Tendinite! O que fazer para evitar?

Autor Mensagem
LuizFB
Veterano
# fev/04


Ae galera, estou querendo saber como cada um faz seu estudo de guitarra, que exige mto esforço repetitivo! Como vcs fazem p/ evitar a famosa tendinite? Por ex, qdo estão treinando uma mesma frase, ou um mesmo lick ateh chegar à "perfeição", isso às vezes demanda mto tempo repetindo o mesmo lick! Como vcs intercalam períodos de treinamento com relaxamento? Qto tempo p/ cada um? E em relação aos alongamentos, qtas vezes por dia? Ou sempre antes de tocar? Qto tempo cada de alongamento? Bem, coloquei esse topico pq acho q eh um assunto interessante e necessário p/ que todos possam aproveitar ao máximo da guitarra sem prejudicar a si mesmo! Contribuam!

VRock
Veterano
# fev/04
· votar


Cara sempre eh bom fazer um alongamento dos dedos, braço, pescoço e mão antes de se submeter a algum exercício q irá levar movimentos repetitivos por um bom periodo de tempo! Qt ao tempo de estudo isso varia de cada guitarrista se vc for treinar por um longo periodo, por exemplo 3 ou 4 horas deve-se SEMPRE descançar no minimo 30 minutos depois de cada hora...O lance da tendinite naum tem nenhum mistério, basta se previnir antes de pega-la pois depois q vc fica com tendinite, meu pesames pois vc nunca mais conseguirá tocar direito sem sentir dor!

todescoguitar
Veterano
# mai/04
· votar


Tendinite!

Fazer sempre os mesmos movimentos repetitivos com as mãos pode machucar tendões, músculos e articulações. Se você costuma estudar escalas horas a fio sem nenhum aquecimento prévio e sem fazer alongamento depois, poderá ter problemas.
A tendinite é uma lesão causada por esforço repetido que poderá abreviar sua carreira de músico. Previna-se fazendo estes cinco exercícios sugeridos, sem esforçar-se até sentir dor. Faça cada exercício de 10 a 30 segundos antes e depois de tocar.

1- Estenda o braço direito, apontando para cima. com a outra mão, puxe a palma em direção ao antebraço. Repita o mesmo com o braço esquerdo.

2- Estenda os braços, com os dedos apontados para dentro, uma das palmas em sentido oposto, e puxe lentamente a mão para a direita. Repita com a outra mão.

3- Entrelace os dedos e estenda os braços, mantendo a palma das mãos voltadas para fora. As mãos devem manter-se na linha dos ombros.

4- Com o cotovelo flexionado vire a mão para fora e aponte os dedos para cima. Com a outra mão pressione o dedão em direção à palma. Repita com a outra mão.

5- Relaxe os ombros e estenda o braço direiro. Apóie a palma da mão esquerda no cotovelo e aproxime o braço em direção ao tronco. Repita do outro lado.

todescoguitar
Veterano
# mai/04
· votar


TENDINITES --- Danos causados por superexposição ao uso ocorrem quando qualquer dos tecidos biológicos do corpo (músculos, tendões, ligamentos, ossos, etc.) são usados além dos seus limites físicos. Geralmente o resultado disso são pequenas fissuras nestes tecidos que levam a um inchamento da região. Estas lesões, causadas por uso excessivo ou incorreto, podem ser agudas ou crônicas. Lesões crônicas ocorrem quando há histórico de uso prolongado e excessivo da região afetada, por exemplo devido a práticas de estudo erradas ou postura incorreta ao tocar. Este tipo de lesão geralmente aparece como uma leve e irritante dorzinha que ao longo dos dias vai se tornando cada vez mais insuportável.
Já lesões agudas ocorrem quando esforço em demasia é feito durante um curto período de tempo. Este é muito comum em guitarristas novatos ao se deparar pela primeira vez com um acorde tipo "pestana" (onde é necessário que um dedo pressione todas as cordas do instrumento ao longo de um traste). O guitarrista pratica a execução do acorde durante horas seguidas, e no dia seguinte acorda sentindo o braço duro e dolorido.
Existem uma série de fatores que podem contribuir para ambos os tipos de lesões, que vão desde a predisposição genética até uma mudança no instrumento ou tipo de cordas usado.
A melhor coisa a se fazer em qualquer dos casos é procurar um médico sério, de preferência um que esteja acostumado a lidar com este tipo de lesão. Durante muito tempo eu mesmo sentia dores em meu pulso, e minha mão tremia constantemente. Procurei um médico geral, que me disse tratar-se de algo normal e, provavelmente, de fundo psicológico. Não satisfeito, procurei um amigo professor de guitarra, que embora não soubesse me dizer porque minha mão tremia, me apontou sérios erros de postura, de posicionamento do pulso esquerdo, e na forma de segurar a palheta. Após algumas semanas, minha mão não tremia mais e não sentia mais dores. Por isso aconselho você a sempre arranjar uma segunda opinião. E se possível uma terceira. Procure um ortopedista que já tenha lidado com casos semelhantes. Se você conhece algum desportista, peça que ele indique um, já que este tipo de lesão é bem mais conhecido entre aqueles que praticam esportes profissionalmente ou com freqüência.
Acima de tudo, tenha uma prática de estudos saudável. Pare ao sentir qualquer tipo de dor, e não acredite em professores que dizem que "é normal doer assim". Evite estressar os músculos da mão ou do pulso desnecessariamente apenas para aprender alguma coisa mais rápido.
Da mesma forma que um corredor não pula da cama direto para a pista de corrida, você também não pode começar uma seção de exercícios sem antes se aquecer. Procure um professor que saiba ensinar uma postura adequada para se tocar o instrumento, e que saiba conhecer suas limitações físicas.
--Lembre-se: a tensão de algumas das cordas da guitarra ou baixo soma um peso maior do que você levantaria sobre sua cabeça - e você está usando apenas um dedo para movê-las.

