Harmônicos e outros sons

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 01:07


    Olá Quais são todas as casas que possuem harmonicos na guitarra? É harmônicos artificiais? Existe algum gráfico que mostre a tonalidade de cada harmônicos? Quanto a estes sons especiais: só existem os harmônicos ou tem outros escondidos? Obrigado

    Schelb
    Veterano
    # 24/mar/23 15:05
    · votar


    Fica engraçado pensar nisso como sons especiais, parece que tem sons secretos na guitarra .. hehe. Mas enfim, vou te explicar resumidamente o que são harmônicos e como encontrá-los: Os harmônicos são sons que compõe todas as notas e sons naturais, mas que geralmente soam mais baixo que a nota fundamental e acabam passando meio desapercebidos. A gente escuta eles compondo o timbre de um som (pela presença deles que uma mesma nota soa diferente em diferentes instrumentos). Na prática, quando você toca um harmônico você abafa o som fundamental daquela corda e evidencia um dos harmônicos dela. E como saber onde estão os harmônicos? Tem harmônicos em quase toda a extensão das cordas, porém alguns são mais fáceis de tirar do que outros e isso da pra você ir testando tentando fazer harmônicos por toda a extensão da corda (fica mais fácil com distorção no captador da ponte). Agora, os harmônicos mais fáceis de tirar são aqueles que estão em pontos que dividem o cumprimento da corda em poucas vezes, vou explicar: Quando você toca o harmônico na 12ª casa, você está dividindo a corda exatamente no meio, em 2x, é o harmônico mais fácil de tirar, e soa uma oitava acima da corda solta; já na 7ª casa, você está dividindo a corda em 3 partes, é o segundo harmonico mais fácil e soa uma quinta acima da corda solta (esse mesmo harmônico você pode tirar na casa 19 também, que tbm divide a corda em 3 partes); depois viria o harmônico da 5ª casa, que divide a corda em 4 partes e soa 2 oitavas acima da corda solta (esse tbm sai na casa 24). Enfim, se você seguir dividindo a corda em partes iguais vai achando harmonicos cada vez mais agudos e mais difíceis de tirar. Se você estiver usando distorção em uma guitarra consegue ir longe nesses harmônicos mais agudos. E quando digo dividir o cumprimento da corda, eu digo literalmente, pode pegar uma fita, medir e testar. Se você quiser entender melhor oq são os harmônicos pesquise por série harmônica que é bem legal. Enfim, os harmônicos artificiais são basicamente a mesma coisa só que usando outra técnica.

    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 16:30
    · votar


    Schelb São somente estes os sons escondidos da guitarra? Obrigado

    Schelb
    Veterano
    # 27/mar/23 09:09
    · votar


    Cara, não .. tem várias técnicas que produzem sons "diferentes" na guitarra. Tem vários ruídos que da pra fazer, imitar bicho, carro acelerando .. sei la .. hehe. Mas os harmônicos eu acho que são os mais usados de verdade. Mas assim, acho que você devia focar em aprender as técnicas importantes da guitarra, tipo bends, ligados, vibratos .. Esses outros sons e ruídos vão aparecer eventualmente em alguma música que você queira tirar e aí vc se preocupa com eles.

    abiliao
    Veterano
    # 07/abr/23 21:04
    · votar


    Encontrei isso: https://youtu.be/OMifhH51h58 É https://you tu.be/4rzvY7U7hd4 Existem mais? Onde? Obrigado

    abiliao
    Veterano
    # 08/abr/23 17:09
    · votar


    Existe forma de subir ou descer meio-tom da guitarra inteira por pedal? Obrigado

    Schelb
    Veterano
    # 09/abr/23 10:24
    · votar


    Encontrei isso: https://youtu.be/OMifhH51h58 É https://you tu.be/4rzvY7U7hd4 Existem mais? Onde? Obrigado É cara .. tem várias tecnicas como as do vídeos, é difícil lembrar assim de cabeça .. mas você vai esbarrar com elas aos poucos, fique tranquilo. Existe forma de subir ou descer meio-tom da guitarra inteira por pedal? Obrigado Sim, chama "pitch shifter" pesquisa aí .. o mais usado provavelmente é o drop da digitech .. costuma ter em pedaleiras, mas nem sempre com boa qualidade. Normalmente esse efeito é usado pra descer afinação e não pra subir, já que pra subir você pode usar um capotraste ou simplesmente tocar tudo uma ou mais casas pra frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmônicos e outros sons