Autor |
Mensagem |
kinhoBram Veterano |
# segunda às 13:08
acho que os jovens de hoje em dia não se interessam mais, infelizmente. a excessão sao as igrejas mesmo. hoje em dia hip hop e outras coisas acabam atraindo mais. cena não tem mais, nos anos 90 todo mundo tinha uma banda
|
Wanton Veterano |
# segunda às 14:51
· votar
a excessão sao as igrejas
Era melhor que não tivesse exceção.
|
renatocaster Moderador
|
# segunda às 18:00
· votar
kinhoBram
acho que os jovens de hoje em dia não se interessam mais, infelizmente. hoje em dia hip hop e outras coisas acabam atraindo mais. cena não tem mais, nos anos 90 todo mundo tinha uma banda
Apesar de eu notar que isso (tocar guitarra) ainda gera algum interesse em poucos, sim, em resumo é isso mesmo. Aquela visão da música como uma forma de se expressar no contexto de arte, foi ficando cada vez mais pra trás. O tipo de música pop/popular que é consumida hoje em dia não atrai interesse do público em querer aprender a tocar um instrumento, aquela coisa de sonhar em virar um ídolo, um rockstar, coisa e tal...acabou.
E assim, isso faz parte do processo de evolução da socidade, nada dura para sempre. É a vida sendo como ela é, apenas. Fica um sentimento de nostalgia para quem viveu isso em décadas passadas, que tem esse referencial na memória.
|
JJJ Veterano
|
# segunda às 18:06
· votar
nos anos 90 todo mundo tinha uma banda
Nos anos 80 também.
A música começou a acabar quando o digital entrou na parada.
|
Lelo Mig Membro
|
# segunda às 19:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"A música começou a acabar quando o digital entrou na parada."
E o pop/rock perder a força. A formação baixo/bateria/guitarra é coisa do rock e "familiares".... antes as pessoas tocavam piano, flauta, sanfona, bandolim...e estes instrumentos "começaram a acabar" muito antes.
Nos anos 80 a galera do jazz já reclamava que não tinha onde tocar. E tango, choro, mambo, valsa... há muito não tinham mercado comercial, somente persistentes amantes hobbistas.
Ok, hoje não é mais necessário tocar instrumentos para fazer música. Ainda assim ainda há muitos nichos como o sertanejo, forrónejo e etc. que é uma opção.
Acontece que o pop/rock reinou por muito tempo e a galera ficou mal acostumada, achando que ia durar para sempre, e com uma certa soberba de achar que as pessoas têm que ouvir isso.
Gilberto Gil, já dizia no final dos anos 70: O sonho acabou e quem não dormiu num sleeping bag, nem sequer sonhou!
|
BrotherCrow Membro Novato |
# ontem às 20:54
· votar
A molecada ainda curte guitarra. Além das fritações malucas tipo Polyphia, Ichika, etc, tem toda uma geração que cultua Mac de Marco e essas paradas mais "vibe". Sem falar na multidão de meninas aprendendo violão por causa da Taylor Swift.
Cena existe. Mas a gente é velho então a gente não entra na cena. Também, tu queria o quê? Que a juventude curtisse Slash? Isso já era datado 20 anos atrás. Guitarra moderna não é a guitarra que a gente conhece.
Claro que não é TÃO grande como era. Virou nicho, mas tá lá. Acho até que a cena de guitarra de igreja tá diminuindo enquanto a de "guitarra de instagram" tá crescendo.
|
renatocaster Moderador
|
# ontem às 08:33
· votar
BrotherCrow
Sem falar na multidão de meninas aprendendo violão por causa da Taylor Swift.
Esse é um ponto interessante, o número absurdo de meninas e mulheres tocando (e muito bem, diga-se) guitarra, bateria, baixo, etc...No Instagram e YouTube, vc balança uma árvore e caem umas 50 delas.
Chama atenção pq há alguns anos atrás dava pra contar nos dedos as mulheres que se destacavam no instrumento e postavam em redes sociais. Lembro de cabeça da Tatiana Pará, e um tempo depois a Lari Basilio, ficando somente dentro das brasileiras. Mas hoje em dia é uma enxurrada delas, e volto a dizer, tocam muito bem e inclusive vem ocupando espaços em bandas que até então eram compostas somente por homens.