todescoguitar
Veterano
# mai/04
· votar


moderador!! acho q esse topico eh do interesse de muita gente aih... sem querer ser mala mas tem como botar uma exclamaçao??

todescoguitar
Veterano
# mai/04
· votar


up!!!

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


up!
Pô, agora que achei esse topic aki de novo! Insisto nesse tópico p/ akeles que tocam por horas e dps morrem de dores no pulso, ombro...

Ryu
Veterano
# jul/04
· votar


eh acho q deviam dar mais importancia a este topico principalmente q no forum ha mto guitarristas(assim como baixista, pianistas,etc ) iniciantes e mal instruidos....

Philipius
Veterano
# jul/04
· votar


A dica também é nunca partir para exercícios rápidos de primeira. Antes é bom fazer exercícios para aquecer os dedos!

Coisas simples como "1234", "1243", "1324", "1342" e etc, durante meia hora antes de começar os exercícios, certamente acostumarão seus dedos com a guitarra antes de partir para o "trabalho pesado". Afinal, com os esportistas também é assim! Alonga, esquenta e depois "manda ver".

Além do mais, repetir esse 1234 e afins todo santo dia, numa velocidade beeem devagar, vai te dar uma ótima precisão de palhetada alternada!
Palavra de quem malhava essa coisa diariamente! =P

Philipius
Veterano
# jul/04
· votar


Outro lembrete importante!!!

A mão, especialmente a do braço do instrumento, nunca deve fazer 90° com o pulso! Essa é a principal causa da tendinite!

O ideal é manter a mão seguindo a linha do braço (encosta seu braço e sua mão na sua perna, vê que eles estão na mesma linha). Dobrar é inevitável, especialmente para fazer acordes tortos e encostar nas últimas casas d@ guitarra/baixo.

Outra dica é não abaixar muito a correia, ao contrário do que fazem alguns. Repare que sua mão fica tortíssima pra fazer alguns acordes, até mesmo ultrapassando 90°!!!

Se cuidem, não queremos ver talentos desperdiçados por causa de tendinite! =)

LuizFB
Veterano
# jul/04
· votar


Philipius

Vlw ae velho, essa parada de colocar correia pra guitarra ficar lah no "saco" realmente acontece mto! Eu mesmo colocava, e isso deixa uma dor enorme no pulso; mas na época eu tocava só punk rock!

Philipius
Veterano
# jul/04
· votar


LuizFB
Não é à toa que a maioria dos viciados em técnica usa a guitarra lá em cima (e olha que esses malharam por anos)! É impossível fazer certas coisas com a guitarra tããão embaixo sem estragar o pulso!

O ideal é colocar numa posição que nçao force o pulso! Não precisa ser nem "no saco" nem "enforcando"! hehehe

Mr Mister
Veterano
# ago/04
· votar


moderador!! acho q esse topico eh do interesse de muita gente aih... sem querer ser mala mas tem como botar uma exclamaçao??
concordo.... pelo menos cada um vai poder postar uma dica legal. inclusive eu vou num fisioterapeuta semana que vem e vou pegar umas dicas legais

Dux Belorum
Veterano
# set/04
· votar


Esse tópico é bom pra caramba, ultimamente eu tenho treinado alguns solos que exigem muita velocidade e tenho sentido muitas dores, eu até tinha entrado num site de medicina,que dizia que se a Tendinite não for tratada a tempo ela pode se tornar irreversível...

Otanissassa
Veterano
# set/04
· votar


Eu ando com umas dores no ante-braço, fiquei um pouco sem tocar e só tô tocando devagar. A dor praticamente sumiu já, mas fiquei com medo (de vez enqdo sinto encomodo no ante-braço, mas não chega a ser dor, não sei se pode ser sintoma da tendinite).
T+

banido
Veterano
# set/04
· votar


Eu quando comprei a guita fikava com dor e desconforto no braço.De vez em quando ficava com dores no ombro que perturbavamhehe.Agora ja esta melhor.Axo q eh pq eu tenho apenas 2 meses de guita ehhe e no violão seu braço tem um apoia hehe

The Guitarrerow
Veterano
# set/04
· votar


eu sempre fis exercico todo o dia antes de toca guita aqueles alongamentos depois o 1234 1423 1342 1243 em todas as cordas e depois esclas ai eu começo a pega no pesado isso realmente eh bom...

