Alguém toca ou ja viu alguém tocando guitarra em igreja católica?

Autor Mensagem
Jhoi
Veterano
# out/10


Eu gostaria muito de tocar guitarra na minha igreja, assim como muitos fazem aqui. Porém eu nunca vi alguém tocando guitarra na igreja católica, geralmente é só um tecladinho e um coral.

Sei que a maioria das músicas são mais calminhas e talvez ficaria até estranho tocar guitarra. Mas alguém aqui ja viu alguém tocando guitarra com distorção mesmo na igreja católica? Músicas como as do oficina G3 (Aquelas do álbum indiferença que são mais Rock) ou do Rosa de Saron (Algo como 'Do alto da pedra')

Aos que são católicos, vocês achariam uma missa mais atrativa se tivesse uma bandinha la, um rockzinho legal e talz como é feita nas igrejas evangélicas?

Agradeço desde já a opnião de vocês.

slow17
Veterano
# out/10
· votar


Jhoi Cara eu já vi e muito. já vi até bandas inteiras.
um tio meu tocava na igreja... e tenho um amigo que toca bateria.
e alguns deles tocam mt bem... na maioria são bm calmas... mas tem alguns que tocam bm nessa pegada!

Jube
Veterano
# out/10
· votar


Um bom heavy metal dentro da igreja, e todos os ouvintes headbangers

cristian1990
Veterano
# out/10
· votar


as igrejas catolicas qe eu vi pelo menos era mais violao, fazia algo mais acustico mesmo, pq as musicas eh pra todas as idades tem qe ser algo para todo mundo cantar, e coloka um rock com solo e td mais, nao ia fika legal, só se a igreja organiza um show beneficiente ai sim tokaria banda de rock pesado

Rafael A.
Veterano
# out/10 · Editado por: Rafael A.
· votar


Na igreja do meu bairro o pessoal usa violão de nylon, com saída pra ampli. Na leitura de algumas passagens rola uns dedilhados, e nas músicas (louvores é o nome?) rola umas batidas.

Olhando esse exemplo, acho que caberia utilizar uma guitarra, mas sem distorção, e com um delay e talvez um chorus, ia ficar bem bacana, melhor que o violão...

EDIT: respondendo à sua pergunta, sim, acho que bandas mais elaboradas dentro da igreja católica seria muito legal, e um atrativo a mais para os frequentadores menos conservadores. Conheci uma menina uma vez, que começou a frequentar a igreja evangélica por causa de um Cd de uma cantora de lá. Achava as músicas bonitas, e tal...

PS: sou católico por criação (e espírita por opção), e não tenho preconceito com nenhum tipo de religião.

cortesx
Veterano
# out/10
· votar


eu tocava guitarra, mas era só 4 acordes..

guimenezes
Veterano
# out/10
· votar


Cara sou católico e toco tanto em missas como outros eventos diversos da igreja (seminários,congressos e louvores)
tenho um ministério que se chama Luz de Deus e o nosso ministério é completo,bateria,guitarra,baixo,dois teclados e 4 vocais....tocamos musicas lentas sim mas em algumas partes da missa como por exemplo o canto de entrada,o glória,o santo e o canto final agente toca musica mais agitada....
mas tem que saber como éoparoco de sua região,se ele for mais tradicional ele não vai gostar,mas se for um padre de renovação(como éo caso do nossopároco)ele irá dar todo apoio...
vlw!!!abraço!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Jhoi

Qualquer igreja com padres da Renovação Carismática tem bandas completas, não é muito diferente das igrejas evangélicas em termos de musica. Vide o Rosas de Saron.

TavaresBluesMan
Veterano
# out/10
· votar


"O mundo interiro vai pirar com o Heavy Metal do Senhor" Zeca Baleiro

Jhoi
Veterano
# out/10
· votar


Legal, valeu a opinião ae gente.

Minha intenção não é tocar Heavy Metal na igreja como alguns citaram, ainda não estou tão louco assim haussahusahuashuashu

Mas um dia quem sabe, em algum evento queria mto tocar a versão do glória do oficina g3, ao invés da tradicional ehheeh

http://www.4shared.com/audio/iMGwEiNg/Oficina_G3_-_05_-_Glria.htm
(não é a instrumental esse link)

engtmir
Veterano
# out/10
· votar


Jhoi
Aqui em Brasília, nós possuímos uma banda, eu não faço parte dela, mas de qdo em qdo rola uns rocks... Nada muito pesado, só overdrive com uma bateria calminha calminha, saca...

E sempre tem os festivais de música, e lá sempre rolam os covers do ceremonya, oficina g3, ai sempre é pancada heheheh

Abraços

Demolisher
Veterano
# out/10
· votar


Eu já toquei... Mas faz muito tempo....

qew
Veterano
# out/10
· votar


Já toquei.

Só cuidado com o preconceito, por causa disso teve um cara que me expulsou da igreja.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10
· votar


Sei que levarei pedrada, porém, à todos os católicos que queiram tocar guitarra em Missa, segue o Motu Proprio do Sumo Pontífice Pio X:

http://www.vatican.va/holy_father/pius_x/motu_proprio/documents/hf_p-x _motu-proprio_19031122_sollecitudini_po.html

Vejam bem: não penso que o uso de guitarras, baterias e afins sejam proibidos por católicos, só penso que a Santa Missa não é o lugar adequado para esses tipos de instrumentos.

qew
Veterano
# out/10
· votar


Kleber Blacklock

Uma coisa é tocar guitarra, outra coisa é enfiar uma distorção from hell e solar uma musica do Marylin Manson em cima do altar.

