Sg também é sua inimiga?

    Autor Mensagem
    christiaan_
    Membro Novato
    # 01/jul/23 10:21


    Salve... Tenho uma Jackson dinky js32 e uma Les Paul standard da Epiphone. Comparando as duas no quesito de tocabilidade, a Jackson é muito melhor, consigo ter um desempenho muito superior, principalmente em solos rápidos.

    Ultimamente estou enjoado da superstrato e queria uma guita na vibe old school.
    Vi uns reviwes da SG e parece ser uma boa, mas temo que a tocabilidade seja ruim igual a LP.

    Resumindo: quero saber se a SG é uma guita com uma tocabilidade boa, e se eu vou perder performance se comparada com a Jackson.

    Valeu!

    Wanton
    Veterano
    # 01/jul/23 12:54
    · votar


    christiaan_

    Tem guitarras modernas com cara de old school, tipo PRS e tal. A Jackson, acho que só tem Les Paul. A ESP tem uma SG.

    Drinho
    Veterano
    # 01/jul/23 13:06 · Editado por: Drinho
    · votar


    christiaan_

    Eu particularmente gosto até mais de sg do que de Jackson pra tocar. É muito confortável esse modelo, muito embora não seja tão bonito para o meu gosto.

    No estilo da Jackson eu ainda ficaria com a ibanez.

    ejames
    Membro Novato
    # 01/jul/23 19:53 · Editado por: ejames
    · votar


    Tocabilidade é algo totalmente pessoal e depende de vários fatores. Primeiro você tem que entender o que te atrapalha na Les Paul, se você não sabe apontar exatamente o que te incomoda, ninguém vai poder responder sobre a SG.

    A SG tem os mesmos trastes (jumbo), o mesmo comprimento e raio de escala, a mesma largura de nut e o mesmo número de casas. A diferença se dá pelo shape mais ergonômico do corpo (e bem mais leve) e pelo local de encaixe do braço, que possibilita um acesso melhor para as últimas casas. O resto é essencialmente igual: ponte, captadores, parte elétrica, tarraxas, etc.

    Uma coisa que é muito dita sobre as SG (geralmente por quem nunca tocou numa) é a questão do neck-dive. Por causa do local do pino da correia, as SG tem uma tendência de apontar o braço para baixo quando você solta as duas mãos da guitarra. Não atrapalha em nada a tocabilidade e uma boa correia de couro já soluciona o problema, mas vale citar.

    JJJ
    Veterano
    # 01/jul/23 20:51 · Editado por: JJJ
    · votar


    ejames

    Não é bem por causa do local do pino... é que o corpo é muito fino, então acaba "faltando peso" nele e o braço, como é muito "pra fora", pende pra baixo.

    Eu nunca me incomodei muito com isso, mas tem gente que abomina e não quer SG de jeito nenhum por conta do neck dive...

    DoisUm
    Membro Novato
    # 01/jul/23 20:53
    · votar


    SG é um dos modelos mais confortáveis que tem pra tocar. Desde o peso, formato do braço, comprimento de escala, tudo é muito superior.
    Dá pra fazer acordes com pestana até depois da casa 15... coisa impossível de se conceber numa lespaul

    ejames
    Membro Novato
    # 01/jul/23 21:41
    · votar


    JJJ
    Não é bem por causa do local do pino... é que o corpo é muito fino, então acaba "faltando peso" nele e o braço, como é muito "pra fora", pende pra baixo.

    Eu nunca me incomodei muito com isso, mas tem gente que abomina e não quer SG de jeito nenhum por conta do neck dive...


    É junção dos dois fatores. Mudar o pino para um dos "chifres" muda o centro de gravidade e resolve o problema (Tony Iommi usa essa solução)

    Grimc
    Veterano
    # 02/jul/23 11:19 · Editado por: Grimc
    · votar


    christiaan_
    Resumindo: quero saber se a SG é uma guita com uma tocabilidade boa, e se eu vou perder performance se comparada com a Jackson.

    A tocabilidade da SG um pouco melhor do que a LP por alguns fatores (é mais leve, melhor acesso às ultimas casas, a chave seletora fica num lugar menos idiota, etc), mas ainda não é tão ergonômica quanto a Jackson ou similares, nem de perto.

    Dá pra fazer acordes com pestana até depois da casa 15... coisa impossível de se conceber numa lespaul


    Pestana até vai, fazer o baixo com o dedão é que não rola mesmo

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 02/jul/23 18:32
    · votar


    christiaan_
    As SG's tem ergonomia superior às Les Paul, além de serem bem mais leves. Eventualmente possuem "neck dive", mas importar-se com isso é pessoal. Assim como o que vc chama de "tocabilidade"...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sg também é sua inimiga?