The Guitarrerow
Veterano
# set/04
· votar


alias alguem ai tem a tab da muisca sabbra cadabra do metallica eh q eu n concigui tira toda agradeço desde ja uma abraço a todos!!!

Slash Hammet
Veterano
# set/04
· votar


Esse tópico ta muito bom! Pessoas q catavam a guita e ja começavam com exercícios rápidos agora vaum pensar duas vezes antes de fazer issu, e só mais uma coisa, oq é aquele negócio de 90 graus?? Eu naum entendi muito bem \oo/

Slash Hammet
Veterano
# set/04
· votar


Esse tópico ta muito bom! Pessoas q catavam a guita e ja começavam com exercícios rápidos agora vaum pensar duas vezes antes de fazer issu, e só mais uma coisa, oq é aquele negócio de 90 graus?? Eu naum entendi muito bem, vlew

dizzy
Veterano
# dez/04
· votar


Philipius

isso eh verdade msmo.. chegado aki toda vez que eu via tava tocando de pe com a correia lah embaixo.. chamando de nerd meu jeito de colocar a correia + em cima.. o mlque tah agora com o braço engessado por causa da tendinite

JaCaMaN
Veterano
# dez/04
· votar


o que eu faço pra evitar a tendinite é bem simples

1-sempre se alongar antes de tocar
2-fazer um aquecimento com cromatismo, paletada alternanda, paletada em cima de triade.....
3- come banana
4-fazer uma parada de 20 minuto a cada quatro hrs de estudo

Philipius
Veterano
# dez/04
· votar


Slash Hammet
Presta atenção na mão que toca na escala do instrumento (se você for destro, é a mão esquerda).

O pulso liga seu braço com a mão, certo?
Evite ao máximo fazer um ângulo do braço com a mão! O ideal seria deixa-los retos.
É melhor descer o cotovelo ou tentar se posicionar melhor, mas evite fazer esses ângulos com o pulso!
Se você malhar por 2 horas com um ângulo de 90°, acho que pode desistir de tocar guitarra, porque seus tendões vão pro espaço.

Então preste atenção e evite isso. Deixar um pouco dobrado é inevitável, mas a prevenção está em evitar dobrar.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Pô... já tem um tópico do Adriano Medeiros, com um monte de informações legais sobre isso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/68327/

jimmy vandrake
Veterano
# dez/06
· votar


posicionamento correto das mãos, instrumento bom e bem regulado, evite excessos. Planeje os movimentos antes de sair tocando.

williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


moderador!! acho q esse topico eh do interesse de muita gente aih... sem querer ser mala mas tem como botar uma exclamaçao??

williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


Ae pessoal, em falar em tendinite, eu ando meio ASSUSTADO, então gostaria muito da AJUDA de vocês:

O meu dedo mindinho da mão esquerda dói(sou destro) toda vez que eu uso ele, eu não sei porque acontece isso, pois eu sempre faço os aquecimentos, ultimamente tenho evitado usa-lo por causa disso e uso o dado anular no lugar, mas tem vezes que não dá.

Então por favor, gostaria de saber porque isso acontece, será um sintoma da tendinite??? Ou é normal a dor no dedo mindinho por ele ser mais fraco?

Obrigado.
Abraço.

williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


Ajuda ae!!! Ninguém sabe???

williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


Ae pessoal, em falar em tendinite, eu ando meio ASSUSTADO, então gostaria muito da AJUDA de vocês:

O meu dedo mindinho da mão esquerda dói(sou destro) toda vez que eu uso ele, eu não sei porque acontece isso, pois eu sempre faço os aquecimentos, ultimamente tenho evitado usa-lo por causa disso e uso o dado anular no lugar, mas tem vezes que não dá.

Então por favor, gostaria de saber porque isso acontece, será um sintoma da tendinite??? Ou é normal a dor no dedo mindinho por ele ser mais fraco?

Obrigado.
Abraço.


williamft_9
Veterano
# dez/06
· votar


Pô! Ninguém ajuda??? Que desumanismo é esse? Se eu escrevesse um texto falando merda, um monte de gente já teria me respondido, mas quando eu faço uma pergunta séria que pode comprometer minha saúde e minha maior paixão, a música, ninguém me responde, por isso que o Brasil ta com toda essa corrupção e com essa injustiça, e assim vamos caminhando encobertos pelas sombras destes muros de hipocrisia.

E agora, alguém me responde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendinite! O que fazer para evitar?