Dúvidas sobre o campo hamônico no rock

    Autor Mensagem
    Rconduru
    Veterano
    # jul/08


    Galera é o seguinte to com algumas dúvidas sobre campo hamônico, tipo na teoria ja ta quase blz, o problema é que na prática surge algumas dificuldades. Por exemplo uma música que todo com uns amigos, numa banda que brincamos tem uma música que é o seguinte:

    Inicialmente a guitarra é afinada em E so que com o bordão em D.

    Uma parte da música fica nas seguintes notas
    D - F - G - A - D

    Em uma riffada bem pesada. Deveria rolar um solo também, e eu embromo alguma coisa lá.

    Minha dificuldade para enteder o campo hamônico é o segunite:
    Sabendo, essa música é tocada em riffs de três notas, logo aparentemente todas são notas maiores. So que qnd estudamos campo harmônico sabemos q isso é balela e alguma das notas no campo são menores. Nesse caso como posso identificar se as notas são maiores ou menores e em que escala deveria solar?


    Obrigado pela atenção

    matheno
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: matheno
    · votar


    Rconduru
    nao entendo nada de tecnica mas minha dica pratica é o que sempre fasso quando n sei como improvisar.


    grava essa base pode ser bem porcamente no pc,
    ai tenta improvisar nela, ai nao precisa ser escala e talz , mas adivinhando onde se esta o tom

    voçe vai criando louco sem seguir uma escala sabe?

    ve as notas que combinam e vai tocando, criando licks nisso ai quando for tocar lá faça praticamente mesma coisa.

    flw

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rconduru
    Tente tocar a musica com acordes de T 3ª 5ª e perceba quais são maiores e quais são menores

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Uma parte da música fica nas seguintes notas
    D - F - G - A - D


    Essas notas podem perceter a escala de F jônio, F mixolídio, F lídio, ou seja, assim fica difícil avaliar.
    Coloca todos acordes da música que posso tentar te ajudar!
    Ah cara, e não tem dessa de campo harmônico no rock. Campo harmônico na música hehehe

    Rconduru
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    matheno
    Tipo é isso que estou fazendo agora, e por mim ta tudo bem assim, mas atualmente me bateu essa dúvida sobre o campo harmônico, dai decidi perguntar.


    alexdiffer
    Cara não entendi muito bem o q vc falow. Me explica melhor


    Obrigado

    Broderick
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fá dórico

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Broderick
    Fá dórico

    Cara, daonde ce tirou F dórico ? Dórico é uma escala menor, teria que ser ter um Ab.

    Rconduru
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedrobrito
    Blz, valeu. so falta eu testar. Agora uma pergunta essa notas tb não estão no campo harmônico de C? Então pq F?

    Broderick
    Agora uma pergunta essa notas tb não estão no campo harmônico de C? Então pq F?


    Obrigado gente pela ajuda

    pedrobrito
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rconduru

    Pode ser C maior natural também. Mas como o C não aparece achei melhor falar do F. Mas tem várias opções.
    Me fala os acordes, aí da pra saber melhor.

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rconduru
    Toque os acordes convencionais ao invés de Power Chords e perceba qual soa melhor quando MAIOR e qual soa melhor quando MENOR

    Rconduru
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pedrobrito
    Aahhh blz. Pois é, na hora do solo só aparecem essas notas. E me diz uma coisa poderia rolar um solo na menor relativa da F? Valeu Pedro

    alexdiffer
    Boa dica Alex. Qnd chegar em casa vou tentar isso. Valeuu cara

    Rafa_XD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Se na hora do solo só aparecem essas notas, então é o campo de dó maior por não ter nenhum acidente. Nenhum desses acordes que você colocou é sustenido ou bemol. Então o Lá e o Ré são menores.
    Você pode descartar os outros campos pois todos eles possuem acidente.

    Rafa_XD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Estuda o círculo das quintas, vai ajudar em muito.

    Rconduru
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rafa_XD

    VAleuuu cara, vou procurar estudar sobre isso, pois agora deu uma enrolada na minha cabeça. Pq tipo, no campo de F possui apenas um acidente, q é no B que é bemol ... mas ele nem aparece na base da música. Ai naum entendi ..

    Rafa_XD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Se fosse campo maior de fá maior, o Lá teria que ser sustenido.
    Lá # = Sib

    Rafa_XD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Estuda enarmonia também! xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre o campo hamônico no rock