tensor e corda 0,9

    Autor Mensagem
    rodox013
    Membro Novato
    # 20/jan/23 22:58


    Salve galera, tudo bele?

    Me ajudem com essa duvida!

    Levei minha tagima 635 num luthier para aquela regulagem basica!
    Estava tendo alguns trastejamentos, daqueles que cortam os bends nas cordas E e B da 10 casa em diante....

    Sempre gostei de ação baixa e corda 0,9
    O problema:
    O Luthier me contou que esse modelo de guita (tagima 635) possui um tensor "vintage" ( modelo antigo) e ele não tem mais como apertar....

    Para resolver o trastejamento e ação baixa, é necessário trocar as cordas para maiores....


    Procede essa informação?
    E as molas e pontes, não teriam algum ajustamento de tensão?

    Atenciosamente

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 20/jan/23 23:24
    · votar


    papinho isso ai hein... o que ta parecendo é que seus trastes precisam de uma retífica.

    cordas mais grossas de fato irão exercer mais tensão no braço e fará aumentar a distancia das cordas para os trastes. porém, o fato de seu tensor não apertar mais me parece que ele ta espanado, em outras palavras, deu merda federal. leva em um outro luthier, acho que esse ai ta meio perdido

    rodox013
    Membro Novato
    # 21/jan/23 12:57 · Editado por: rodox013
    · votar


    Oi amigo, o braço está ok... Nada empenado

    Apenas disse que a tensão adequada para a 0.9 não é possível de usar com corda baixa sem trastejamento nas casas referentes....

    Trastes ja foram retificados também...

    A minha dúvida é :
    Procede essa informação de um tensor antigo "chegar ao limite?"

    ejames
    Membro Novato
    # 21/jan/23 14:25
    · votar


    rodox013
    Procede essa informação de um tensor antigo "chegar ao limite?"

    Pode até ser, o que não tem lógica é isso aqui:
    Apenas disse que a tensão adequada para a 0.9 não é possível de usar com corda baixa sem trastejamento nas casas referentes....

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 20:10
    · votar


    Procede essa informação de um tensor antigo "chegar ao limite?"


    Não, isso não procede. O tensor é feito para regular o braço com qualquer tipo de corda. se o seu tensor não consegue é pelo fato de estar espanado, ou seja, não é pelo fato do tensor ser vintage, é por conta de um defeito que ele está apresentando.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 23/jan/23 08:59
    · votar


    Estranho. No meu pensamento, seria o contrário. O tensor velho ou de alguma forma danificado não aguentaria a tensão de cordas mais pesadas... mas melhor deixar um outro luthier daqui opinar.
    Outra coisa...com cordas mais leves 09 eu realmente sinto mais trastejamento em ação baixa, pq a 09 vibra muito na minha mão. Consigo uma melhor ação com a 010, mas acho que isso depende também MUITO da pegada do músico. Imagino que com uma pegada mais leve, talvez eu consiga uma ação muito próxima numa 09.
    O meu luthier, por ex, observa bastante os guitarristas testando na entrega pós-regulagem, estudando a pegada. Aí ele faz alguns ajustes ali na hora. Os guitarristas que ele conhece mais, ele já sabe deixar no jeito. Ele também permite uma visita extra de retorno pra ajustes depois do cara brincar uma semana em casa.

    foca2
    Membro Novato
    # 21/fev/23 16:56 · Editado por: foca2
    · votar


    Creio que por "tensor vintage" ele quer dizer que não é "double action", ou seja, é feito somente pra arquear "pra trás", e não "pra frente":

    https://i.imgur.com/5kU34TL.jpg

    https://i.imgur.com/4cFdYDi.jpg

    Agora, mesmo nesse caso o que os outros disseram acima procede.

    Mesmo com corda 09 já tem tensão mais que suficiente pra puxar o braço... são 40kg de tensão caraio...

    Quem fez a retífica? Foi o próprio luthier? Se for, pode ser que ele tenha feito merda...

    Recomendo visitar um concorrente e pedir uma segunda opinião.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tensor e corda 0,9