Vocês ouvem musicos fora da guitarra?

Autor Mensagem
    ds77
    Membro Novato
    # 17/jun/25 14:13

E aí quais músicos te inspiram fora da guitarra?

JJJ
    Veterano
    # 17/jun/25 15:19
    · votar

Claro que sim! Os outros músicos são muito importantes! Tem que servir ao propósito de fornecer a base para nossos solos de 20 minutos!

Brincadeirinha...

Lelo Mig
    Membro
    # 17/jun/25 16:06 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

ds77

Prá ser honesto nem disco solo de guitarrista eu ouço, acho a maioria chato prá caralho e totalmente irrelevante artisticamente, com raras exceções.

Eu sempre gostei do trabalho como um todo, do conjunto da obra e do papel dos instrumentos dentro e em prol do todo. No caso da guitarra, meu instrumento, sempre me empolgou a aplicação (ideias, timbre, efeitos, técnicas e etc.) em prol da música, a intenção para com a música. Complexidade técnica, nunca dei muita importância.

Meu tempo de "pagar pau" prá solinho... ficou há muito para trás. E sejamos honestos, guitarristas são superestimados.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 17/jun/25 17:23
    · votar

ds77
    Também não gosto de "disco de guitarrista"...
    Abç

JJJ
    Veterano
    # 17/jun/25 22:16
    · votar

Lelo Mig
    Mauricio Luiz Bertola

Também nunca curti os "virtuosos". Sempre fui guitarrista de banda e sempre gostei de ouvir os guitarristas que tocavam em prol da música, como parte da banda, igual a todo mundo e não como atração principal.

renatocaster
    Moderador
    # 18/jun/25 15:01
    · votar

Vou ser bem sincero: eu ouço bem menos outros músicos não guitarristas do que eu gostaria. Agora estou num momento de prestar mais a atenção na harmonia e melodia da música como um todo, considerando todos os instrumentos, como se encaixam na harmona, etc...

Mas não adianta, como guitarrista, o primeiro som que chama atenção naturalmente é o que vem da guitarra. Os outros vem depois, mas também não encaro isso como um problema não, pelo menos pra mim.

Buja
    Veterano
    # 22/jun/25 21:54
    · votar

Eu nao só ouço musicos fora da guitarra, como não ouco discos solo de qualquer instrumento. Acho aborrecido, especialmente se for guitarra.

Por isso nunca na vida ouvi nenhum disco do satriani, vai, govan, brazucas e nem mesmo discos de musicos do meu instrumento principal, como o victor wooten, pastorius, stanley clarke, nem mesmo brasileiros como arthur maia ou pixinga.

Nao consigo gostar de musica focada em apenas um instrumento solo.

Mesmo piano que é um instrumento basicamente completo, é dificil estudar um disco inteiro de piano solo.

renatocaster
    Moderador
    # 23/jun/25 09:18
    · votar

Eu gosto de álbuns solo de instrumentistas, não pelas firulas e demonstração de tecnica, velocidade, essas coisas. Mas pq dali saem muitos temas musicais bacanas, melodias e composições bem interessantes.

Apesar que hoje em dia eu filtro bastante o meu consumo por esse tipo de material. Nem fico muito antenado procurando quem lançou um disco novo, essas coisas...ouço no aleatório, quando aparece pra mim por acaso, e se gosto da faixa que ouvi, aí desperta um interesse de ouvir as demais.

Buja
    Veterano
    # 23/jun/25 11:19
    · votar

Tem alguns pouquissimos abuns de musicos excepcionais que eu gosto de ouvir vez por outra. Alguns sao baixistas, outros violonistas, alguns pianistas. Quase nunca um guitarrista rsrs...

E nao é porque eu nao goste de guitarra, muito pelo contrario, sempre gostei, ouvi e toquei. Mas é porque com o tempo, tudo na guitarra parece mais do mesmo....sempre distorcao, bends, tapping e sweeping. Com o tempo, a gente passa a achar tudo meio igual e chato.

Quando eu ouço algum guitarrista tocar bem diferente, me interessa na hora, como foi o caso do Asato (deve ter muitos outros por ai).

Mas quando é algum de fusion passo correndo longe....em qualquer instrumento.....oh treco chato da !@#$%¨&*(

Lelo Mig
    Membro
    # 23/jun/25 12:35 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Buja

Quando eu tinha uns vinte e poucos anos, no auge daquela fase em que ficamos muito impressionados e chatos com virtuoses e criticando todo mundo que não têm "alto índice técnico". Naquele período em que aporrinhamos nossos colegas leigos que gostam de Nirvana e Legião Urbana, enchendo o saco deles de que eles não entendem nada de música e que Kurt Cobain e Dado Vila Lobos são umas bostas... bem nesse ápice de chato, eu aluguei uma VHS do Celso Pixinga.

Era a gravação de uma espécie de "show work shop" nos anos 80, bem no período dos shredds e dos jazzístas igualmente insuportáveis. Mas eu curtia...

Assistindo aquele monte de exibicionismos, slaps, solos e improvisos intermináveis, minha saudosa mãe entrou na sala.

- Toca bem esse moço né?
    - Prá caramba mãe! O cara é um monstro! (disse eu todo empolgado)
    - Mas é chato né?

Eu, não respondi... Ela saiu da sala e eu fiquei calado. No fundo, eu entendi o lado dela e concordei.

Nunca mais esqueci esse dia e ele balizou muitas coisas que vim a fazer em música nos anos seguintes.

renatocaster
    Moderador
    # 23/jun/25 13:52
    · votar

Buja

Mas é porque com o tempo, tudo na guitarra parece mais do mesmo....sempre distorcao, bends, tapping e sweeping. Com o tempo, a gente passa a achar tudo meio igual e chato.

Acho que isso acontece em algum momento da vida com todo mundo, ou com pelo menos, a maioria. Na verdade, de modo geral, tudo que cerca o "universo guitarrístico" é meio chato e enfadonho mesmo. Desde discussões sobre playing, técnica, shapes de escalas, equipamentos, madeira, etc...E a guitarra, coitada, é a menos culpada disso.

Acho que a maior dificuldade do guitarrista "médio" é de conseguir encontrar o equilíbrio entre o que ele é capaz de fazer com o instrumento com aquilo que a música pede. A grande maioria não tem esse bom senso.

Buja
    Veterano
    # 23/jun/25 16:01
    · votar

renatocaster
    A grande maioria não tem esse bom senso.

Puxaaa...exatamente isso rsrs

Ainda bem que a musica de forma geral é quase infinita nos estilos, timbres e levadas. Senão a gente não suportaria. Imagina passar a vida toda só tendo Iron Maiden pra ouvir? Credo

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Vocês ouvem musicos fora da guitarra?