Lelo Mig Membro
 |
# 28/jun/25 00:53 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Prá mim feeling é acima de tudo sensibilidade e estética.
Sensibilidade é a capacidade de perceber, com clareza, o sentimento (feeling) que a música ou aquele momento pede e conseguir transmiti-lo ao ouvinte.
Estética é encontrar os elementos e manipulá-los (no caso de guitarra, as notas, os bends, os efeitos, a velocidade, a dinâmica e etc.) de forma que afetem a percepção e os sentimentos (feeling) do ouvinte.
É possível desenvolver, se apurar, praticar... mas não é uma capacidade técnica é uma percepção.
Ice, do Camel, com o Andy Latimer, que o nosso amigo Mauricio Luiz Bertola postou (repeti abaixo), na minha opinião é um dos "exemplos práticos" mais perfeitos do que é feeling em guitarra em todos os tempos.
Detalhe: Essa apresentação é justamente quando o câncer raro que Latimer desenvolveu começou a pegar pesado e debilitá-lo rapidamente, inclusive, nessa apresentação seu público se deu conta de sua decadência física. Só que ele tocou Ice, como nunca havia tocado antes (as notas são as mesmas de sempre mas a maneira que ele executa é de uma tristeza e beleza nunca antes executada e ouvida).
Quem não estiver com paciência de ouvir inteira, coloque nos 3:56 em diante e prepare-se... é de chorar. Quem não entender o que é "feeling" após ouvir isso... simplesmente desista.
|