Para vocês, o que é ter Feeling na guitarra?

Autor Mensagem
    ds77
    Membro Novato
    # 05/jun/25 14:34

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 08/jun/25 11:41
    · votar

ds77
    "Feeling" na guitarra é isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=sXOwDDBhT80

E isso:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZoAbZ2Jbthc

renatocaster
    Moderador
    # 09/jun/25 17:18
    · votar

Para vocês, o que é ter Feeling na guitarra?

Estou me sentido de volta ao FCC dos anos 2000, fiquei até nostálgico.

LeandroP
    Moderador
    # 27/jun/25 22:38
    · votar

Pra mim "feeling" é "ter jeito com a coisa"
    A pessoa pode ter feeling pra programação, pra artesanato etc.
    Vejo como uma habilidade natural, e não a tradução ao pé da letra. Todos temos sentimentos.

LeandroP
    Moderador
    # 27/jun/25 22:38
    · votar

renatocaster
    kkkkkkk

Lelo Mig
    Membro
    # 28/jun/25 00:53 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Prá mim feeling é acima de tudo sensibilidade e estética.

Sensibilidade é a capacidade de perceber, com clareza, o sentimento (feeling) que a música ou aquele momento pede e conseguir transmiti-lo ao ouvinte.

Estética é encontrar os elementos e manipulá-los (no caso de guitarra, as notas, os bends, os efeitos, a velocidade, a dinâmica e etc.) de forma que afetem a percepção e os sentimentos (feeling) do ouvinte.

É possível desenvolver, se apurar, praticar... mas não é uma capacidade técnica é uma percepção.

Ice, do Camel, com o Andy Latimer, que o nosso amigo Mauricio Luiz Bertola postou (repeti abaixo), na minha opinião é um dos "exemplos práticos" mais perfeitos do que é feeling em guitarra em todos os tempos.

Detalhe: Essa apresentação é justamente quando o câncer raro que Latimer desenvolveu começou a pegar pesado e debilitá-lo rapidamente, inclusive, nessa apresentação seu público se deu conta de sua decadência física. Só que ele tocou Ice, como nunca havia tocado antes (as notas são as mesmas de sempre mas a maneira que ele executa é de uma tristeza e beleza nunca antes executada e ouvida).

Quem não estiver com paciência de ouvir inteira, coloque nos 3:56 em diante e prepare-se... é de chorar. Quem não entender o que é "feeling" após ouvir isso... simplesmente desista.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Para vocês, o que é ter Feeling na guitarra?