alto nível, o que não é realidade de forma alguma. Mas essa mítica é uma das causas dos lojistas poderem cobrar absurdos. Existe de fato um "monopólio" de importação dessas marcas, mas a questão de superfaturamento também não é tão verdadeira. É óbvio, os donos das importadoras querem ganhar sua grana, o mais possível, assim como eu, você e qualquer um. Eles ganham, lógico, sua grana mas o buraco é muito mais embaixo de simplesmente chamar de superfaturamento absurdo, os carros no Brasil custam muito mais que guitarras, proporcionalmente. E nisso empurram muito produto meia boca da Ásia, ainda melhor que as brasileiras antigas, mas muitos ainda continuam nesse complexo de vira-lata.

    Seria simples falar que o problema é das leis e dos políticos, portanto a culpa é do povo. Como eu disse acima, os preços caíram por conta dessa possibilidade remota de se trazer instrumentos de fora. Eu vi pessoalmente um cara ir numa loja, ouvir que uma Goldtop sairia por 22 mil reais, voltar dali umas semanas com uma Goldtop na mão dizendo que pagou um fim de semana na Florida, trouxe sua Goldtop, umas roupas e compras novas e tudo isso custou menos que 20 mil reais. Isso foi o que fez os preços caírem.

    Os preços daqui são caros porque o aluguel é caro, mas o custo de um funcionário é caríssimo por conta de leis trabalhistas paternalistas e retrógradas. Some a isso altos impostos. Some a isso a maior taxa de cartão de crédito do mundo. Some a isso o hábito nacional de parcelar, geralmente o financiamento é por conta do lojista. Some a isso o fato do calote institucionalizado nesse país, é perfeitamente legal tirar da loja e não pagar, além do risco de assaltos e roubos mesmo. É muita soma, né? Tudo isso que leva ás guitarras de maior preço do mundo aqui, o faturamento em si, se for ver, tem limites, não é esse oba-oba.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    MMI

    Mas é exatamente esse o ponto. Por conta desse bloqueio de muitos anos e produtos de muito baixo nível, ficou um mito que uma Gibson ou Fender é algo extremamente refinado e de alto nível, o que não é realidade de forma alguma. Mas essa mítica é uma das causas dos lojistas poderem cobrar absurdos.

    Para a gente ver como as coisas são curiosas. Aqui no RJ, no final dos anos 90, quando comecei a dar meus primeiros passos na guitarra e comecei a me inteirar sobre equipamentos, era exatamente isso que acontecia. Era bem difícil vc encontrar uma Gibson Les Paul exposta nas vitrines, a mais simples que fosse.

    Só tinha uma loja daqui do RJ que eu me lembro que trazia coisas mais "exclusivas": Era a loja Big Fat, do guitarrista de Blues Big Gilson. Nessa loja tinham Marshalls valvulados, Fenders, Gibsons...Numa época de escassez, essa loja era um paraíso. Menos para os nossos bolsos, claro.

    É por isso que quem tinha uma Epiphone LP Standard achava que estava com um guitarrão nas mãos. A grande maioria não tinha como comprar Gibson e Fender, por questões econômicas. Então muitos se contentavam com as Epíphones e demais guitarras asiáticas. Ahn, vale lembrar também que não tinha esse "boom" de luthiers que constroem instrumentos como também tem hoje.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    O MMI esta certo e disse tudo.

    Prá vocês terem ideia (eu tenho 50 anos), nos anos 80 valia à pena ir para os EUA, só para buscar uma guita.

    Vejam só, uma Fender American Strat custa entre 1000 à 1150 Dólares numa Guitar Center da vida (que é uma loja cara, se procurar no EUA acha mais barato). Uma passagem NY ou Miami uns 1200 Dólares.

    Você ia, ficava um final de semana num hotelzinho barato, gastava 200 dólares.

    Em termos atuais, chutando um pouco prá cima, você buscava uma Fender nos EUA por 2700 dólares, o que em preço atual dá uns R$ 5.500,00.

