Guitarra com som de baixo

    Autor Mensagem
    serigra
    Membro Novato
    # 08/jun/24 02:10


    olá, toco em uam banda duo, eu splito a guitarra gostaria de saber se existe algum pedal ou pedais q eu poderia usar na saída q vai pro cubo de baixo, pra deixar ele mais próximo de um som de baixo (mais gordo, mais grave)

    Lelo Mig
    Membro
    # 08/jun/24 04:07
    · votar


    Pedal Oitavador.

    Wanton
    Veterano
    # 08/jun/24 15:10
    · votar


    Pog, Pog2, Whammy, Octave, SubnUp...

    Só tome cuidado porque tem pedal que só cria oitava para cima.

    serigra
    Membro Novato
    # 09/jun/24 01:23
    · votar


    eu pensei em um pedal oitavador, mas me falaram q isso iria mudar as notas, que no cubo de guitarra sairia diferente no cubo de baixo (pq na saida A vai um pedal e na saída B vai outro pedal, nao jogo a mesma coisa pros dois cubos, no cudo de guitarra(saida A) eu uso um pedal bem chiadeira, e no de cubo de baixo (saida B) eu uso um pedal de distorção mais compreensível). entao um oitvador nao vai deixar as notas diferentes da saída A ao qual ele nao estará ligado?

    JJJ
    Veterano
    # 09/jun/24 11:38
    · votar


    serigra

    Dá pra fazer alguma coisa com pedais tipo A/B ou achar um oitavador que tenha duas saídas (wet/dry) e jogar cada uma pra um ampli.

    serigra
    Membro Novato
    # 09/jun/24 14:12
    · votar


    "Dá pra fazer alguma coisa com pedais tipo A/B ou achar um oitavador que tenha duas saídas (wet/dry) e jogar cada uma pra um ampli."

    é isso q estou falando, eu ja tenho um pedal de A e B, eu queria por um oitavador, mas me falaram q nao da certo porque muda as notas, entao o som do A nao iria bater com B, mas agora com as respostas daqui fiquei na duvida se oque me falaram é verdade. pq eu quero o som grave só no B e quero manter a do A normal.

    entao a minha duvida agora é essa saida A com distorção + saida B com distorção e oitavador vai dar boa? o oitavador nao vai deixar as notas diferentes do A?

    pq eu achava q daria certro, mas pessoas me falaram q nao iria a dar certo pq a sai B mudaria as notas por causa do oitavador e ai ficaram coisas diferentes em cada cubo. ai agora eu fiquei na duvida pq aqui me sugeriram oitavador. mas só quero som mais grave na saida b do meu pedal split.

    Lelo Mig
    Membro
    # 09/jun/24 14:47 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    serigra

    Ele não "muda a nota", ele divide ou eleva uma frequência (no caso de oitavador); se você der um Lá de 440 Hz, oitavado abaixo, ele emitirá o som em 220 Hz, ou seja, continua sendo um Lá.

    Se ele "mudasse as notas" soaria desafinado na banda, independente de como estiver ligado.

    Agora, o timbre, alguns alteram significativamente, isso vai depender muito da qualidade do oitavador.

    Porém têm uma coisa que eu não entendi: Você pretende tocar a guitarra com som normal num ampli e com som de "baixo" em outro? Ao mesmo tempo?

    Se for isso vai ficar uma merda... baixo não se toca igual guitarra, apenas reproduzir sua guitarra oitavada abaixo não simulará um baixo.

    JJJ
    Veterano
    # 09/jun/24 18:11 · Editado por: JJJ
    · votar


    serigra

    Cara, não sei como é o seu pedal, mas se você tem 2 saídas independentes dele e que podem soar ao mesmo tempo (e não uma ou outra de cada vez), uma delas vai pro oitavador, depois. Não tem como esse sinal "voltar" e afetar a outra saída...

    È tipo isso:

    guitarra -> A -> ampli som guitarra
    guitarra -> B -> oitavador -> ampli som de "baixo"

    Se o seu A/B é só uma saída de cada vez, aí não dá.

    Alternativamente, esquece o A/B e tente achar um oitavador com 2 saídas, uma com e outra sem o efeito (dry/wet).

    serigra
    Membro Novato
    # 09/jun/24 20:28
    · votar


    "Ele não "muda a nota", ele divide ou eleva uma frequência (no caso de oitavador); se você der um Lá de 440 Hz, oitavado abaixo, ele emitirá o som em 220 Hz, ou seja, continua sendo um Lá.