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 08:40
· votar
renatocaster
ficando somente dentro das brasileiras
Hmmm…
|
Delson Veterano |
# ontem às 09:00 · Editado por: Delson
· votar
Guitarra é coisa de velho que usa esse símbolo do capitalismo opressor americano como instrumento de controle psicossocial, afetivo, hermético, renal, aeródromo, muriático e anafilamentista.
|
renatocaster Moderador
|
# ontem às 09:47
· votar
makumbator
Hmmm…
Quem me dera poder ficar "dentro" delas nesse sentido...bem que eu queria, rs.
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 12:48 · Editado por: Lelo Mig
· votar
renatocaster
"ficando somente dentro das brasileiras...
Essa guria é fodona! Uma das várias dessa nova geração que são bastante acima da média. Se bobear a melhor batera brazuca de metal extremo depois do Eloy e do Aquiles.
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 13:33
· votar
Lelo Mig renatocaster
Um nicho com guitarra ainda bastante ativo é justamente o de metal.
|
Lelo Mig Membro
|
# ontem às 13:57 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
"Um nicho com guitarra ainda bastante ativo é justamente o de metal."
Sim, concordo. Só que têm que ter culhão, ir prá gringa, passar perrengue, dormir mal, comer sanduba barato, até conseguir espaço e respeito. Veja a Cripta e a Nervosa (exemplo mais novos) as gurias arrebentando na gringa, super respeitadas e hoje conseguem pagar seus boletos.
O que me deixa puto é esse chororô de metaleiro que quer montar banda de Black Metal e tocar em Festa de Rodeio... quer obrigar o público brasileiro a ouvir ouvir Metal porque "só rock que é bom".
Se não quer ralar na gringa, vai ser guitarrista de sertanejo...
|
renatocaster Moderador
|
# ontem às 13:58
· votar
makumbator Lelo Mig
Um nicho com guitarra ainda bastante ativo é justamente o de metal.
Sim, é muito mesmo. Metal e algumas vertentes como o djent, prog, math rock...aquela galera que usa aquelas guitarras headless com os trastes tudo inclinado, rsrsrss
|
makumbator Moderador
|
# ontem às 15:06
· votar
Lelo Mig vai ser guitarrista de sertanejo...
O que é até legal em termos profissionais.
renatocaster Lelo Mig
O que saiu muito de moda foi a guitarra com boomer bend (bends de boomers). Galera acima de 50 anos fica saudosa por causa disso.
|
Buja Veterano |
# ontem às 16:15
· votar
Alguem ainda toca guitarra em 2024 sem ser na igreja?
Eu tenho essa sensacao a uns bons anos ja. Nao conheço nenhum jovem atual que saiba tocar algum instrumento. As vezes sabe uma coisinha bem basica de violão, mas nao se aprofundou ne sequer por 1 mes.
Alem disso, ao andar por lojas de instrumentos, até vejo que os equipos melhoraram bastante, tem muito instrumento e equipamento novo. Achei que isso estava fadado a morrer, mas muita coisa nova foi lançada. Mas so vejo gente de ingreja comprando. Até os vendedores parecem já estar acostumados com isso. De hobbysta, so se foi um saudosista como eu.
|
6Strings Membro Novato |
# ontem às 16:28
· votar
Cara, concordo que pop/rock está fora de moda e virou nicho, mas pelo menos por aqui onde moro continua um nicho forte..
Bares onde rola esse tipo de som são poucos, porém os que existem estão sempre cheios. Publico 30+ também.
Tem um festival anual aqui na minha cidade chamado SBO Rock Fest. Rola várias bandas em 3 dias de evento. Todo ano lotado...
Ainda toco bastante como hobby, com meus amigos... Hoje mesmo vamos fazer um som, trocar umas ideias, tomar uma cerveja e descontrair...bom demais!!
|
JJJ Veterano
|
# ontem às 19:19
· votar
Lelo Mig E o pop/rock perder a força. A formação baixo/bateria/guitarra é coisa do rock e "familiares".... antes as pessoas tocavam piano, flauta, sanfona, bandolim...e estes instrumentos "começaram a acabar" muito antes.
Sim. Me referia ao formato de LP, que moldou uma geração de artistas e seus trabalhos.
Não fosse o LP, não existiria Tommy, Dark Side of the Moon, Close to the Edge, Thriller, etc, etc, etc. O formato definia o conteúdo.
