Guitarra embolada, suspeito do acabamento!

Autor Mensagem
    dav1rod
    Membro Novato
    # 24/dez/24 13:58

Tenho uma Condor rx20s há três anos, troquei os caps originais pelos alnico V da Fender, o que levou uma guita com som de plástico e sem brilho para uma guitarra com mais dinâmica, brilho, presença e mais sensibilidade, entretanto, eu achava que o motivo do som ruim e principalmente embolado eram os caps de baixa qualidade, mas de certa forma me enganei, o som melhorou exponencialmente, por outro lado o problema da guitarra com graves e médio graves excessivos ainda me deixa muito incomodado.
    Falei com um luthier de confiança e ele me disse que havia uma expessa camada de verniz o que deixava minha guita com esse som mais fechado e abafado/embolado e tirar 6mm da madeira (minha guita pesa 4,7kg).
    ACHO QUE O CORPO DA MINHA GUITA ESTÁ BICHADO!

ejames
    Membro Novato
    # 24/dez/24 14:40
    · votar

Não há nenhuma evidência de que o material do corpo ou acabamento altere o som em instrumentos de corpo sólido e captação magnética.

Não tem necessidade de mexer em nada do corpo. Investigue pela elétrica: teste potenciometros de valores diferentes e mude a altura dos captadores. Tem que lembrar também que a guitarra é apenas um dos elementos do timbre, então faça testes com equalização, pedais, etc.

Ramsay
    Veterano
    # 24/dez/24 19:43
    · votar

dav1rod
    NÃO, O CORPO DA SUA GUITARRA NÃO ESTÁ BICHADO!

Isso acontece muito em certas guitarras Condor mais antigas e é a maior prova que a qualidade da madeira (não necessariamente o tipo) interfere no som de uma guitarra.

E digo isso de cadeira, pois tenho uma Condor super strato com metais dourados (não lembro o modelo) com 2 humbuckers e um single, cujo problema é exatamente esse, graves e médio graves em excesso, inclusive já testei nela captadores Seymor Duncan o que apenas melhorou um pouco o som. Tentei de tudo, mas, nada resolveu o problema.
    Por conta disso, nunca mais toquei com essa guitarra e a coloquei numa caixa de papelão em um local de difícil acesso.

Por isso, no seu caso aí o jeito é vender essa guitarra e comprar outra, de preferência de outra marca, como SX, Cort, ou Tagima.

dav1rod
    Membro Novato
    # 25/dez/24 12:05
    · votar

Isso acontece muito em certas guitarras Condor mais antigas e é a maior prova que a qualidade da madeira (não necessariamente o tipo) interfere no som de uma guitarra.
    Por isso, no seu caso aí o jeito é vender essa guitarra e comprar outra, de preferência de outra marca, como SX, Cort, ou Tagima.

Acredito na sua alegação, os modelos mais antigo devem sim ter essa caracterísitca. Eu estava pensando ou em uma Fender Mexicana(usada) ou uma Tagima T805(nova), ambas estão na mesma faixa de preço e me agradaram em sonoridade

Schelb
    Veterano
    # 26/dez/24 18:08
    · votar

A lenda do tonewood nunca morre

Wanton
    Veterano
    # 26/dez/24 22:06
    · votar

dav1rod
    Falei com um luthier de confiança

Tá confiando nas pessoas erradas.

makumbator
    Moderador
    # 26/dez/24 23:00
    · votar

Schelb

Nunca vai acabar. Eu já me conformei.

BrotherCrow
    Membro Novato
    # 26/dez/24 23:18
    · votar

Trocar o captador resolve até certo ponto, mas se todo o resto da elétrica for ruim não dá pra fazer milagre. É muito mais provável que esses problemas que vc tá tendo sejam por causa da parte elétrica do que da madeira. Grave e médio sobrando tem muita cara de ser pelo valor dos potenciômetros.

Na minha experiência pessoal: eu tinha uma Shelter California beeeeeem de entrada. Botei uns Malagolis nela, ok, melhorou bastante. Mas quando eu comprei um kit da Guitar Fetish com toda a elétrica refeita, a diferença foi da água pro vinho. E quando botei os captadores da Malagoli com a parte elétrica da Guitar Fetish, ficou melhor ainda!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Guitarra embolada, suspeito do acabamento!