    Se ele "mudasse as notas" soaria desafinado na banda, independente de como estiver ligado.

    Agora, o timbre, alguns alteram significativamente, isso vai depender muito da qualidade do oitavador.

    Porém têm uma coisa que eu não entendi: Você pretende tocar a guitarra com som normal num ampli e com som de "baixo" em outro? Ao mesmo tempo?

    Se for isso vai ficar uma merda... baixo não se toca igual guitarra, apenas reproduzir sua guitarra oitavada abaixo não simulará um baixo."

    cara... aqui na minah cidade ja vi duos q é isso, divide o sinal, e no cubo de baixo sai um som grave q nem de baixo e fica muito bom, nao fica uma merda nao, só q na monteira de pedais dele eu nao consigo saber oque faz esse som grave de baixo.

    no sim esse som grave de baixo q sai engorda o som da banda e tira o vazio q fica só som de guita normal.

    serigra
    Membro Novato
    # 09/jun/24 20:33
    · votar


    "Cara, não sei como é o seu pedal, mas se você tem 2 saídas independentes dele e que podem soar ao mesmo tempo (e não uma ou outra de cada vez), uma delas vai pro oitavador, depois. Não tem como esse sinal "voltar" e afetar a outra saída...

    È tipo isso:

    guitarra -> A -> ampli som guitarra
    guitarra -> B -> oitavador -> ampli som de "baixo"

    Se o seu A/B é só uma saída de cada vez, aí não dá.

    Alternativamente, esquece o A/B e tente achar um oitavador com 2 saídas, uma com e outra sem o efeito (dry/wet)."

    nao sei se eu entendi

    mas meu pedal é um pedal q apenas divide o sinal

    ligo a guita nele limpa, na saida A ligo os pedais q eu quero e vai pro cubo de guita, e na saida B ligo outros pedais q vai pro cubo de baixo... sem mistério. é um pedal só pra isso. eu toco e cada um sai com uma sonoridade diferente do outro, ja quebra altos galho, só nao desvendei o mistério das bandas q passaram por aqui, e no cubo de baixo o som sai gordo q nem de baixo, parece uma baixo mesmo.

    aqui eu cheguei a ver um duo q o guita tinah um pedal q dividia em 3 sinais
    A, B e C

    ele conseguia duas sonoridade diferente de guitarra ao mesmo tempo e uma gorda q nem baixo, negocio absurdo, mas com uma montoeira de pedal fica difícil entender oque é oque

    serigra
    Membro Novato
    # 09/jun/24 20:39
    · votar


    "Ele não "muda a nota", ele divide ou eleva uma frequência (no caso de oitavador); se você der um Lá de 440 Hz, oitavado abaixo, ele emitirá o som em 220 Hz, ou seja, continua sendo um Lá.

    Se ele "mudasse as notas" soaria desafinado na banda, independente de como estiver ligado.

    Agora, o timbre, alguns alteram significativamente, isso vai depender muito da qualidade do oitavador."

    Porém têm uma coisa que eu não entendi: Você pretende tocar a guitarra com som normal num ampli e com som de "baixo" em outro? Ao mesmo tempo?

    Se for isso vai ficar uma merda... baixo não se toca igual guitarra, apenas reproduzir sua guitarra oitavada abaixo não simulará um baixo."


    muito obrigado Lelo Mig

    voce me ajudou, quem me falou q nao ia dar certo usar um oitavador falou besteira entao.

    ou seja uma parte do misterio você me ajudou adesvendar.

    acho q vou ser carudo e entrar em contanto com essas bandas q vi tocando aqui pra ver se eles me dão uma luz


    "Porém têm uma coisa que eu não entendi: Você pretende tocar a guitarra com som normal num ampli e com som de "baixo" em outro? Ao mesmo tempo?

