Problemas com afinação.

    Autor Mensagem
    Whatever
    Veterano
    # fev/04


    Dae galera, seguinte, eu to com um problema de afinação, queria saber se isso é normal, acho q não é...

    É o seguinte, minha guita é uma lyon washburn strato, e eu não to conseguindo manter as oitavas, por exemplo, quando eu afino a quinta casa da corda D(ré) com a corda solta G(sol), e em seguida faço um powerchord sem a quinta(só a nota na corda lá e a oitava na corda sol) o som sai levemente desafinado, não era pras duas notas estarem afinadas? o mesmo acontece quando eu afino ao contrário, afino a nota e sua oitava, o som dela, comparado com a casa 5 da corda anterior sai levemente desafinado.
    Isso me atrapalha muito, pois pra fazer solos eu tenho que estar com ela afinada de um jeito, pra fazer bases em powerchord tenho que afinar de outro.
    acho que deu pra entender heheh. por favor, me ajudem. já afinei com afinador cromático, já afinei de ouvido e nada.

    Leandro
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    quando eu afino a quinta casa da corda D(ré) com a corda solta G(sol), e em seguida faço um powerchord sem a quinta(só a nota na corda lá e a oitava na corda sol) o som sai levemente desafinado, não era pras duas notas estarem afinadas?

    Não, pra isso vc precisaria afinar a Lá tb! =P
    Verifica tb o ajuste de oitava de cada corda, nos "carrinhos da ponte", se tiver ;)

    Ps1c0
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Whatever
    qto ao q o Leandro falou a respeito dos carrinhos acho melhor levar em um luthier, aih ele ajusta as oitavas e vc ja afina tudo >:)

    Whatever
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Não, pra isso vc precisaria afinar a Lá tb! =P

    heheh, eu afino ela antes, claro.

    tipo, me digam, que ligação esses carrinhos tem com a afinação?

    Leandro
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Whatever
    Os carrinhos vão mudar o comprimento da corda... eh como se mudasse a posição dos trastes... tah visualizando? Aí colocando eles pra frente ou pra trás vc ajusta a oitava. Faz o seguinte: pega um afinador cromático e afina a corda solta. Depois vc aperta a mesma corda na casa 12. Se essa nota estiver abaixo vc coloca o carrinho mais pro lado do braço, se estiver acima, pro lado da ponte. Vai fazendo isso ateh as duas notas (corda solta e traste 12) baterem. Blz? =)

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Whatever
    os carrinhos (saddles) q sao onde se afinam as oitavas.

    Eles q fazem cada casa ser realmente meio tom. Ou seja, eles estao desafinados para ocorrer tal erro

    Whatever
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Porra, valeu mesmo galera, vcs me quebraram um galho enorme hahah. por isso q eu amo esse fórum =)

    RATM
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Cara, se vc kiser fazer um "faça vc msm", faça o seguinte..

    Afine todas as cordas da sua guitarra(de preferencia com algum afinador fudidaço, isso nao funciona com os ouvidos, a nao ser q vc seja um morcego..), depois de um harmonico na casa 12, e a corda vai ter q estar afinada, assim como com as cordas soltas. Se nao estiver afinada(lembrando q TEM Q ESTAR EXATAMENTE AFINADA), vc coloca o carrinho mais pra perto dos pups, ou mais longe.. Tente fazer isso q sua guita vai estar perfeita!

    Abrax!

    rka
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    tipo, to com uns problemas nas cordas, acabei de trocar elas

    na E e na A... eu toco elas e tao afinadas, mas elas tao estranhas... tipo, eu toco a corda e fica um "teinnn"

    como se tivesse algo pegando na corda sabe, mas pelo jeito n tem nada, fica um som mto incomodo... tah mto estranho

    RATM
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Estah trastejando. Vc vai ter q levantar um poukinho os carrinhos. Se isso nao adiantar, o braço pode estar torcido, ou empenado. Mas isso eh facil de resolver!!

    abrax!

    rka
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: rka
    · votar


    alguem me ajuda!

    rka
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: rka
    · votar


    dexa eu ver se eu entendi

    levantando e abaixando os carrinhos(verticalmente) eh pra arrumar quando tah trastejando
    e a posicionamento dos carrinhos(horizalmente), no caso ou mais pra perto dos captadores ou pra mais perto da ponte arruma as oitavas?

    e qndo a corda tah trastejando eh qndo faz esse "tein" q parece q tah pegando em algo? pra arrumar eh soh levantar o carrinho?

    Leandro
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Sua guitar está trastejando. A melhor solução eh levar num luthier, q aí o cara faz ela parar de trastejar e as cordas não vão ficar muito altas, o q deixa a execução das músicas mais difícil!
    Vc pode ateh tentar ajustar a altura das cordas e o braço, mas às vezes o problema tah nos trastes mesmo, então eh melhor levar num luthier! blz? =)

    rka
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: rka
    · votar


    blzzz... valeu pela ajuda... =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com afinação.