Behringer UMC 22 presta para guitarra? Senão, concorrentes?

    Autor Mensagem
    Jaunzera
    Membro Novato
    # 03/dez/22 19:26 · Editado por: Jaunzera


    Bem, eu consegui um dinheiro, e tava pensando em melhorar os meus equipamentos aqui. Com o dinheiro que eu juntei, não rola uma guitarra nova, pelo ou menos não uma descente. Eu tava até que de olho em duas da groovin no ML, vou deixar os link aqui:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2990567150-guitarra-eletrica-s uper-stratocaster-preta-hsa43-_JM?searchVariation=175915829045#searchV ariation=175915829045&position=43&search_layout=grid&type=item&trackin g_id=cc4a9406-4e47-4cdb-8241-b211233133ac - Essa é uma superstrato, fiquei com o pé meio atrás porque tem muita gente falando mal da ponte, por ser floyd rose chinezaça.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2755102572-guitarra-eletrica-g roovin-les-paul-fotos-reais-hs07-_JM?searchVariation=175015155146#sear chVariation=175015155146&position=38&search_layout=grid&type=item&trac king_id=cc4a9406-4e47-4cdb-8241-b211233133ac - Essa aqui já é uma Les Paul. Ambas as guitarras tão por 800 reais redondos.

    Bem, de qualquer jeito, eu não tenho 800 reais. Eu tenho uma Memphis mg32, que tá usada há 3 anos. Eu poderia tentar usar ela pra conseguir desconto, mas eu duvido que alguém compraria uma mg32 usada. Ou melhor, até compraria no ML, mas aí eu teria que limpar a escala com óleo de limão, tirar ferrugem dos captadores e das tarrachas, comprar parafusos novos pra ponte (porque eu perdi alguns). Daria um problema, então eu deixei de lado essa ideia de comprar guitarra por enquanto.

    Então eu fui dar uma olhada em interface de usuário. Em todo lugar que eu vou, vejo a galera dizendo que a Behringer UMC22 é uma das mais custo benefício do mercado e coisa do tipo, mas também vejo gente dizer que ela tem um chiado que incomoda. E bem, guitarra vai distorção, um monte de efeitos... Então o chiado tende a ficar maior.

    De qualquer jeito, essa da interface ter chiado é coisinha de quem só compra coisa cara ou é um problema mesmo? Eu não quero ser lá nenhum produtor, não ligo pra um chiado contanto que ele não se torne prejudicial. Por via das duvidas, caso a interface não seja tão boa, ou você tenha uma preferência na mesma faixa de preço, eu agradeceria muito se você colocasse aqui.

    Também, se quiser opinar sobre a questão das guitarras, eu não me importaria em ouvir.

    Schelb
    Veterano
    # 04/dez/22 09:59
    · votar


    Eu tive uma Um2 que é a irmã mais simples da UMC22 e era muito boa, fazia bem qq coisa que uma interface mais cara faz. Pra uso doméstico é suficiente. Comparando com a scarlett que tenho agora ela tinha sim um pouco mais de ruído, mas coisa mínima, não diria que seja um inconveniente não. Pra mim o ruim na verdade é o driver ASIO que a Behringer não faz pra elas e indica usar o ASIO4ALL. Daí o ASIO4ALL exige exclusividade de uso do dispositivo, o que significa que se você está usando a interface em uma daw ou no amplitube por exemplo, você não consegue usar a mesma interface como saída de som pro navegador de internet ou um player de música ... isso me atrapalhava muito.

    foca2
    Membro Novato
    # 08/dez/22 19:50 · Editado por: foca2
    · votar


    Jaunzera
    Essa é uma superstrato, fiquei com o pé meio atrás porque tem muita gente falando mal da ponte, por ser floyd rose chinezaça.

    Na minha opinião: Floyd Rose legitima já dá dor de cabeça. Chinesa é sado-masoquismo.

    Jaunzera
    vejo a galera dizendo que a Behringer UMC22 é uma das mais custo benefício do mercado e coisa do tipo

    Mas é mesmo. É uma placa honesta. Algumas "interfaces" antigas da Behringer antes dessa linha eram bem ruins. E tem placas mais caras com mais ruído que ela, na real. Aqui uma comparação com outras: https://www.youtube.com/watch?v=hx-QymU1Rb8

    Na real: a diferença de som entre ela e uma "de entrada" mais cara, tipo uma Universal Audio Volt é bem baixa... é mais a qualidade de fabricação. Mas a diferença de preço é imensa. Mas as duas bem distantes de uma RME ou Apogee ou Universal Audio da linha mais profissional. O que não significa que não sirvam pra gravar guitarra com qualidade profissional.

    A UM2 que o Schelb citou é boazinha também. Uma comparação: https://www.youtube.com/watch?v=W-zaCghyO1Y. O foda dela é só ter saída desbalanceada... o que pra mim é um dealbreaker... mas se vc não for usar monitor de referência balanceado, então tanto faz.

    O problema dos drivers em Windows citado pelo Schelb parece proceder de acordo com os videos acima. Mas áudio Windows é sempre treta. O dia que a Apple fechar eu mudo pra roça e viro fazendeiro.