    Se for isso vai ficar uma merda... baixo não se toca igual guitarra, apenas reproduzir sua guitarra oitavada abaixo não simulará um baixo."

    exatamente isso, eu nao curto bossa nova, nem mpb e nem nada disso

    ja vi otimas duos na cidade q um dos cubos saia com sonoridade de baixo e nao ficava merda, pelo contrario, dava o engorde q a falta de baixo nao daria sem esses pedais, mais é isso, ja entendi q o oitvador nao era viagem minha, agora tem q descobrir o resto q da esse engorde.

    muito obrigado a todos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 10/jun/24 17:43
    · votar


    serigra
    Atente para o fto de que vc precisará de 2 amplificadores. 1 de baixo e outro de guitarra.
    Abç
    P.S: Esse negócio de tocar sem um baixista... sei lá... aff...

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/jun/24 20:39
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    "Esse negócio de tocar sem um baixista... sei lá... aff..."

    Só o The Doors, ao vivo, porque tinha um puta tecladista que manjava dos paranauê e dava conta do recado... e olha lá!...hehehe

    JJJ
    Veterano
    # 10/jun/24 21:20
    · votar


    Lelo Mig

    E o White Stripes...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 17/jun/24 22:02
    · votar


    Lelo Mig
    Verdade... Mas... dizem que o cara ficava oculto atrás do palco - o que não é nada incomum...
    JJJ
    Foram eles que popularizaram essa modinha...
    Abçs

    JJJ
    Veterano
    # 18/jun/24 13:01
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Foram eles que popularizaram essa modinha...

    Esses dias eu vi um vídeo do Jack White com banda pra valer (baixo, inclusive).

    Ficou bem melhor...

    Wanton
    Veterano
    # 18/jun/24 15:23
    · votar


    Já pensei em fazer uma guitarra com uma corda de baixo. A ideia era pôr uma corda 0,130, afinada uma oitava abaixo da última corda de guitarra (DDADGB). O caso é que a espessura dessa corda causaria um problema ergonômico. Talvez, os trastes dela teriam que ser mais baixos para deixá-la no mesmo nível das vizinhas. Seria necessário fazer um degrau na escala. Também pesquisei captadores hexafônico e piezo para separar o som.

    Não acho que seja inviável de fazer. Com certeza limita bastante as possibilidades de execução, mas seria um instrumento que eu gostaria de experimentar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 19/jun/24 22:06
    · votar


    JJJ
    MUITO melhor...
    Kkkkk...
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # 19/jun/24 22:42
    · votar


    Wanton

    Vc pode pensar em fazer algo na linha de baixos de viagem (ou mesmo os ukebass, que são baixos em corpo de ukelele). Fica pequeno, portátil e com abertura de mão pequena para tocar.

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/jun/24 23:07 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    "Mas... dizem que o cara ficava oculto atrás do palco - o que não é nada incomum..."

    No caso do The Doors não me parece verdade, pelo menos na maioria dos shows ao vivo, é bastante notável a falta de um baixista. Inclusive o Manzareck costumava usa um Fender Rhodes nos palcos, teclado conhecido justamente por emitir notas baixas extra graves.

    É perceptível, não pela "falta de grave e peso", mas pelas linhas e mesmo vê-lo tocando.

    O Ray era foda nesse quesito Bertola, repare aos 03:10 ele fazendo a linha de baixo numa mão (esquerda), no Fender Rhodes e harmonia e melodia num melotron.



    JJJ
    "E o White Stripes..."

    Não tinha baixista, nem baterista... por vezes nem guitarrista.

    NeoRamza
    Veterano
    # 20/jun/24 11:39
    · votar


    O Rafa do Far From Alaska faz isso. Inclusive as vezes som de guitarra e baixo ao mesmo tempo. Dá uma olhada nesse vídeo:



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 20/jun/24 17:23
    · votar


    Lelo Mig
    AHAHAHAHAHAHHH...
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/jun/24 17:47 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aqui, bem mais atual, ele até fala um pouco (e mostra) essa técnica/costume. Ele até acabou virando referência nessa técnica, por conta da ausência de baixista no Doors. Outras bandas os tecladistas não precisaram se dedicar tanto a "linhas de baixo". (Geedy Lee também as faz bem naqueles bass pedals, mas não conta, ele é baixista...hehe).



    Obs: No studio o Doors usava contra-baixo/baixistas, encontra até seus nomes na Internet.

    Wanton
    Veterano
    # 21/jun/24 00:36
    · votar


    NeoRamza
    O Rafa do Far From Alaska faz isso.

    Gostei desse vídeo, mas nem foi pela parte do baixo isolado, que ficou meio fuleiro. Foi pelos outros efeitos mesmo. O cara é fuçador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com som de baixo