Marfim ou Jacarandá?

Autor Mensagem
AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface

Cara, tudo bem. Eu não quero convencer ninguém, eu só quero mostrar que a moeda tem dois lados.
Acho saudável existir posições contraditórias, não posso querer que acreditem no que argumentam, pois estão falando comigo, que sou um anônimo aqui (pelo menos para maioria).
Mas agora o assunto é mais sério, eu achei vários artigos que jogam a influência da madeira por terra, artigos científicos, não é brincadeira não. Não é folclore, lenda, mito, crença, sei lá..., é real, provado e comprovado.
É como se existisse duas opções para a cura de uma doença fatal, ou se vai ao pagé (músicos, luthier, fãs,..) ou se vai ao médico (cientistas renomados).
Não quero comentar mais sobre isto, para mim é fato consumado. Vou ler todos os papers com calma vou colocar no meu site, e vou avisar aqui, quem quiser discutir, discuta com os PHd's, mande e-mails para eles e as ofensas tb.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Eu entendo a sua posição. Até agradeço por vc pesquisar e qrer mostrar pra galera. Mas tem uma coisa... Qm vai usar o instrumento é o pagé (músicos, luthier, fãs...) ou o médico (cientistas renomados)?

Joe Pass
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface

flw td veio!!!

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
Qm vai usar o instrumento é o pagé (músicos, luthier, fãs...) ou o médico (cientistas renomados)?

Isto é uma analogia, não é para se levar ao pé da letra.
Os músicos vão tocar, o luthier vai continuar a consertar, e os fãs vão continuar a idolatrar esta ou aquela guitarra, os cientistas vão continuar a pesquisar, pois eles fazem isto para determinar quais os elementos a serem considerados em simulações para criar réplicas digitais. No caso a madeira já tá fora de questão na simulação da guitara elétrica de corpo sólido.
Quem acha que a madeira faz diferença vai continuar acreditando por necessidade pessoal (assim como várias crenças), quem não acha tb. Só que existe uma diferença entre estes dois comportamentos, esta diferença se chama verdade. Pelo menos eu gosto dela e acho que é fundamental, principalmente na hora de investir em um instrumento.

Sabe de uma coisa, eu tb tenho uma crença absurda. Toda vez que vejo um calçado virado com a sola prá cima, eu o desviro, pq diziam que faz mal para os nossos pais. Eu fui criado assim com esta crença, acho um absurdo, mas pelo sim pelo não eu desviro.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface

Vivemos em um país de superticiosos. Vide o comportamento das pessoas durante a Copa do Mundo de futebol. Eu tb um pouca desta carcterística, não nego. Fomos criados assim.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
hauehauehauehuaehuaheuaheuaheuaheua! Eu tb tinha essa mania!

E qnto a madeira da guitarra, na verdade eu pouco me importo se influencia ou não. Sempre falo pra mulecada q pergunta ql é melhor, ql comprar, etc... "vá na loja e teste. a q mais te agradar vc compra. OQ importa é se vc gosta do som q sai dela!"
Po, se o cara testa uma Tonante e gosta, melhor pra ele (exagerei, confesso). O cara sai da loja satisfeito, e com uma puta economia!

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Vivemos em um país de superticiosos.
Vc né...

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
ae vaio c pode me mostrar essa tal "pesquisa", fiquei mto interessado, pq pra mim a voz da ciencia eh a voz de deus. eu to duvidando que exista essa tal pesquisa pq qq ignorante sabe que materiais diferentes de densidades diferentes tem uma frequencia de resonancia especifica, eh isso se sabe a séculos desde que os irmãos stradovarius fizeram seus violinos famosos ou antes ainda. valeu!

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


SÉRIO AGORA : MODERADORES , O CARA DESVIRTUOU TOTALMENTE O ASSUNTO DO TÓPICO.
POR FAVOR CORTEM O BARATO DESSE MALUCO QDO ELE COMEÇAR A MUDAR O ASSUNTO DOS TÓPICOS.

Isso aqui era um tópico pra auxiliar o kra que tava com dúvidas pra o braço da guitarra e a figura aí QUE NÃO TOCCA PORRA NENHUMA DE GUITARRA entrou pela milionésima vez com esse papinho imbecil.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
Ah bom!

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


AllanFly
Aí galera, vou botar um argumento arrasador hoje a noite.

Ok, aguardaremos os próximos capítulos... hehehe
Taí um discussão que está durando, até agora ninguém provou nada.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Mantenham o nível da discussão, o assunto é interessante!