    Jaunzera
    De qualquer jeito, essa da interface ter chiado é coisinha de quem só compra coisa cara ou é um problema mesmo? Eu não quero ser lá nenhum produtor, não ligo pra um chiado contanto que ele não se torne prejudicial. Por via das duvidas, caso a interface não seja tão boa, ou você tenha uma preferência na mesma faixa de preço, eu agradeceria muito se você colocasse aqui.

    Cara, guitarra de alto ganho gravada direto é um troço fodido até numa interface de estúdio. O noise floor de uma interface, mesmo que barata, é com certeza menor do que o noise floor até mesmo de um humbucker.

    É importante: usar um gate, não atochar o ganho no ampli, usar cabos e captadores de qualidade, ter certeza que as cordas estão aterradas via ponte (se o ruido diminuir ao encostar na guitarra tá ok), não atochar o ganho na placa, testar locais da casa que produzem menos ruido (lampada fluorescente e eletronicos emitem interferencia, por exemplo). Outra coisa: se o aterramento da sua casa é ruim, sempre dá um ruidozinho a mais. E no Brasil isso é 90% das casas...

    Outra: distorção estilo metal gera ruido mesmo. É por isso que eu só uso Fuzz :)

    Ramsay
    Veterano
    # 08/dez/22 21:59
    · votar


    Na minha opinião: Floyd Rose legitima já dá dor de cabeça. Chinesa é sado-masoquismo.

    foca2
    Eu tenho algumas guitarras com Floyd Rose legítima e outras em que a Floyd Rose não é original e mesmo assim não tenho tido problemas.
    Isso pq é tudo uma questão de regulagem e de se usar as molas certas e com a tensão adequada.
    Mas, tem que saber fazer, senão não rola!!!

    foca2
    Membro Novato
    # 08/dez/22 22:29 · Editado por: foca2
    · votar


    Ramsay
    Isso pq é tudo uma questão de regulagem e de se usar as molas certas e com a tensão adequada.
    Mas, tem que saber fazer, senão não rola!!!


    Claro! Funcionar é óbvio que funciona, inclusive funciona 1000x melhor que uma Bigsby, Jazzmaster, Strato com a ponte flutuando... as Vibrolas Interessantes da Gibson então nem se fala! Mas mesmo assim quando funciona 100% ainda é um trampo infernal. Troca de corda difícil, afinação "do zero" complicada, necessidade de reajuste em caso de oscilação de temperatura (algo que o proprio Floyd Rose está tentando resolver na guitarra da marca dele), "compliance" da corda diminuido por causa da presença locking nut, o bend unissono que desafina. Vale a pena? Pra várias pessoas vale sim, mas pra mim não mais :( Mas conforme eu disse é só opinião pessoal.

    E várias Floyds não-originais funcionam perfeitamente, mas a maioria das *chinesas* de hoje em dia desgastam extremamente rápido, e aí eu já acho que não entram mais na categoria de "funciona" :/

    Ramsay
    Veterano
    # 08/dez/22 23:19
    · votar


    foca2
    Eu tenho uma guitarra Epiphone com Bigsby aqui (uso pouco é verdade), mas, uma vez afinada ela não perde a afinação com alavancadas.

    Troca de corda em Floyd Rose realmente dá trabalho mas, uma vez afinada (eu dou várias puxadas fortes em cada corda durante a afinação) a guitarra não desafina mais.

    Esse negócio de oscilação de temperatura acontece, mas, não ao nível que é dito.
    É óbvio que num ambiente com calor extremo e outro com ar condicionado, a diferença sempre vai provocar uma mudança na afinação.

    A Floyd Rose não tem muito o que resolver, uma vez que a maior parte das pontes que eles fabricam são da melhor qualidade possível.

    E, finalmente, eu não sei estimar qual o nível de desgaste que uma ponte chinesa tem atualmente, mas, dependendo do preço e do fabricante ela pode até ser boa.

    kevinluis
    Veterano
    # 21/dez/22 15:07
    · votar


    Jaunzera

    Opa, então ponte flutuante é uma coisa complicada, eu tenho uma cort X6 e acho que ponte flutuante limita muito, por sorte tenho mais 3 guitarras, mas mesmo assim quase não uso a cort, se você for tocar em algum lugar e precisar mudar a afinação já era, não tem como, então não teria uma guitarra com floyd se fosse ter só uma guitarra. Agora por ela ser barata então 3 vezes mais dor de cabeça.

    Enfim quanto a ruído, tem um pouco sim, se você usa notebook, tocar com ele na bateria, sem estar carregando, geralmente ajuda um pouco a reduzir o ruído. Mas assim, pra tocar em casa da pra usar tranquilamente, pra gravar, como tua guitarra é com singles, vai ter um ruido meio chato sim. Eu tenho essa interface e tenho uma memphis mg32, se quiser me manda teu número in box que eu faço umas gravações e te mando pra você ter uma noção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Behringer UMC 22 presta para guitarra? Senão, concorrentes?