OUVIR E TIRAR. COMO?

Autor Mensagem
The Hellraiser
Veterano
# fev/03


Fiz aula durante + ou - 1 ano e meio. Aprendi quase tudo. Menos ouvir uma música ou um solo, por exemplo e tirar ele na guita. Existe alguma técnica fácil pra se fazer isso?

Grow
# fev/03


os caras q eu conheçam simplesmente tiram... tipo, se tem segredo eu nem sei...

Grow
# fev/03


conheço

Slashinhu
Veterano
# fev/03
· votar


Tipo..eu jah fiz isso com knockin on heavens door...tipo eu vo ouvindo o solo e vejo na tab oq tem q faze..ai vc tanta faze no mesmo ritmo e tal..se vc n tem as tab aki no cifraclub deve ter =)

guitar4ever
Veterano
# fev/03
· votar


Me tipo isso e om o tempo , nao tem tecnica , vc vai ouvindo muito som e apurando seu ouvido isso vem do nada , eu ficva durante horas em frente ao som para tira uma musica qe tinha 6 notas , ai chegava um colega meu e tirava essa mesma musica que eu estava ali a um bom tempo em apenas 5 minutos ja tirava a base da musica , eu ficava p* da vida e ele me dizia que nao tinha tecnica nem secredo , o negocio isso aparece com o tempo e ouvindo musica , e isso e verdade um dia acordei e ouvi uma musica na radio ai disse essa musica tem G D A chegei peguei o violao faltou so uma nota que foi E , mas chega na tecnica de tira solos rapidos de ouvido e muito dificil , poucos tem essa capacidade isso requer nao so tecnica como muita teoria , e + ou - por ai valew.....

The Hellraiser
Veterano
# fev/03
· votar


guitar4ever

Tipo, Parabéns Pra Você e outras coisas simples eu já consegui tirar. Eu não consigo quando embola som de bateria baixo teclado... tudo junto... Power Chords (nem sei como escreve) eu tb não consigo. Tava tentando tirar aquela música "Azul" o comecinho que não acho em nenhum site e nem consegui.

Slashinhu
Veterano
# fev/03
· votar


tipo...axo q isso eh kestao de tempo e pratica...pq nunca fiz aula de guitarra na vida...mas tb n eh facil eauhheu

The Hellraiser
Veterano
# fev/03
· votar


Slashinhu

Bem loko seu nick...

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


Tirar musica e igual a tentar entender o q ela fala (qd e ingles)... Eu manjo um pouco de ingles, mais pra ler (se for pra ler eu me viro bem) mas escrever ou falar nao da muito certo... Tipo digamos q vc entrou numa escola de ingles e coloca um CD de RAP (bem com aquele sotaque, cheio dos "you know" (q e igual ao "ta ligado" aqui)... isso e muito dificil pra quem ta comecando... Mas com o tempo vc consegue pegar o sotaque e entender o q o cara fala... Com musica e a mesma coisa tem umas q e bem claro o som da guita... dai seria como Stones cantando (ou qq banda inglesa, pq pelo menos pra mim e bem mais facil de entender a letra deles por causa do sotaque q e mais pausado)... E questao de treinar o ouvido a filtrar o q nao presta e reconhecer so a parte do som da guita q vc identifica...

Mas tecnica mesmo pra tirar musica e saber de harmonia... vc achando a tonica faz a musica inteira sem nem precisar escutar...

Bramires
Veterano
# fev/03
· votar


OUVIR MUITA MÚSICA!!!! E vai tentando tirar as músicas por tentativa e acerto.. Vai acorde por acorde... Até vc pegar as manhas e reconhecer as notas só ouvindo...

