Jam - Like a Star - Bora!

Autor Mensagem
Rochaff
Membro Novato
# 06/mai/26 22:48 · Editado por: Rochaff


Mais uma então engatando na anterior.

O que é uma JAM?
São projetos colaborativos e sem fins lucrativos em que vc baixa o arquivo, q é um trecho de uma backing track, ai vc joga na sua DAW preferida (ex: reaper), grava seu solo (sem alterar em nada na backing track), exporta a mix da BT + solo, e me manda por email (logo abaixo). Ao final do prazo, eu baixo todos os solos e monto a JAM. Solto o resultado aqui e a galera ouve e comenta os solos

Link pra download da backing track: > Download da Backing Track <

Os arquivos de áudio devem ser nomeados com o padrão > SEU NICK - JAM Like a star <, e enviados para > oemaildoalf < ARROBA yahoo.com.br até o dia: 24/05/2026

Não tenham medo de participar, ngm vai esculachar, a ideia é brincar e evoluir no instrumento!

E caso não queiram clicar no link por achar que é golpe, aí nao tem jeito, vai ficar de fora msm kkkk

Nota: a participação em duplicidade e com outros instrumentos, canto, etc, é encorajada

Orientações Gerais
Não mude o volume da BT. Isso não é uma ralhada porque alguém fez isso antes, é que eu deixei ela mais baixa pra ter mais manobra na hora da mix. No final, vou aumentar o volume da BT+solo


Essa é uma BT com mais "cores". Pra dar a todos munições melhores, vou colocar aqui os acordes da BT.

Formas de solar nela:

— Vc pode simplesmente seguir seu coração

edit: Vc pode cantarolar uma melodia primeiro e depois transpor pra guitarra (Excelente sugestão do PguitarMaxx, pois usa ferramentas simples que todos já possuem pra montar o solo, praticando diferentes competências no instrumento). Aqui, vc pode começar apenas ouvindo bastante a BT sem o instrumento empunhado, apenas sentindo a melodia que os acidentes dos acordes formam naturalmente, e explorar isso pra cantarolar e formar as ideias

— Vc pode tirar o tom e meter o loko, tentando encontrar ancoras outside, especialmente em repousos quando o acorde pedir

— Vc pode pegar os acordes que vou colocar e tentar solar mais ou menos dentro de cada acorde, q é um jeito oldschool mas funcional de lidar com BTs assim cheias de tétrades, inversões e tal. Isso pode começar apenas arpejando lentamente esses acordes pra tentar formar pequenas linhas melódicas, e depois vc conecta as ideias aos poucos, refazendo algumas vezes esse loop

Recomendo ouvir a origem da BT, q é a música Like a Star - versão da Laura Fygi. Lá, poderão ver q a melodia do vocal é a mais simples possível, repetindo varias vezes um pequeno motivo, deixando o trabalho da complexidade da melodia toda pra base. Ou seja, dá pra fazer algo simples e jogar a responsa toda pra BT mesmo, invertendo totalmente a complexidade dela na hora de solar. Ideia parecida com a do "samba de uma nota só", onde a base faz o "serviço sujo".

Os acordes mais ou menos (tem uns de passagem no meio, mas peguei só os que estruturam a BT. Tenho pouca ctza sobre o A9/C#, mas ele pelo menos funciona bem o bastante):

Dmaj7 | Dm6 | F#m7 | B7

Bm7 | Dmaj7 | C#7 | A9/C#

F#m | A7/E | A7 | Dmaj7

Bm7 | Bm7/A | G#m7 | C#7



Tbm fiz uma amostra de volume sugestão para seu solo. Apenas como referencia pra tentarmos manter uma homogeneidade maior nos volumes. Eis o link: Sugestão volume do solo

Rochaff
Membro Novato
# 06/mai/26 23:06
· votar


No fim achei q o solo da sugestão de volume ficou mto alto kkkkkk
Mas serve tbm, entendam ela como um "é assim que não se faz"

BrotherCrow
Membro Novato
# 07/mai/26 02:08
· votar


Caraca, essa talvez esteja um pouco fora do meu alcance em termos de complexidade hehehe mas vou tentar fazer algo.

Rochaff
Membro Novato
# 07/mai/26 07:59
· votar


BrotherCrow
Vai tirar de letra!

Apesar de tudo, da pra da pra abordar essa BT de forma bem minimalista e soar muito bem, como o próprio arranjo de bandoneon q tem ali na segunda parte dela. Provavelmente o menos é mais seja o que melhor funciona nela!

PguitarMaxx
Veterano
# 07/mai/26 09:30
· votar


Vou ver como meu blues se sai aqui, hahahahah. Uma outra forma de abordar uma backing track como essa é cantarolar uma melodia primeiro e depois transpor pra guitarra. Muitos dos grandes mestres da improvisação, como Chet Baker, Charlie Parker e até Louis Armstrong, vocalizavam seus solos e improvisos em alguma medida. Isso pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver frases mais musicais e naturais

Buja
Veterano
# 07/mai/26 09:41
· votar


Rapaz, uma BT jazzistica bluezeira.
Agora entendi o porque da chamada do baixo fretless rsrsrs...

Vou levar um tempinho mas vou tentar bolar algo!

HortaRates
Veterano
# 07/mai/26 10:18
· votar


Rapaz não sei nem como começar nessa backing track. Vamo ver que que vai sair

EduJazz
Veterano
# 07/mai/26 10:57
· votar


Rochaff

Aí você colocou uma ladeira pra turma, heim? ahauiahauihauihiuaahi

Tô dentro!

