Manual básico de regulagem de guitarra

    Autor Mensagem
    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 21:17


    Olá pessoal, vou fazer um pequeno guia de como regular sua guitarra em casa com poucas ferramentas. obviamente, faça isso se sentir confiança, se não, esse serviço custará uns 150 reais hoje em dia (gastei isso em Santos-sp em 2022). não sou luthier, apenas tenho um instrumento caro que gosto de cuidar muito bem ;)

    Troca de cordas

    após retirar as cordas antigas, irá perceber que tem uma camada escura na escala, é resto de pele morta, poeira, pó, urânio enriquecido... enfim, vamos aprender a tirar essa craca e hidratar sua escala:

    1- faça uma mistura de alcool com agua, umedeça uma escova de dentes com essa mistura e esfregue a escala casa por casa. atente-se em escovar uma casa e passar um pano seco em seguida para tirar os resíduos.
    ATENÇÃO, se sua escala for envernizada, não use alcool, pode estragar o verni. Além disso, pule o passo 2

    2-após fazer isso no braço inteiro, pegue um paninho e umedeça com um pouco de óleo de peroba ou limão e passe em todas as casas. o ideal é que elas fiquem em contato com esse óleo por uns 10 minutos. Após esse período, passe um pano seco.

    3- Agora é hora de cuidar dos trastes, é simples mas deve ser feito com cuidado. primeiro, coloque uma proteção nos captadores, use plástico com fita crepe, resolve já. após a proteção, pegue um pouquinho de bombril (uma bolinha pequena mesmo) e passe apenas no traste sem aplicar muita força até ele ficar brilhante. se atente em aplicar pouca força, não queremos um traste muito gasto ;) faça isso em todos.

    *opcionalmente, passe a ponta de um lápis nos buracos do nut (onde passa a corda) isso ajuda na lubrificação.

    4- coloque as cordas (tem um monte de tutoriais no youtube, não é difícil)

    Ajustes pós troca

    1-primeiramente, vamos ajustaro tensor, para isso você precisa de uma régua grande, uns 40 cm dá. O ideal é que seja de metal, pois elas são mais retas e precisas. Coloque a régua sobre os trastes e verifique se existe um espaço entre a régua e os trastes. Existem duas possibilidades -espaço no meio do braço (braço côncavo) -espaço nas pontas do braço, régua meio bamba (braço convexo). se a regua não apresentar espaço nenhum, o braço está reto e show de bola.
    No caso CÔNCAVO, deve-se apertar (sentido horário se olhar pelo headstock) o tensor e no caso CONVEXO soltar (sentido anti horário se olhar pelo headstock). Mas aqui que mora o perigo!! o ajuste deve ser feito com muito cuidado: afrouxe as cordas um pouco, gire 1/4 de volta, afine o instrumento e verifique o braço, se necessário repita o processo até chegar ao ponto necessário. Além disso, entenda que a chave de ajuste do tensor deve ser encaixada perfeitamente, sem folga nenhuma, e também não deve apresentar dificuldades na hora de girar. Se estiver duro ou se 1 volta de ajuste não resolver o problema, leve ao luthier (isso é um caso bem raro)

    2- agora é hora de ajustar a altura das cordas, para isso você deve saber qual é o tipo de ponte que você tem, normalmente é tranquilo, baseia-se em apertar um parafuso para subir a corda e soltar para abaixar. o ideal é que a corda fique baixa mas que todas as casas toquem sem nenhum trastejamento.

    3- Por fim, vamos regular as oitavas. primeiro, afine o instrumento com o máximo de precisão que conseguir, então, com a ajuda de um afinador, toque a casa 12 de uma corda e veja se a nota é igual a da corda solta. por exemplo, a 6 corda tem que ser um Mi (E) e a casa 12 tem que dar um Mi também. se der uma nota abaixo do mi, afrouxe as cordas, aperte um pouco (realmente bem pouco, 1/8 de volta) o parafuso de ajuste de oitavas (fica na ponte), afine a corda e veja se a nota foi atingida na casa 12. se a nota for acima, solte um pouco usando o mesmo processo descrito.

    4- Pronto! seu instrumento está pronto, agora é só passar um paninho nele com um produto de sua escolha (pelo amor de Deus, sem produtos abrasivos, o ideal é que seja próprio para guitarra ou um lustra móveis).

    thiago.guitar.2023
    Membro Novato
    # 21/jan/23 21:22
    · votar


    guilherminhoGOD

    Boa explicação, simples e direto.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 21:32
    · votar


    thiago.guitar.2023

    obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Manual básico de regulagem de guitarra