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


espectro

materiais diferentes de densidades diferentes tem uma frequencia de resonancia especifica, eh isso se sabe a séculos desde que os irmãos stradovarius fizeram seus violinos famosos ou antes ainda. valeu!

Perfeito, os artigos não contrariam instrumentos acústicos, nestes, a diferença é real pois existe caixa de reverberação e absorsão interna pela madeira. O violino é acústico, logo existe diferença sim.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


maggie
Ok, aguardaremos os próximos capítulos... hehehe
Taí um discussão que está durando, até agora ninguém provou nada.


Eu estou lendo os artigos para poder explicarem uma linguagem mais acessível. Meu problema é tempo que é escasso. Vou colocar no site que estou projetando, vou esboçar ele hoje sem adornos, só para colocar o primeiro artigo que li.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
pq qq ignorante sabe que materiais diferentes de densidades diferentes tem uma frequencia de resonancia especifica,
Isto é verdade, os caras não negam isto, eles só comprovaram que a ressonância encontrada na guitarra de corpo sólido não está associada ao som que ela produz.
Logo Mogno, Alder, Ash, etc... podem ter a densidade e respectivas frequências de ressonância que forem, pois estas frequências não afetam no som final. Eles foram na ferida.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


stradovarius , o certo é stradivarius.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
Isso aqui era um tópico pra auxiliar o kra que tava com dúvidas pra o braço da guitarra e a figura aí QUE NÃO TOCCA PORRA NENHUMA DE GUITARRA entrou pela milionésima vez com esse papinho imbecil.

Aí cara, vou te passar o e-mail do Phd que fez pesquisa, e vc poderá ofendê-lo diretamente, pois a mim não afeta. O que eu afirmava tb não está certo, eu afirmava influencia de 7% com resultado final quase nulo, ou residual. Os caras não, eles são mais enfáticos e dizem que é totalmente nulo.
Não são mais minhas afirmativas, são deles, eu apenas vou traduzir os pontos questionáveis e deixarei o original para vcs tirarem suas conclusões contrárias. Agora, estarão contrariando uma comunidade científica de físicos e não a mim.

nobre
Veterano
# mar/04
· votar


vamos à raiz da caracteristica conhecida como timbre.
o que é timbre?
temos por exemplo uma barra de metal, uma corda de guitarra, cordas vocais humanas
se estiverem os 3 vibrando na mesma frequencia, teremos a mesma nota , certo? mas e o timbre? garanto que qualquer um distingue uma barra de metal, corda de guitarra ou cordas vocais, mesmo reproduzindo a mesma nota, na mesma oitava, frequencias identicas. O timbre é associado , diferentemente do tom (frequencia) e do volume (amplitude), à forma da onda, tipo uma onda "quadrada" soa diferente de uma onda "arredondada" mesmo em iguais condiçoes de frequencia e amplitude.

A minha opinião é que cada madeira tem sua própria característica timbristica, assim como diferentes pessoas tem diferentes timbres de voz. Se fosse seguir a idéia de quem não acredita no timbre da madeira, bastaria dar microfones Shure ao Felipe Dylon pra ele virar o Robert Plant.
E ao contrário de esconder, a minha opinião é que cordas diferentes, captadores e efeitos, ampliam as diferenças. Quando você muda a característica do som na sua origem toda a cadeia seguinte vai ser alterada.

On Topic : Prefiro escala de jacarandá (rosewood), além do timbre, por comumente nao utilizar selador, absorvendo o suor da mao enquanto vc toca.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

Vc entra em qualquer tópico que fale de madeira e vem com esse papo .
Já não bastam os SEUS TÓPICOS vc usa o dos outros pra essa discussão.


E ainda adora falar bobagens como essas nesse tópico a seguir:

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=3&topic=41038

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
stradovarius , o certo é stradivarius.

nem ligo.mas valeu msm assim

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Até quando meu deus!

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

cara, pega um pedaço de mogno, outro de pinho, outro de cedro, outro de marfim, outro de itauba, outro de maçaranduba, de ipe, ae pega um martelo ou teu proprio dedo como quem vai bater numa porta, e bate uma vez em cada madeira dando ênfase a percepsão do som gerado, note se vc sente alguma diferença -não me venha dizer que não tem diferença- esse impacto fez a madeira vibrar ocasionando TIMBRES diferentes. e eh exatamente isso que ocorre numa guitarra de corpo sólido ou qq outro instrumento acustico, a corda vibra , P.EX. a 5ª corda (la-2ª 8va), sua frequencia eh de 440hz, diferentes densidades de madeira não alteram essa freq e sim seu timbre, pq essa corda quando tocada, faz a medeira vibrar, e esta atua como uma parede fazendo voltar a onda, esta jah "colorida" com seu timbre, e por isso que existem guitarras com mais sustain outrs com menos.
FREQ. = nº de vezes q a onda "sobe e desse"
TIMBRE = eh o serrilhado que a onda tem, tipo "a informação contida na onda"

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
e bate uma vez em cada madeira dando ênfase a percepsão do som gerado, note se vc sente alguma diferença -não me venha dizer que não tem diferença- esse impacto fez a madeira vibrar ocasionando TIMBRES diferentes.