MeMphis
Veterano
# fev/03
· votar


Pode Cre,Eu Toco Faz Poko tempo e um eu nem tento,algumas musicas ´´saem`` sem quere quando eu to tokando,depois q eu percebo qual musika q é...
c for pra alguem chega assim e fala ´´tira essa musika´´ eu nem consigo....
Valeu Galera!!!!

muchex
Veterano
# fev/03
· votar


Quanto mais musicas vc tentar tirar mais seu ouvido vai melhorar

O segredo eh ficar o dia inteiro pegando musicas (tabs)

renilson
Veterano
# fev/03
· votar


eu vi isso na página do otaniel:
1º - toque a harmonia de qualquer música que vc conhece (as que vc está estudando p/ ex.)
2º - procure ouvir os baixos.
3º - toque só os baixo e cante a melodia
4º - cante os baixo sem tocar nada
5º - agora tente improvisar em cima disso tudo.
Experimente! siga esse roteiro e vc verá a diferença. É inacreditável!
Sem essa de tablaturazinha! Se pelo menos fosse partitura!

leonnardo
Veterano
# fev/03
· votar


tira primeiro o baixo...

Muneo
Veterano
# fev/03
· votar


Como disse o leonnardo, meu professor faz isso. Tira primeiro o baixo da musica. Uma olhada no Campo Harmonico que o cara ta usando ajuda bastante. Assim:
- O primeiro acorde da musica da o tom da musica, portanto tende acertar o tom da musica.
- Ai vc vai no Campo Harmonico do Acorde e veja as possibilidades.

Vamos a um exemplo: Hoje a noite nao tem luar - Legiao
A intro comeca com G, assim ele podera ter acordes do campo harmonico Maior de G... ...mas olha, ele so usou acordes do campo harmonico (G Am Bm C D Em) e um usou um G/B... que é inversao no baixo...
O que se pode concluir é que o campo harmonico ira ajuda-lo a tirar, mas nao quer dizer q tudo é uma regra fixa e tal, pois se os musicos seguissem ao pe da letra o campo harmonico, inversao de baixo e relativas, ficaria muito quadrado a musica...
Algumas musicas tambem tambem é iniciada com uma intro em um acorde, mas a musica segue uma outra pra seu campo harmonico...
Coloquei uma tabela em: www.joanopolis.com.br/muneo onde tem as tabelas dos campos harmonicos mais comuns...
Bem, espero ter ajudado em alguma coisa...

Sversut
Veterano
# fev/03
· votar


Beleza essas tabelas, campeão
Falowwww

muchex
Veterano
# fev/03
· votar


Muneo riduclo..
tira de ouvido cara
isso eh coisa de nego que nao tem ouvido

Fernando
Veterano
# fev/03
· votar


Qdo vc quiser tirar um solo, primeiro acha a nota inicial do solo, depois ouça o solo com atenção, e vai tentando imaginar o q ele está fazendo...isso me ajuda muito, Falow!

MAGRO DO BONFA
Veterano
# fev/03
· votar


paciência e concentração é tudo no início

TROVAO
Veterano
# fev/03
· votar


Vão se fuderrr.. ninguém tá falando direito..

Não é que nem falar inglês e nem como regra de campo harmônico.. é façil achar as notas, quero vê faze os tempos certos trocas de acordes dentro da levada..
tem muita coisa prá analizar.. por isso não é algo que se aprender, se percebe com o tempo, vai ficando orgânico em você.. alguns caras tem mais abertura musical e tiram qualquer coisa mesmo sem se esforçar tanto, outros estudando muitooo não conseguem... As vai chegando uma hora que ele começa a conseguir e entender, dai ninguém segura, pois além de tudo ele estudou prá caraio dai ele fica melhor e ultrapassa todo mundo.. ele cria sons e fica melhor pois aprendeu teoria também.


Então não venha me dizer que tem que fazer isso priemrieo e depois aquilo. é que nem pedir como se faz prá ensinar uma criança a falar.. ele aprende naturalmente.. com ajuda aprende melhor e mais rápido.


fui

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


Trovao eu falei q e como entender ingles... e vc falou q e como uma crianca aprender a falar... E a mesma coisa... Vc entrou em contradicao ai...

E conhecimento de harmonia ajuda muito sim, pq vc ja sabe q tal acorde e praticamente obrigatorio na musica... E como um mecanico q vai desmontar um carro saber quais ferramentas ele tem na caixa...

e qt a percepcao, so cabelos brancos mesmo pra apurar o ouvido...