Rochaff
Membro Novato
# 07/mai/26 14:51
· votar


PguitarMaxx
Vou ver como meu blues se sai aqui, hahahahah. Uma outra forma de abordar uma backing track como essa é cantarolar uma melodia primeiro e depois transpor pra guitarra. Muitos dos grandes mestres da improvisação, como Chet Baker, Charlie Parker e até Louis Armstrong, vocalizavam seus solos e improvisos em alguma medida. Isso pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver frases mais musicais e naturais
Essa é uma excelente forma mesmo, e muito intuitiva, q usa uma bagagem que todos já tem. É inclusive recomendado por grandes mestres de varios instrumentos que a pessoa treine o solfejo, tocando e cantando simultaneamente as notas que pensou. Particularmente, tenho dificuldade com o solfejo, mas não com essa maneira que você mencionou. Nesse caso, ouvir a BT e tentar cantar em cima por algum tempo pra extrair ideias e, então, tentar transcrever elas para o solo é a forma mais musical de abordagem, pois até as articulações feitas na voz, floreios, bends, slides, ligados e etc virão de forma mais natural.

Buja
Quero ver o plugin cantar fretless!

HortaRates
Confia, vc já tem tudo q precisa pra fazer um puta solo aí! Pensa nisso, não precisa ser nada muito mais elaborado que o bandoneon que aparece na segunda metade da BT

EduJazz
É só fazer como fez o Sísifo! (na verdade melhor não)

Rochaff
Membro Novato
# 07/mai/26 17:37
· votar


Editei algumas coisas no texto da jam, não sobre as regras, mas as demais informações

EduJazz
Veterano
# 07/mai/26 19:59
· votar


Turma, sentei pra tocar aqui e falo: NÃO TENHAM MEDO DA HARMONA DESSA BT. Ela é muito bem sacada, dá pra solar igual um blues fácil.

Buja
Veterano
# 08/mai/26 08:46
· votar


Eu fiquei ontem loopando a BT, e sinceramente, nao saiu absulamente nada.

É um estilo bem fora do meu volcabulario. Nao to acostumado com um jazz assim, nem mesmo simples rsrs.
Mas vou até o fim, até porque aprender faz bem.

Buja
Veterano
# 08/mai/26 08:58
· votar


Rochaff
Quero ver o plugin cantar fretless!

HAhahaa
Ja viu o tanto de inversão que tem nessa harmonia
Vou ter que "seguir o coração" pra solar nela kkk

_JCM_
Veterano
# 08/mai/26 10:43
· votar


Rochaff

Top demais esta BT! vamos preparar algo!

PguitarMaxx
Veterano
# 09/mai/26 01:45 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Rochaff
Eu não tenho muita pratica com solfejo também não. Meu sonho era conseguir meter um George Benson hahahah. O máximo que consigo fazer agora é um primo gripado de terceiro grau de alguém que conversou com George Benson, como poderá ver na minha participação

JJJ
Veterano
# 09/mai/26 11:39 · Editado por: JJJ
· votar


Desafiadora essa! Tem o risco de levar a muita "nota fora"... A ideia é desafiar a galera mesmo, pelo jeito kkkkkk

Mas é só ouvir com calma, várias vezes, até a harmonia entrar na cabeça; e depois conferir o solo, deixando a base mais alta durante a audição porque, assim, qualquer nota "esquisita" fica evidente. Depois ajustar o volume do solo conforme o exemplo do Alf, pra mix ficar mais uniforme.

Tô curioso pra ouvir o resultado disso (e com um pouco de receio, confesso... hehehe)

Rochaff
Membro Novato
# 10/mai/26 15:20
· votar


Vcs vão deitar nessa BT! Qdo for gravar, vão ver q ela é mais mansa do q parece!

EduJazz
Veterano
# 10/mai/26 22:08
· votar


Se vc olhar os acordes, vai ver que tem uma penta que caminha legal por todos. Ai é so achar sua melodia!!

EduJazz
Veterano
# 10/mai/26 22:08
· votar


Se vc olhar os acordes, vai ver que tem uma penta que caminha legal por todos. Ai é so achar sua melodia!!

BrotherCrow
Membro Novato
# 14/mai/26 20:04
· votar


Tópico tá quieto, deve estar todo mundo lendo o Chediak pra conseguir solar na BT hehe.

_JCM_
Veterano
# 15/mai/26 09:58
· votar


Tópico tá quieto, deve estar todo mundo lendo o Chediak pra conseguir solar na BT hehe.

Bom dia! Realmente! esta deu trabalho!

Rochaff
Membro Novato
# 15/mai/26 17:15
· votar


Kkkkkkk
Vcs que se cobram muito! Aposto que farão um excelente trabalho nessa BT!

_JCM_
Veterano
# 16/mai/26 08:54
· votar


Rochaff

Bom dia! Enviado!

PguitarMaxx
Veterano
# 17/mai/26 01:58
· votar


Também enviei o meu btw

Rochaff
Membro Novato
# 18/mai/26 12:36
· votar


_JCM_
PguitarMaxx
Recebidos!

Preciso gravar o meu ainda, fiz um takezinho, gravei video e tal, mas fui interrompido. Se nao der tempo eu mando aquilo mesmo!

EduJazz
Veterano
# 19/mai/26 14:18
· votar


Devo gravar hoje, já tá bem adiantado o pagode...

EduJazz
Veterano
# 20/mai/26 21:19
· votar


Mandei!

Rochaff
Membro Novato
# 21/mai/26 16:51
· votar


EduJazz
Recebido!

BrotherCrow
Membro Novato
# 23/mai/26 01:49
· votar


Opa, mandei meu vexame aí hehe.

esdras_63
Veterano
# 23/mai/26 15:22
· votar


Rapaaaz que humilhação foi gravar essa hahahah deu trabalho pra caramba, mas bem divertido! Mandei a minha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jam - Like a Star - Bora!