Não Consigo fazer solo nenhum.. Alguem mais ??

    Autor Mensagem
    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # mar/04


    O negocio é o seguinte, eu tanto toco como componho boas bases, mas na hora de solar msm pedindo para alguem fazer a base para mim, meu solo em improviso sai uma m****, como eu faco para descobrir em que escala eu devo solar ??

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    pela base

    gustavo macaco
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    descubra o campo harmonico que está a base e veja quais escalas vc pode usar

    acho que ee isso

    Calvo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Dá uma olhada nas Aulas On Line do Cifra Club lá vc aprende rapidinho o esquemas das escalas...

    JucaSG
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    pega o tom da base, por exemplo se ela for em A+, dai vc vai la por perto da casa 12 e axa onde q ta o A+, dai vc toca td as casa q taum perto e v quais q soam bem com o A+, decore elas e daí vc pode sola

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/04 · Editado por: ServeTheServants
    · votar


    tudo bem, não se aflija ahaha, não é só você que não sabe solar, eu tambem não sei, como você pode ver aqui

    stratopeido
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell

    Desencana desse negocio d "oq devo usar".. tipo, vc tem ideias legais na sua cabeça (eu digo legais!!) e nao consegue passar p/ o instrumento, ai vc precisa d tecnica, se nao.. ai vc tem q ouvir muito... ouça os cds d kras fodas da guitarra, no começo o macete eh vc aprender os principais cliches de rock, o resto eh so penta menor..

    Dave Murray
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vc tem q saber sobre Campo Harmonico.. ai vc veh as notas base e descobre o tom da musica... com o tom descoberto vc tem q formar uma escala... agora vou colocar um post meu muito conhecido por aqui... ( acho q vou registrar ele.. hehehe.. jah postei-o uma 383423984 vezes ) hehehehe

    Dave Murray
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: Dave Murray
    · votar


    Sobre Formaçao de Escalas...

    começando com uma exemplo... as notas da escala natural maior de DO sao: C D E F G A B.. ou seja, essas sao as notas q irao compor a escala natural maior de DO, podendo ser tocda qualquer casa q seja alguma dessas notas...
    sabendo q a escala eh formada por essas notas, vc as identifica no braço e vai formando "desenhos" no braço...

    Ex. em Do Maior:


    E ---5---7-8--
    B ---5-6---8--
    G -4-5---7----
    D ---5---7----
    A ---5---7-8--
    E ---5---7-8--


    .
    isso ae eh um exemplo de desenho da escala no braço...
    pra vc saber as notas de outros toms, eh soh vc pegar essas notas de C eh eleva-las tantos tons ateh chegar onde vc quer... por exemplo, vc quer as notas de D.. ( C pra D = 1 tom) entao vc pega as notas de C e eleva todas elas em 1 tom.

    Ex:

    Natural Maior de C = C D E F G A B
    Natural Maior de D = D E F# G A B C#

    agora se vc quiser saber as de E, eh soh ver as de D e elevar 1 tom.. mas nao esquece q de E pra F / B pra C tem ½ tom...

    isso ai eh pra escalas naturais MAIORES.. se vc souber elas, eutomaticamente vc sabe as MENORES naturais... pq? por causa das chamadas RELATIVAS... o 6º grau de uma nota eh a sua relativa menor... Ex: relativa de DO MAIOR = LA MENOR... portanto a escala MAIOR de DO eh exatamente igual a escala MENOR de LA... entendeu ?

    Relativas:

    C ---------- Am
    C# --------- A#m
    D ---------- Bm
    D# --------- Cm
    E ---------- C#m
    F ---------- Dm
    F# --------- D#m
    G ---------- Em
    G# --------- Fm
    A ---------- F#m
    A# --------- Gm
    B ---------- G#m

    agora existem variaçoes da escala natural menor.. q sao a MENOR HARMONICA e MENOR MELODICA... pra forma-las eh simples... vc pega a MENOR NATURAL, e:

    Menor Harmonica: Eleva o 7º grau em ½ tom
    Menor Melodica: Eleva o 6º e 7º graus em ½ tom

    Ex.

    Natural Menor de A: A B C D E F G
    Menor Harmonica: A B C D E F G#
    Menor Melodica: A B C D E F# G#

    Se Quiser formulas pra identificaçao mais rapida das notas q compoem a escala, saca soh: [ t = 1 tom ] [ st = ½ tom ]

    Natural Maior = T T ST T T T ST
    Natural Menor = T ST T T ST T T
    Menor Melodica = T ST T T T T ST
    Menor Harmonica = T ST T T ST TST [TST= 1½ tom]

    e assim vai... nao eh tao complicado quanto parece...
    qualquer coisa q vc nao entedner posta ai.. =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não Consigo fazer solo nenhum.. Alguem mais ??