adicionar um captador com uma chave series/parallel em um circuito de dois captadores

Autor Mensagem
    incertoa
    Membro Novato
    # 26/jan/25 16:35

Olá! Tenho uma guitarra que uso para experimentos, ela tem dois captadores singlecoil. estava com uma ideia de colocar um terceiro captador no meio e usar uma chave on/on pra alterar entre uma ligação em série ou paralela (em relação ao circuito dos outros dois captadores). podem me ajudar ver se esse raciocínio está correto?:
    eu ligaria o terceiro captadores em um potenciometro de volume, e desse potenciometro mandaria o sinal para a chave. um lado da chave manda o positivo para o jack, junto com o positivo dos outros captadores (criando um sinal paralelo) e o outro lado da chave manda para a saída do seletor de captadores (criando um sinal em serie). estou mais em dúvida com o sinal em série. a chave seletora é uma de seis terminais (a guitarra é a tagima tw61).
    desculpem a ignorância no assunto rs.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 26/jan/25 17:57
    · votar

incertoa
    E mais fácil ligar o capt direto ao pot de volume depois da ligação na mini-chave. Não precisa de pot de volume adicional...
    Outrossim terás que ter cuidado com a polaridade das ligações.
    Abç

incertoa
    Membro Novato
    # 26/jan/25 18:28
    · votar

Ah, perfeito! isso faria a ligação paralela, né? e a em série vai pra saída seletor mesmo?

BrotherCrow
    Membro Novato
    # 27/jan/25 19:31
    · votar

Cara, eu não entendo NADA de elétrica mas fiz isso numa telecaster. Comprei uma chave de quatro posições, segui o esquema que veio junto e deu tudo certo. Imagino que o esquema que eu usei seja de acordo com o que o Bertola falou, porque a guitarra tem só um volume e um tone. Acho esse upgrade bem interessante pra teles!

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 27/jan/25 19:50
    · votar

incertoa
    Com uma mini chave de 6 polos essa ligação pode ficar série e paralelo...
    O problema maior será "casar" as polaridades dos captadores. E isso vc só vai perceber depois que tudo estiver pronto e vc tocar. Algumas posições podem ficar fora-de-fase...
    Abç

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 27/jan/25 19:51
    · votar

BrotherCrow
    A chave de 4 posições de tele é cara pra caramba, e exige certa experiência para ser instalada.... Mas é um ótimo "up grade" mesmo.
    Abç

Schelb
    Veterano
    # 28/jan/25 08:49
    · votar

incertoa
    Rapaz, é uma ligação complicadinha. Vou tentar explicar como eu faria pra chegar no que você disse. Mas teria que usar duas chaves, porque para a ligação em série, você tem que interromper o sinal positivo que sai da chave seletora, pra que este passe pelo outro cap antes de ir para a saída da guitarra:
    Primeira coisa, você teria que ligar a saída da chave seletora na primeira chave (que liga e desliga o cap extra), que também receberia o positivo do cap extra. Essa chave, em uma posição manda o sinal da chave seletora para o pot de volume (saída normal) e o do cap extra pra lugar nenhum, enquanto pro outro lado ela precisa mandar o sinal da chave seletora para a outra chave (serie/paralelo) enquanto manda o positivo do cap extra para o pot de volume (saída normal).
    A segunda chave (série/paralelo) estaria recebendo o positivo da chave seletora através da primeira chave, e o negativo do cap extra, daí de um lado a chave vai mandar o sinal positivo da chave seletora para o volume enquanto liga o negativo do cap extra no terra (paralelo), e do outro ela vai ligar o positivo da chave seletora no negativo do cap extra (série).
    Essa seria uma possibilidade, da pra fazer de outros jeitos.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a adicionar um captador com uma chave series/parallel em um circuito de dois captadores