    Uma Fender American Strat no Brasil, nos anos 80, custava R$ 7.000,00.

    Então, valia à pena, já que NÃO CONHEÇO UM SÓ SUJEITO que trouxe uma guitarra na mão e foi taxado no aeroporto tendo ou não carteira da OMB.

    Hoje não vale mais à pena, porque você acha essa mesma Fender American Strat na faixa de R$ 4.000,00.

    Não só o grande número de opções disponíveis facilitaram o acesso, como fizeram cair os preços.

    Obs: (cálculos adaptados para os dias de hoje)

    Drinho
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    ficou um mito que uma Gibson ou Fender é algo extremamente refinado e de alto nível, o que não é realidade de forma alguma.

    com relação a fender eu concordo com você, mas quando eu vejo uma gibson archtop eu fico de queixo de caído cara, pelo menos do meu ponto de vista acho bem legal....

    mas o mito realmente existe do ponto de vista do coitadismo brasileiro, isso tá na cabeça das pessoas e o mercado se aproveita disso....

    guitarra já foi mais caro do que hoje sem dúvida isso é verdade, mesmo há pouco em 2005, 2006 eu lembro que teve uma alta grande e a american standard tava beirando os 8 mil reais, tinha a questão do dólar também que tinha passado dos 3... mas eu nao sei até que ponto atualmente se atribui a diminuição do preço em função da possibilidade das pessoas trazerem de fora uma vez que o dólar atualmente é mais baixo e a viagem custará mais do que o valor da guitarra (lembrando que se a intenção é apenas ter a guitarra) claro que eu preferiria curtir uma viagem, mas independente de qualquer coisa é caro pra cacete ainda....


    o dólar hoje é mais baixo, eu tinha ido uns tempos atrás na teodoro sampaio e tinha o amplificador do joe satriani e o do slash na loja.... voltando, os custos são altos, o lucro é necessário mas velho tavam pedindo 25 mil reais nos amplificadores... e também tinha a guitarra do slash sendo vendida a 35 mil reais, então o desprezo do cidadão pelo conhecimento é a grande desgraça deste país....

    tudo foi vendido.... com esse dinheiro eu ia pra chicago de classe executiva no minimo, pegava uma puta suite no marriott trazia a guitarra, o amplificador e ainda ia fazer umas compras na loja do michael jordan...

    concordo com o que você falou sobre os custos que temos para manter no brasil uma empresa com funcionários e etc.. o governo realmente massacra o empresário, mas eu ainda acho que se lucra absurdamente por mais que os custos sejam altos... e hoje o crédito tá aí, o povo em vez de abominar que seria o certo abraçou com todas as forças, se vende mais e com mais facilidade, na quantidade de coisas já se ganharia uma grana lascada.. e os caras ainda metem a faca numa coisa só... reação natural do mercado? pode até ser, mas se o consumidor fosse menos babaca eu acho que isso não aconteceria....

    A unica evolução que existiu no mercado de instrumentos musicais brasileiro é que hoje uma guitarra de 200 reais funciona e tá de ótimo tamanho para um iniciante... no resto continua um lixo... uma hora mais lixo outra menos lixo mas sempre lixo.....

    vintagentleman
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Sem considerações extras que eu julgo até desnecessárias, simplesmente pelo fato de a China produzir hoje excelentes guitarras, amplificadores, efeitos etc etc etc já está respondida a pergunta.

    Claro que tudo hoje é muito mais fácil e acessível, inclusive o acesso aos instrumentos de qualidade, eletrônicos de qualidade e até mesmo alguns bons carros (que ainda devem melhorar muito), porque tudo o que é produzido na China, bom ou não, é muito mais barato mesmo...

    O exemplo: com certeza uma dessas guitarras AXL chinesas é muito melhor que as Gianinnis mais baratas de antigamente, ou as Golden, ou as Jenifer etc etc etc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acesso a instrumentos de qualidade: melhorou nos últimos anos?