Sabendo dosar, não vejo problemas.

qew
Veterano
# out/10
· votar


Tanto que eu não sabia me limitar e acabei irritando o carinha que acabou me expulsando da igreja... vivendo e aprendendo.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10
· votar


qew

Cara, que fique muito claro que não estou desrespeitando seu ponto de vista, porém, para entender sobre o uso de instrumentos musicais na Missa Católica, é necessário o mínimo de estudo da doutrina católica. A introdução de instrumentos musicais na Missa aconteceu após o Concílio Vaticano II, ou seja, contra dois mil anos de Tradição. A escolha de instrumentos musicais na Santa Missa não é questão de opção, e sim, de Tradição. Qualquer carismático diria que isso é necessário, porém, qualquer conhecedor da Tradição dirá que além de desnecessário é praticamente heresia, com tantos documentos de Papas condenando o uso desses instrumentos.

JetDean
Veterano
# out/10 · Editado por: JetDean
· votar


Tem diferença pra musica de igreja católica e igreja evangélica?!? euheiuhieuh Sou ateu, achei que eram de mesma ´´classe´´.

Kleber, então de acordo com a igreja católica todos do fórum que tocam guitarra são ´praticamente` hereges? que loucura. euiheuiheiueih

Spect
Veterano
# out/10
· votar


Kleber Blacklock

Não consegui entender muito bem esse ponto. O mundo evolui, novas coisas são criadas. Mesmo que seja numa igreja, não vejo motivo para ficar limitado um certo número de instrumentos (sendo que alguns deles não são nem tão acessíveis aqui no Brasil).

Se é considerado quase heresia, ou algo "errado", que seja, mas eu não consigo compreender nem entender isso se for usado com bom senso.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10
· votar


LondrinaBittar

De forma alguma. O que tentei deixar claro - e não consegui - é que por praticamente 2000 anos a Igreja Católica usou Cantos Gregorianos e música sacra em seus ritos, o uso de instrumentos como guitarra e bateria começou após o Concílio Vaticano II realizado no século passado, graças ao crescimento do movimento carismático surgido nesse Concílio. O que sou contra - e que fique claro que essa é minha opinião sustentada por quase 2000 anos de Tradição - é o uso desses instrumentos na Santa Missa, porém, de forma alguma a Igreja Católica proíbe seu uso nas Missas, a Tradição recomenda que não sejam usados esses instrumentos. Porém, fora da Santa Missa, não há nada de errado em ser guitarrista, baterista, ou músico de qualquer instrumento.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


Spect

Entendo seu ponto de vista e de forma alguma quero que me entenda mal, porém, para falarmos de música na Igreja Católica, é impossível não discutir sobre religião, o que não é o foco do tópico. Basta ler o Motu Proprio citado anteriormente por mim, um documento do século passado, ou seja, atual, se considerarmos que a Igreja Católica existe a mais de dois mil anos. Veja bem, sou guitarrista, adoro solos rápidos com distorções animais, porém, a Santa Missa não é lugar para isso, e sim para revivermos o sacrifício e ressureição de Cristo - conforme o Catolicismo acredita.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10
· votar


LondrinaBittar

Contra argumentos sem fundamento, fica difícil debater qualquer assunto.

JetDean
Veterano
# out/10
· votar


Kleber Blacklock
Quer mais sem argumento que a existência de Deus? hahaha Se quer 1 prova da existência. Apenas o bom e velho $$$$Sobrenatural$$$.

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


LondrinaBittar

então de acordo com a igreja católica todos do fórum que tocam guitarra são ´praticamente` hereges? que loucura. euiheuiheiueih

Não é isso que o texto que ele linkou estabelece. Apenas há restrição do uso de certos instrumentos e gêneros dentro da Igreja católica, nos rituais da mesma, mas fora dela não é problema. O texto não estabelece que o material musical não sacro seja herético, apenas não é adequado ao ambiente religioso.

JetDean
Veterano
# out/10
· votar


makumbator
Eu sei, eu estava sendo irônico. Acho que não fui muito explicito. euiheuiheiuhe

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


LondrinaBittar

Eu sei, eu estava sendo irônico. Acho que não fui muito explicito. euiheuiheiuhe

Ah bom...hehehe!

Curiosamente eu gosto bastante de música sacra(principalmente algumas missas, motetos e cantatas religiosas dos grandes mestres), mas nem tenho religião...hsahsahsah!

Kleber Blacklock
Veterano
# out/10
· votar


makumbator

Caramba, pensei que ninguém se daria ao trabalho de ler o texto, hehe.

LondrinaBittar

Pois é, amigo, só peço que não confunda "ironia" com "falta de respeito". O que está sendo discutido aqui é o uso ou não de instrumentos musicais na Santa Missa, e não a existência de Deus.

JetDean
Veterano
# out/10
· votar


Kleber Blacklock
Fui irônico quando disse dos guitarristas serem hereges.
Posso dar risada agora ou depois? Falta de respeito??!? Eu te xinguei? Da mesma forma que você disse que eu não tenho argumentos você também não tem, tanto é que não soube responder. Mas enfim, tudo o que eu falar para você vai ser desrespeito já que você não tem respostas concretas. Falô ai mano, paz. Cada louco com sua mania.

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


Kleber Blacklock
Caramba, pensei que ninguém se daria ao trabalho de ler o texto, hehe.


Hhehehe! Pior que eu li todo!!Hhashsah!

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


Eu ja vi um Frei Capuchinho tocando Heavy Metal!

No jornal Hoje ainda, nunca esqueci, vo até procurar aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém toca ou ja viu alguém tocando guitarra em igreja católica?