Autor |
Mensagem |
calling Membro Novato |
# 02/jul/25 22:35 · Editado por: calling
Olá!
Desculpem se estou postando no lugar errado do fórum — não tenho o hábito de usar fóruns e ainda estou me familiarizando com o funcionamento por aqui.
Mas vamos lá: Tenho uma guitarra da Tagima que adquiri de segunda mão em 2008. Ela possui uma assinatura no headstock, e desde então venho tentando descobrir mais sobre o instrumento. Acredito que ela seja do final dos anos 90 ou início dos 2000, mas não tenho certeza.
Já consultei alguns luthiers e guitarristas ao longo dos anos, mas infelizmente ninguém conseguiu me dar uma resposta concreta.
Gostaria muito de saber de quem é a assinatura do headstock e obter mais informações sobre a guitarra — como o modelo, materiais, série e qualquer outro detalhe que possa ajudar.
Não consegui anexar fotos, mas posso enviar se alguem poder me ajudar, desde ja fico grato
Desde já, agradeço muito a quem puder ajudar!
|
Buja Veterano |
# 02/jul/25 22:43
· votar
Coloque as fotos em um site de compartilhamento, e poste o link aqui. Tenho quase certeza que alguem vai saber.
|
renatocaster Moderador
 |
# 03/jul/25 08:32
· votar
Se o headstock for igual a esse da foto abaixo, é uma Tagima TG-635.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwlhNwO2z9k L0z_EOnCn5wZjVN3jPN31IpfDHceLWl48YC0xmAYCWSMcyK6OjTFjSbgO_MDhyR4npKkdc 7iXjeN_FTe9ZSEMskXqA6NUQ_45SNkC2UombMUKHZGDB3_0I8Q7ZhhToKJXQ/s1600/165 3765_689250884490430_1396599739039408872_n.jpg
|
JJJ Veterano
 |
# 03/jul/25 09:51
· votar
calling
Eu tenho uma Tele mais ou menos desse período. Tem essa assinatura do Seizi e o logo da Tagima, como na foto que o renatocaster mostrou.
Infelizmente, nessa época eles não colocavam nenhum número de série (pelo menos não escrito na guitarra), então fica difícil saber o ano exato de produção.
|
Grimc Veterano |
# 08/ago/25 21:14 · Editado por: Grimc
· votar
Ela possui uma assinatura no headstock, e desde então venho tentando descobrir mais sobre o instrumento. Acredito que ela seja do final dos anos 90 ou início dos 2000, mas não tenho certeza.
Até onde eu sei, todas as tagimas "feijão com arroz" dos anos 90 e 2000 tinham a assinatura do Seizi Tagima no headstock, exceto modelos mais exóticos tipo a do kiko loureiro (que alias, aí tem a assinatura do próprio Kiko, mesma coisa o modelo do Edu Ardanuy que tem a assinatura do mesmo), então fica meio dificil identificar o modelo específico só por isso. Como mencionado, se o headstock for mais padrão fender anos 70 da vida, é possível que seja a venerada T635, mas as T735, T740, etc, que tinham o headstock mais "bicudo", ainda tinham a assinatura do Seizi. Isso assumindo que seja um modelo strato, eles faziam outros modelos também. Fotos da guita ajudariam.
Sobre questão de madeiras etc, aí varia muito entre os modelos, era bem comum usarem Marupá no corpo e maple no braço, enfim, nada que faça muita diferença ao meu ver (é bem controversa a relevancia de tonewood em instrumentos elétricos hoje em dia e não quero abrir essa lata de minhocas)
|
Ramsay Veterano |
# 09/ago/25 01:09
· votar
É, pelo jeito o autor do tópico não sabe postar fotos e nem se manifestou mais. Não entendo porque os colegas do fórum perdem seu tempo postando sobre o que é pura especulação.
|
Buja Veterano |
# 10/ago/25 14:04
· votar
Cansei de ver topicos assim. Alguem entra, pergunta, acha que é instagram, que a resposta vem em segudos. Como não ve a resposta, esquece e some.
Pelo menos a gente aprende com os demais que respondem kkk
|