Andamos pra trás uns 80 anos. Só tem single, basicamente. Uma bosta, na minha opinião...
|
# ontem às 19:22
· votar
renatocaster Lembro de cabeça da Tatiana Pará, e um tempo depois a Lari Basilio, ficando somente dentro das brasileiras. Lari Basilio tá em evidência pra caramba, ganhou até um pedal signature da JHS né? Mas quando falei de mulher tocando, me referia mais ao esquema "cantora-compositora" que fica bem óbvio quando você olha as paradas. Taylor Swift é disparado o maior exemplo, mas tem muito mais.
Lelo Mig Essa guria é fodona! Tanto Crypta quanto Nervosa são de uma competência impressionante.
makumbator Um nicho com guitarra ainda bastante ativo é justamente o de metal. Ativo e inovador. De um lado tem bandas técnicas demais fazendo coisas que seriam impensáveis tempos atrás (First Fragment por exemplo acho inacreditável); do outro tem ideias novas como a mistura de pop com djent tipo Sleep Token; piração de vanguarda tipo Sunn; sem falar no pessoal que foca num som mais retrô, tipo o Ghost que faz um sucesso absurdo (vai tocar até no Madison Square Garden na próxima tour) ou toda a cena de stoner. Metal sempre vai ter guitarra.
6Strings Bares onde rola esse tipo de som são poucos, porém os que existem estão sempre cheios. Publico 30+ também. A minha perspectiva do Brasil tá desatualizada porque fui pros EUA em 2018 e me mudei pra Australia ano passado. Aqui na Australia vem pouco show por causa da distância e também por restrições que o governo faz a eventos grandes. Então tem uma cena gigante de bandas cover/tributo de tudo que você possa imaginar. E aí já viu né. Guitarra de boomer até dizer chega.
|
Buja Veterano |
# ontem às 19:56
· votar
Publico 30+ também.
Sim, é isso. Parece que quem ainda ouve "musica de guitarra" e toca, é o pessoal 30+ (eu ja estou quase 40+). Nesse meio é possivel encontrar quem toca, ou já tentou tocar, e curte, ouve, vai em pubs, bares, shows.
Agora a galera 20-, esquece. Alem de serem coisa de 1% que ainda gosta de musica "velha" (ou seja, lancada antes dos anos 2000), a imensa maioria nao gosta mesmo, estão em outra geração. Nao cresceram com MTV nem clipes. Não tiveram cena musical nas escolas, não desejaram tocar com amigos, impressionar as gatinhas, nada disso. Então, é bem compressível que eles não tenham mesmo vontade de tocar nada.
A verdade é que vejo eles muito impacientes para aprender qualquer coisa que exija dedicação. Vejo-os muito críticos para aprenderem algo que é "difícil". Querem sempre estar facilitando as coisas e criando soluções. Aprender música não tem atalho. E vejo que a maioria gosta de prazeres rápidos, e que traga o pico de dopamina instantaneo. Música tambem nao funciona assim.
|
6Strings Membro Novato |
# há 11 horas
· votar
BrotherCrow Então tem uma cena gigante de bandas cover/tributo de tudo que você possa imaginar Que massa! Cara, pra falar a verdade hoje em dia eu prefiro ir para bares ou pubs aqui por perto ver uma banda cover / tributo bem acomodado, com um chopp bom, comida boa e bom atendimento do que pegar um show grande na capital de uma banda famosa, com deslocamento, multidão, filas, banheiro sujo, ingresso caro, roubos, etc...Nem ligo mais para shows grandes.
|
# há 25 minutos
· votar
6Strings Único show grande que fui aqui na Australia foi o Elvis Costello no Sydney Opera House (com o MONSTRO Charlie Sexton na guitarra). Mas aí né, todo mundo sentado, confortável.
Show em bar eu ainda vou direto. E aqui também rola show de banda tributo nos cinemas de bairro, o que é muito legal. Mas sinto falta de morar nos EUA e ir em show de bandas de metal pequenas quase toda semana. Quando digo pequenas, quero dizer as bandas que tem até um certo sucesso mas não o suficiente pra fazer tour mundial.
|
renatocaster Moderador
|
# há 22 minutos
· votar
Acabei de descobrir nesse exato momento:
|