Cara, esta sua proposta já foi rebatida em outro tópico. Se vc bater em diferentes madeiras vai obter diferentes sons, é claro, cada uma vai absorver o impacto mecanico e responder a ele. Mas não é isso que ocorre na guitarra, primero pq não bate, segundo que captador não é microfone.


Vou antecipar o paper que estou lendo:

Vibrational Analysis of Guitar Bodies
Eric W. Moon
Department of Physics, University of Illinois at Urbana-Champaign
ABSTRACT
Understanding how a guitar vibrates could aid manufacturers in shaping the tonal
characteristics of their instruments. In this paper, a method for investigating the resonant
frequencies of guitar bodies is detailed. This method uses piezoelectronic transducers to
convert vibrations on the surface of a guitar into an electrical signal that can be analyzed
by a PC-based DAQ system. Resonances at 90 Hz, 180 Hz, and 786 Hz were discovered
on the body of a 1968 Gibson J-45 Acoustic. Also, a resonance was discovered at 325
Hz on an Ibanez RG570 solid-body electric guitar. The results suggest that electric
guitars do not vibrate in the same way as acoustic guitars. In addition, no harmonic
relationships were found among resonance frequencies.


Agora um pedaço das conclusões:

No harmonic relationships were
found between 90 Hz and 180 Hz. This
is not surprising since the guitar has
complex modes of vibration. However,
when the amplitudes of vibration of the
acoustic are compared to those of the
solid-body electric, a large difference is
seen in the amount the electric is
vibrating as opposed to the acoustic.
According to the results, resonant
frequencies on the solid-body electric
are not as prominent as those on the
acoustic. This conclusion agrees with
previous work done in the field of modal
analysis. Electric guitars transmit their
sound through magnetic pickups.
Vibrations are not the most important
aspect of an electric guitar’s sound.


A melhor maneira de contradizer o que está escrito, é com experiências similares e resultados opostos.

Dogs
Veterano
# mar/04
· votar


AAAAAhhh essa discussão ainda vai longe...

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Traduzindo as últimas frases:

Guitarras elétricas transmitem seu som através de captadores magnéticos. Vibrações não são o aspecto mais importante no som de uma guitarra elétrica.

Existem outros papers, vou colocar todos no meu site.
Não discuto mais sobre este assunto. É carta fora do baralho. Não tenho tempo a perder.
Obrigado a todos vcs, se concordassem comigo eu nunca teria certeza absoluta do que pensava.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Dogs
E o pior é q é sempre a mesma coisa. Sem pre chega gente pegando o bonde no meio do caminho e levantando questões q já foram discutidas. Po, o busca existe pra q?

AllanFly
Vou te pedir um favor cara. Coloca todas a suas informações e pesquisas num tópico só, e qndo alguém perguntar vc coloca só o link. Se não vira putaria.
O cara q criou esse tópico num deve tá entendendo nada doq vcs fizeram com ele.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


. Se não vira putaria
O.o

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Vibrações não são o aspecto mais importante no som de uma guitarra elétrica. ~
veja bem, não eh o mais importante mais tem uma certa importancia. eu não to dizendo que se vc tem uma guitarra de maple, e compra uma de mogno vc vai dizer: - nossa como o som ficou mais grave! nada disso. a diferença no timbre eh mto sutil!
e a corda não bate no corpo da madeira!! eh lógico!!! quando vc toca a corda, esta faz vibrar o corpo que faz vibrar a corda que faz vibrar o corpo, a corda, o corpo, etc... e o captador capta essa vibração da corda ( não da madeira) que já foi colorido pela vibração da madeira.
não sou so eu que afirma isso...

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Seria bom se fosse de pau-brasil... já pensou o braço vermelhinho... show de braço.

Cebolas Alhos
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface
po brother,é imprecionante como o pessoal aqui dos fórums esquentam a cabeça a toa!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marfim ou Jacarandá?