Campo Hamonico

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MindnesS
Veterano
# fev/04


Ae Galera eu não mto sobre teoria então queria tirar uma duvida ae com vocês, Bom para eu criar um solo eu tenho que respeitar o Campo Hamonico??

1 - 1 - 1/2 - 1 - 1 - 1
T T S/T T T T

yvo
Veterano
# fev/04
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MindnesS

Seria bom, ms vc tb pode fazer o solo de ouvido...

exemplo : progressao : G7 A7M Bm7(b5) Dm7.. ta no campo harmonico de C, entao vc poderia usar a escala de C maior pra improvisar nessa progressao....

MindnesS
Veterano
# fev/04
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To ligado é que eu tenho um puta problema meu ouvido eu não sei distinguir nada cara então me fode mesmo tentando de ouvido sairia uma bosta eh mais facil eu começar com algo concreto e depois viaja mais blz
Vlew ae!

yvo
Veterano
# fev/04
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ah e se quiser dar uma enfeitada no solo, pode usar os modos

G7 - usa o sol mixolidio

Am7( me enganei, eh esse o acorde do CH de C) - A Eóio ( escala menor natural)

Bm7(b5) - B locrio

Dm7 - D Dórico

edson_slash
Veterano
# fev/04
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Usa pentatonica é mais facil,e e da um som de "blues"

MindnesS
Veterano
# fev/04
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AHAHAH tudo bem galera mais soh tem um problema eu não manjo de nada do que vc's falaram...eh serio nao tenho conhecimento nenhum de escala cara.....:(

nothing else matters
Veterano
# fev/04
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MindnesS
putz bixo.....sem intender isso vc n vai podedr improvisar em sima duma base......i nem inventar nenhumma base ou solo......estude cara.....faca aulas com professor...

LeandroP
Moderador
# fev/04
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MindnesS

Você deve respeitar o acorde que está usando. É bom associar cada acorde do campo harmônico a uma categoria específica. Você tem três categorias: dominante, sub-dominante e tônica. Os acordes dominantes geram uma tensão ou um som preparatório.

Dominantes (V e VII graus):

em tríades: G ou Bº
em tétrades: G7, Bm7(b5), G7(9), G7(13), G7(b13), etc.


Subdominantes (II e IV graus):

em tríades: F ou Dm
em tétrades: F7M, Dm7, Dm7(9), F7M(#4), etc.


Tônica (I, III e VI graus):

em tríades: C, Em ou Am
em tétrades: C7M, C6, Em7, Am7, Am7(9), Am7(11), C7M(9), etc.

Apesar do acorde Gsus ter o seu baixo no quinto grau, ele substitui o Dm7m (IIm7).

Se você estudar uns arpejos sobre os graus, com suas funções, substituindo, invertendo, você vai dominar o braço de uma maneira mais divertida. Não deixando de praticar umas escalas, digitações pros dedos manter a forma (e melhorar).

nothing else matters
Veterano
# fev/04
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LeandroPanucci
eu axu q msm com essa "bela" explicacaum ele n vai entender..na boa..mais vc explico bem.......
MindnesS
tenha um professor ou se dedike muito para q uum dia vc intenda o q esamos falandu

Aisse
Veterano
# fev/04
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Vcs falaram falaram e o cara ficou na nmesma...:0)

MindnesS, vc conhece a escala de Dó?

C - D - E - F - G - A - B - C

Então pegue cada nota da escala e salte de três em três notas e vá anotando os resultados...

Ex:

C...pulando três(C-D-E)...E...pulando três(sempre contando com a própria nota em questão..E-F-G)...G...pulando mais três...(G-A-B)...achamos o B...

Agora temos C - E - G - B

sendo C a Tônica, E a terça, G a quinta e B a sétima.

Conseguimos o acorde Dó com sétima maior (C7M)

Fazendo isso apartir de todas as notas da escala vc irá achar os acordes do campo harmônico de Dó.

C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

Agora você não necessariamente só pode usar os acordes do campo harmonico numa composição, existem inúmeras opções...o seu ouvido é o melhor juiz.

Abraço.

LeandroP
Moderador
# fev/04
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Você que fez o som do Guitar Battle, 70's Groove?

etnanot
Veterano
# fev/04
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Ae qual o método mais rápido pra mim identificar de que escala é composta certo campo harmonico? ou não existe, tenho que saber todos?

Aisse
Veterano
# fev/04 · Editado por: Aisse
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70's Groove eh minha sim...

O mais rápido eh entendendo que o grau e o tipo de acorde de cada grau.

I
x7M

II
Xm7

III
Xm7

IV
X7M

V
X7

VI
Xm7

VII
Xm7(b5)

Depois disso se vc encontrar uma sequência de acordes vc poderá identificar o tom e qual escalas usar...

Ex:

Fm7 - Gbm7 - Ab7M - Bb7

Qual escala usaria?

LeandroP
Moderador
# fev/04
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é pra responder?

Aisse
Veterano
# fev/04
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Claro!

LeandroP
Moderador
# fev/04 · Editado por: LeandroP
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Fm7 dórico, Gbm7 frígio, Ab7M lídio e Bb7 mixo

Ou pentas de Cm e Eb

socialchair
Veterano
# fev/04
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naum intendi ;/

Aisse
Veterano
# fev/04
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Ah koe Panucci...Vc decorou bem os nomes dos modos gregos, porém ninguém improvisa pensando desta forma...mesmo pq toda essa complicação que vc faz se refere à mesma escala, apenas com nomes diferentes..sejamos mais claros...
O que eu queria dizer(repondendo à dúvida do nosso amigo, etnanot) era que podemos usar uma única escala em uma sequência de acordes...

Aisse
Veterano
# fev/04 · Editado por: Aisse
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Tah vendo?Panucci

Não entendeu que parte SocialChair?

socialchair
Veterano
# fev/04
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naum entendi como eu vou identificar o tom e as escalas que eu posso usar ;/
ke coisa, eu tento tento, leio um monte de coisa aki sobre campo, tom, escalas, no primeiro momento entra, mas dps naum entendo de novo ;(

LeandroP
Moderador
# fev/04
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Aisse

Eu penso nas tensões tipo uma 13ª, b13, 9 num V7. Penso mais nos acordes, os modos só ajudam a conhecer as tensões do tipo dórico (IIm6). É tudo uma escala só se analizar mais friamente.

Aisse
Veterano
# fev/04
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Então panucci pra q complicar?...estamos lidando com um iniciante aqui...ok???

LeandroP
Moderador
# fev/04
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socialchair

Pelos intervalos de semi-tom. Se você de ouvido tentar achar uma escala que dá pra solar em cima, então você procura onde estão os semi-tons. Daí é só aplicar a fórmula T, T, ST, T, T, T, ST

Aisse
Veterano
# fev/04
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SocialChair, vc conhece a escala maior e como ela eh formada?

Ex:

C - D - E - F - G - A - B - C

tom - tom - meio tom - tom - tom - tom - meio tom...

socialchair
Veterano
# fev/04
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sei :)

Aisse
Veterano
# fev/04 · Editado por: Aisse
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Agora imagine que cada nota dessa escala forma um acorde...

socialchair
Veterano
# fev/04
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oka..siga

Aisse
Veterano
# fev/04
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o primeiro acorde seria C7M, o segundo Dm7, o terceiro Em7, o Quarto F7M, o quinto Am7 e o sexto Bm7(b5)...

socialchair
Veterano
# fev/04
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sim

socialchair
Veterano
# fev/04
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eskeceu do G7M

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