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HARD_ROCKEIRO Veterano |
# mar/04
Ae cara, continuando aquele papo sobre acordes, campos harmônicos, etc... queria tirar uma duvida:
A possibilidade de se substituir o acorde Bm7(b5) por um G7(9) com terça no baixo vai depender do campo harmônico em q estiver a progressão, ou essa substituição pode ocorrer sempre? Por exemplo, isso pode ser feito no campo harmônico de C maior?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
Claro que pode. Ambos os acordes fazem parte da tonalidade de Dó (campo harmônico). A nona do acorde de Sol é uma tensão a mais muito comum, usada em acordes de função dominante. Se você simplesmente não pensasse no acorde e simplesmente o fisesse, você poderia notar a semelhança entre eles. O que acontece é que o Si (neste caso) tem um clima diminuto...
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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Veja pelos desenhos dos acordes as semelhanças na formação, que muitas vezes pode sugerir substituições. Uma carta a mais na manga, pra não ficar na mesmisse. Com qual acorde você substituiria este: C7M/E??
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HARD_ROCKEIRO Veterano |
# mar/04
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Em13, q possui as mesmas notas, (E-G-B-C) e faz parte do campo de C maior
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
é isso mesmo... então pr que não solar um mi frígio sobre um C7M?!
Então encare o Bm7(b5) e o G7(9) acordes equivalentes. Se você pensar em Bm7(b5) na hora de solar sobre um G7(9) é porque quer causar uma impressão meio diminuta, certo? Então porque não causar logo uma impressão diminuta? Use um Bdim no lugar do Bm7(b5), daí você terá um desdobramento dos diminutos, possibilitando a substituiçao com 4 acordes ou mais (muito mais).
Outro assunto interessante (com a mesma idéia) são os trítonos. Você sabe o que são trítonos?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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deixa eu fazer uma observação antes: o seu raciocício foi lógico, mas em acordes menores não se usa 13, e sim o 6... no caso: Em6... é só uma observação....
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HARD_ROCKEIRO Veterano |
# mar/04
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no caso, essa impressão "diminuta" que o acorde de Bm7(b5) possui se deve a que?
Trítono seria um conjunto de notas q possuem um intervalo de três tons entre si, naum é?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
A impressão diminuta se deve ao fato da quinta ser diminuta (b5)... a diferença é que o acorde diminuto (natural) não pussui sétima menor (como o acima) e sim uma sétima diminuta (bb7). que na prática seria equivalente a uma sexta maior.
Quanto ao trítono, é isso mesmo. Agora precisamos saber quais acordes de um Campo Harmônico possui este trítono, que é um intervalo de 4ª aumentada ou 5ª diminuta.
O acorde G7 possui um trítono entre a 3ª e a 7ª (e vice-e-versa). O acorde Bm7(b5) possui um trítono entre a tônica e a 5ª.
Pensando num trítono como um intervalo de quarta aumentada (#4) em G, teríamos um trítono entre as seguintes notas: G e C#... se você invertesse, além do trítono, todo esse raciocício, teríamos então "trítonos gêmeos" entre C# e G...... logo mais uma possível substituição entre um simples G7 e um C#7....... que loucura não!?
Os músicos de jazz e os atuais músicos de blues encorporam este raciocínio em sua músicas.
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HARD_ROCKEIRO Veterano |
# mar/04
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Outra duvida:
Se a musicas estiver em determinado campo harmônico, todas as tensões adicionadas aos acordes devem ser notas que pertencem à escala respectiva ao campo harmônico ( por exemplo, em um campo harmônico C, apenas as notas da escala de C maior)?
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lagwagon Veterano |
# mar/04
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pqp, só eu que não entendi nada do q eles tão falando?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
Basicamente sim. Ocorre de alguns acordes pegar emprestado tensões de tonalidades paralelas. É muito comum encontrar progressões como:
| G7(13) G7(b13) | Gm7 C7(9) | F7M |
neste caso em que a tonalidade está em torno do Fá, um Sol maior seria "estranho", pois o II de Fá é Gm7... mas o que aconteceu foi um cromatismo ascendente das notas de ponta (notas mais agudas do acorde), da nota Mi pra nota Dó... se estiver com um violão experimente fazer esta progressão.
Outro exemplo muito comum é este:
| Dadd9 | D7Madd9 | D7(9) | G | Gm7 | F#m6 | B7 | Em7 | A7 | D |
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
Tá entendendo? Não quero forçar a barra, certo?!
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bocao Veterano |
# mar/04
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lagwagon
Eu tbm tô boiando aqui, ehhehhe
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HARD_ROCKEIRO Veterano |
# mar/04
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até agora, entendi tudo, tirando o seu último post, na parte das progressões... no caso, ocorreu cromatismo ascendente nas notas de ponta de qual acorde?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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lagwagon
bocao
O assunto começou aqui:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=3&topic=41393
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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HARD_ROCKEIRO
ocorreu cromatismo na progressão inteira. Observe os acordes na tab e veja como ele ocore desde a a primeira nota de ponta do primeiro até o último acorde:
e------------------------------------------------------
B---5---4----3----3----1-------------------------------
G---4---4----3----3----2-------------------------------
D---3---3----3----2----2-------------------------------
A-----------------3------------------------------------
E---3---3----3---------1-------------------------------
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lagwagon Veterano |
# mar/04
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pqp wtf eh cromatismo? asouhuoash
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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lagwagon
?
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picolé de agua do esgoto Veterano |
# mar/04
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lagwagon
tbm tô boiando sem bote!!
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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lagwagon
bocao
picolé de agua do esgoto
Sem ironias, mas vocês estão precisando estudar HARMONIA e não se impressionar somente com técnicas. A harmonia ajuda muito quem está começando, porque ela oferece uma infinidade de caminhos, mutias vezes resolvidos com poucas notas. É lógico que a técnica virá com o tempo e estudo. E isso somado a harmonia que você já conhece só pode produzir bons resultados... é só um toque. Não estou querendo ofender ninguém, pensem nisto!....;-)
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Homem Cueca Veterano
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# mar/04
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tah interresante esse papo!!!
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lagwagon Veterano |
# mar/04
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po cara... eu nao entendi bulhufas do que vc ta falando :>
tem algum lugar na net pra eu aprender essas coisas?
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crowley666 Veterano |
# mar/04
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lagwagon
to entendndo mais ou menos
Sem ironias, mas vocês estão precisando estudar HARMONIA
e harmonia naum eh soh formação de acorde
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