Sversut
Veterano
# fev/03
· votar


Esse Trovão aí tá por fora.
Então quem criou Teoria não sabia nada??. Tempo Perdido??
Ninguém precisa Teoria??
Falowww

TROVAO
Veterano
# fev/03
· votar


Tá tá certo... mas vocês entenderam o que eu quis dizer:
- Se você estuda e não tem o dom, um dia o DOM será adquirido e juntando com teu estudo de teoria você será um dos melhores
- Se você tem o dom, você já é bom, mas para por aí...
geralmente que tem o DOM natural, se acha tão bom que não se preocupa em aprender com aulas ou com os outros, vai tudo no peito e na raça...
MAs assim você só se ferra, pois humildade faaz bem.
Certo..

Eu não critiquei a teoria, vocês nàos abem interpretar um texto não?

TROVAO
Veterano
# fev/03
· votar


"...
As vai chegando uma hora que ele começa a conseguir e entender, dai ninguém segura, pois além de tudo ele estudou prá caraio dai ele fica melhor e ultrapassa todo mundo.. ele cria sons e fica melhor pois aprendeu teoria também.
..."

Olha aí,.. tentem entender esse trecho aí em cima.. eu disse que que o cara que aprender devagar e estudando demora mais, só que quando aprende ele realmente aprende e sabe o que está acontecendo...

Blz.. vocês tem o abito de criticar sem entender *****a

Muneo
Veterano
# fev/03
· votar


Foi mal muchex, so queria dar uma dica pras pessoas que, por nao terem ouvido apurado, precisam de uma ajuda alem do "ah, com o tempo vc pega"...
Na proxima vez q for dar dicas, irei supor q vcs sao muito feras auto-ditadas, com ouvido absoluto, e entao ai vou ver se o que tenho pra passar nao é ridiculo...
Inté...

Bramires
Veterano
# fev/03
· votar


Muneo
Todo tipo de técnica tá valendo. O problema é ter saco pra estudar......
Não q eu não ache necessário ter tecnica( é e muito) mas, tipo, eu não tenho paciência pra aprender toda a teoria e depois tocar.. Eu sei q tô errado, mas tiro a música de ouvido e vou vendo quais acordes encaixam com a música, embora eu não saiba o porque.. Eu até vou começar a estudar teoria agora,(com 4 anos de violão e 6 meses de guita), pois estou sentindo as limitações e as manias de auto-didata.
Mas no começo mesmo, que tem um bom ouvido não quer nem saber de teoria, quer mais é tocar.......



Valeu....

Anônimo
Veterano
# fev/03
· votar


Ae, Digao, a gíria pra "tá ligado?" eh: "know I'm sayn'?"

=D

Digao
Veterano
# fev/03
· votar


Nao a giria e you know... Escute esses rappers e etc... Minha irma tem um CD da laureen hill q ela fica falando um monte e em toda frase ela termina com um yo'know...

Trovao: Eu acho q nao precisa de "DOM" para tirar uma musica, e uma coisa natural, demora mais vc aprende. Com o tempo vc "decora" alguns sons e cliches q tem nas musicas, dai so de escutar ja se liga no q q é...

TROVAO
Veterano
# fev/03
· votar


É por aí .. tá correto também :))

vitor mello
Veterano
# set/08
· votar


Para tirar a harmonia de uma musica, primeiro estude os campos harmonicos, começando por campo harmonico maior e sua relativa que é o sexto grau. Depois treine as cadencias principais(subdominante,dominante e tonica), em qualquer das formas
Ex; toque dominante e tonica, dominante e subdominante, subdominabte e tonica etc, que é o que acontece na estrutura da musica. CADENCIA quer dizer "cair", voce sai de uma tensão e depois vem o repouso, ou seja a caída. Tente perceber isso durante a execução de uma musica, para quando voce ouvir outra musica parecida terá percepção disto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OUVIR E TIRAR. COMO?