Como saber o que tocar pela cifra

    Autor Mensagem
    thalles.henrique
    Membro Novato
    # 18/mar/23 16:29 · Editado por: thalles.henrique


    Boa tarde! Tenho uma duvida, comecei a estudar campo harmônico, entendo um pouco de escalas, intervalos, tríades e tétrades, mas não consigo tocar as musicas somente com a cifra. Celebre Ao Rei - Ministerio Unção de Deus Tom: C Intro: C G Am F Solo 2x: E|------------------------------------------------ B|------------------------------------------------ G|-12-------12-------12-------12-------12-10-9---- D|----10-12----10-12----10-12----10-12---------12- A|------------------------------------------------ E|------------------------------------------------ C G A alegria do Senhor é nossa Força Am F A Ele toda honra e toda glória C G Todo domínio e majestade pertencem Am F A Ele para sempre amém Por exemplo, essa musica, a intro marca C G Am F, está com a tab, mas se eu tivesse que tocar ela só com essa informação da cifra eu não saberia. O que percebi na intro, foi tirada pela pentatônica de G, algumas coisas consigo perceber, mas ainda estou com dificuldade. E começando a musica, em algumas partes tem melodia e marca na cifra apenas o acorde. A minha duvida é saber em qual região da guitarra toco, se preciso formar o acorde na parte melódica ou tocar as notas. Mas principalmente quero saber qual informação da parte teórica preciso saber para conseguir tocar as musicas somente com a cifra, sem precisar ter algum vídeo ensinando a tocar.

    makumbator
    Moderador
    # 18/mar/23 18:46
    · votar


    thalles.henrique pra tocar pelas cifras vc precisa saber como e a nomenclatura e a formação de acordes. Em qual região do instrumento vai tocar? Vc decide Quais notas suprimir ou duplicar do acorde para simplificar certos trechos? Vc decide Qual o voicing de cada acorde? Vc decide. Obviamente que precisa saber encadear um no outro pra ficar natural. Devo tocar o acorde e, bloco completo ou arpejando? Vc decide de acordo com a música, o seu gosto e intenção. Tocar por cifra é em grande parte uma improvisação norteada pela informação cifrada + o estilo da música + sua intenção e gosto + características do seu instrumento (tocar uma cifra no piano é diferente de no violão que é diferente da guitarra).

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/mar/23 19:15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    thalles.henrique "E começando a musica, em algumas partes tem melodia e marca na cifra apenas o acorde." Primeiro ponto: Cifras são acordes. É harmonia, acompanhamento, não há transcrição de linha melódica em cifras. Para tal se usa tablatura. Ainda que muitas vezes estejam escritas juntas, em complemento, cifra é uma coisa, tablatura outra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber o que tocar pela cifra